R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações
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Percorrer R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações por autor "Carvalho, Paula Rita Brito Vitorino de"
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Item O plano de marketing na produção das companhias de vinho em Portugal(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Carvalho, Paula Rita Brito Vitorino de; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesA criação de um plano de marketing é um aspeto que tem sido estudado e traz benefícios para as empresas. O objetivo deste artigo é transcrever os resultados da pesquisa realizada em empresas vinícolas portuguesas, sobre o desenvolvimento e implementação de um plano de marketing. Foi efetuada a pesquisa da literatura sobre os benefícios e barreiras do plano de marketing e questionadas as 50 maiores empresas produtoras de vinho - responsáveis por 61,6% da produção total de vinho - em Portugal continental (2009/2010). 65% dos respondentes não efetuavam um plano de marketing: simplesmente estabeleciam alguns objetivos e tentavam reagir de acordo com o que acontece no mercado. As principais razões apresentadas para não realizar um plano de marketing são a falta de recursos humanos disponíveis e a falta de um modelo adequado / guião para ser aplicado à empresa. Os resultados indicaram que o plano de marketing é feito anualmente e, os responsáveis pela sua implementação são, principalmente, diretores de marketing com a aprovação da alta direção. As vantagens do plano de marketing delineado pelas empresas são: plano de marketing ajuda a pensar sobre o que a empresa fará no futuro, ajuda a organizar o trabalho e avaliar e monitorizar o desempenho da empresa. Neste estudo estão também listados os principais elementos que compõem o plano de marketing e os mais importantes para as empresas -, bem como o tipo de embalagem utilizada, os critérios de fixação de preços, distribuição e as ações mais utilizadas de comunicação. O método de recolha de dados foi feito através da criação de um questionário online. O universo do estudo são as empresas vitivinícolas portuguesas. O método de amostragem é não probabilístico. A seleção do método de amostra é intencional.Item Territorial marketing in Parque das Nações: diagnosis of the resident population in Centieira Street(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Carvalho, Paula Rita Brito Vitorino de; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesAs cidades ou territórios devem partir de um diagnóstico das suas características, identificar as cidades com as quais competem e examinar o tipo de consumidor interessado nos atributos que a cidade pode oferecer (Franco, 2011). Numa ótica de City Marketing e de sustentabilidade do território da Freguesia do Parque das Nações, em Lisboa, zona que foi palco da exposição mundial EXPO 98 posteriormente edificada com sucesso - existe uma rua com características históricas, com necessidade de ser reabilitada e que foi agregada na nova freguesia do Parque das Nações, criada em Novembro de 2012. Este paper tem como objetivo efetuar o diagnóstico da população da Rua da Centieira, as suas características, o seu sentimento de pertença (Azevedo, Magalhães e Pereira, 2010) e qual o futuro que gostaria de ver projetado neste local: ou seja, recuperar a perspetiva histórica e mantendo uma rua típica de Lisboa Antiga no Parque das Nações ou, reconstruir, à semelhança do que aconteceu na zona modernizada do Parque das Nações. Ao nível do marketing urbano, as ações devem ser projetadas de forma que exista um fio condutor, e em que subsista o objetivo de promover o território interna e externamente (Franco, 2011). Para que este território possa passar por estas fases existe uma, inicial, que este trabalho se propõe conseguir.Item O valor da marca: Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela (Angola)(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Sarmento, Eduardo Morais; Carvalho, Paula Rita Brito Vitorino de; Morais, Érica; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO Valor da Marca é um tema atual, tem sido abordado por vários pesquisadores, onde são desenvolvidas teorias deste assunto bastante pertinente, de forma a saber o que os consumidores mais valorizam no seu processo de decisão, nomeadamente na hora da escolha do melhor serviço. Neste contexto, o presente estudo pretende determinar os critérios mais relevantes para a valorização de uma Marca de Ensino Superior, na ótica dos estudantes, tendo como caso prático o Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela (ISPOBAB), onde os objetivos específicos consistem em: (i) estudar os fatores que determinam o valor de uma marca, (ii) saber quais são as fontes de valor da marca mais importantes, em Instituições de Ensino Superior, na perspetiva dos estudantes do ISPOCAB, (iii) saber qual o valor da marca em estudo, na ótica da instituição (ISPOCAB) e (iv) comparar a perceção de valor da marca determinada pelos estudantes, com o valor da marca determinada pela Instituição. Em termos metodológicos, a revisão da literatura permitiu recolher as informações necessárias para definir o problema da investigação, os objetivos e as hipóteses. Para validar as hipóteses e responder aos objetivos, foi elaborado um questionário, com uma amostra de 273 respondentes, em que participaram os estudantes dos cursos de Ciências da Educação e Contabilidade e Gestão da ISPOBAB. Os resultados do estudo demonstraram que os fatores que influenciaram os alunos no momento da candidatura foi a qualidade de ensino. Encontravam-se bem informados sobre a Instituição e os ex-estudantes foram as maiores fontes de informação. Constatou-se também, que a maioria recomenda o ISPOCAB e pretende continuar a sua formação nesta Instituição. Verificou-se que os alunos atribuem maior relevância ao fator posicionamento da marca, que engloba, a avaliação e o reconhecimento do ministério do ensino superior, bem como, o reconhecimento da instituição pela comunidade devido à qualidade percebida. Em relação ao valor da marca pode observar-se que a qualidade do ensino foi o fator mais destacado pelos alunos, valor igualmente atribuído pela Instituição, baseado numa entrevista efetuada ao seu dirigente. Clientes satisfeitos atraem novos clientes e o marketing boca a boca é uma mais-valia para qualquer organização, visto que o consumidor recomenda, em função da experiência que obteve.