R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações
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Item O impacto das práticas de gestão de recursos humanos na motivação dos colaboradores da Administração Pública Cabo-verdiana(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Reis, Filipa Lopes dos; Dias, Damasceno; Alves, Maria Serafina; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesA busca de uma nova gestão pública, que procure prestar serviços ao cidadão com qualidade e eficiência tem sido o alvo a ser alcançado pelo Estado contemporâneo, sendo por isso estratégico o estudo das pessoas dentro das organizações públicas. A adoção de uma gestão pública focada na qualidade requer mudanças na cultura organizacional, exigindo principalmente motivação, que conduz ao esforço, dedicação, persistência e comprometimento. Motivação envolve sentimentos de realização e de reconhecimento profissional, manifestado por meio de exercícios das tarefas e atividades que oferecem um desafio e um significado suficiente para o trabalho. Este trabalho pretende investigar a motivação como uma ferramenta para alcançar a produtividade e a excelência no desempenho das atividades na Administração Pública cabo-verdiana e em que medida as práticas de gestão de Recursos Humanos contribuem para a motivação. Para alcançar o objectivo deste trabalho, fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a Administração dos Recursos Humanos e sobre as diversas teorias relacionadas com a motivação para o trabalho nas organizações. Utilizou-se o método inquisitivo baseado num questionário para se obter dados referentes à motivação dos funcionários da Administração Pública e entrevistas aos gestores de Recursos Humanos de diversos Ministérios. Os resultados indicaram que uma gestão efetiva dos Recursos Humanos na Administração Pública é urgente, requerendo mecanismos de responsabilização, seguimento e avaliação. É importante, contudo, ter presente a especificidade da gestão pública em relação ao sector privado, que aponta para a existência de fatores de maior complexidade tais como as relações com as políticas públicas, as relações com grupos de interesses diversos, a pressão da sociedade, ou o menor uso de incentivos materiais, mas também, para outros fatores, como a própria noção de serviço público. Estes fatores devem ser explorados, como forma de garantir uma maior dinâmica de funcionamento.Item Lessons to human resource managers from Rawls’ theoretical difficulties of economic rationality: a philosophical perspective(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Queiroz, Regina; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesNa teoria rawlsiana da justiça como equidade, a racionalidade económica desempenha um importante papel na justificação da escolha colectiva dos princípios de justiça. Apesar do seu papel relevante, a concepção rawlsiana da racionalidade está associada a algumas dificuldades teóricas, conducentes a uma concepção alternativa racionalidade, inspirada na razão prática kantiana, a razoabilidade. Como a ética empresarial tenta relacionar os negócios com a ética, a análise das dificuldades teóricas da concepção da rawlsiana racionalidade, assim como a solução de Rawls para as ultrapassar, pode ajudar tanto os teóricos da ética empresarial, como os gestores, nomeadamente os gestores de recursos humanos. Neste artigo, tentaremos retirar algumas lições da proposta de princípios e justiça no quadro de uma concepção económica da racionalidade, nomeadamente a importância da reflexão sobre a racionalidade nos negócios e a natureza da ética empresarial.Item European intellectual platform for professionals in the field of typhlology: a challenge/proposal(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Guerreiro, Augusto Deodato; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesA criação da “Plataforma Intelectual Europeia para Profissionais, no sentido da Partilha de Conhecimento Teórico e Prático no Campo da Deficiência Visual e Áreas Relacionadas” (pensamos que se trate essencialmente de profissionais na área da tiflologia) constituirá um promissor meio reticular inclusivo, na dimensão sociocomunicacional online, para a troca de informações e experiências sobre as inquestionáveis capacidades e competências pessoais e sociais, profissionais e consequente empregabilidade das pessoas cegas e com baixa visão. A nossa comunicação envolve um desafio, ou uma proposta, em que manifestamos todo o interesse académico e científico em partilhar com todos na Rede CONVIDA e na Rede Europeia Enviter nessa Plataforma, nas áreas das Ciências da Comunicação e da Educação (numa perspetiva educomunicacional), investigação e resultados nos domínios da graduação em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio, da investigação avançada e formação especializada em Comunicação Inclusiva na Educação Especial de Alunos Cegos e com Baixa Visão, na Comunicação Inclusiva em Intervenção Precoce na Infância, na Comunicação e Mediação Cultural para Todos, incluindo a permuta de questões aprofundadas conducentes à plena acessibilidade e usabilidade nas redes sociais online, por parte das pessoas cegas e com baixa visão. A Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) é pioneira em Portugal e na Europa na investigação e desenvolvimento das questões aprofundadas da comunicação aumentativa, alternativa e tecnologias de apoio, tendo criado em 2005 um Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio e tendo-o em funcionamento desde essa data, em cuja génese têm vindo a nascer áreas de investigação e desenvolvimento, designadamente a “educomunicação e cultura inclusivas”, a “tifloperceptibilidade e suplência multissensorial”, a “comunicação e interação social de e com pessoas cegas e com baixa visão, surdas, surdocegas, com multideficiência, com autismo/atraso global do desenvolvimento, com patologias neurogénicas da comunicação”, a “comunicação interpessoal e interação social inclusiva: em presença e em rede online”, a “ecologia comunicacional e inclusão”, a “comunicação literácita e tecnológica, linguagens especiais e ambientes pessoais de aprendizagem”, a questão “do empírico/multissensorial à abstração e conceptualização - essencialmente na cegueira, surdocegueira e surdez”, a “universalização comunicacional de conteúdos digitais acessíveis”, os “fundamentos das teorias de intervenção precoce e comunicacionais nas problemáticas da deficiência em geral”, a “didática comunicacional e desenvolvimento sensoriocognitivo”, as “metodologias estratégicas para aferição e desenvolvimento das competências comunicativas”, a “semiótica das linguagens alternativas: glossários e dicionários temáticos para as diferentes problemáticas comunicacionais”.Item O sistema braille – um meio fundamental para a inclusão sócioprofissional das pessoas cegas(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Silva, Artur Olímpio F. Gonçalves da; Universidade LusófonaA divulgação do sistema braille poderá constituir, por si só, um contributo muito significativo para que haja uma maior sensibilização para a inclusão sócioprofissional das pessoas cegas. No presente artigo, para além, de uma introdução, em que são referidas as figuras de Valentin de Hauy e de Barbier de la Serre que foram fundamentais para que Luís Braile concebesse o sistema de leitura/escrita táctil que constitui a primeira revolução no acesso à informação por parte das pessoas cegas, contemplam-se, também, os seguintes aspetos: Os Sinais Simples do Sistema Braille, os Sinais Braille Compostos, Tiflotecnologias, Braille de 8 pontos e Literacia Braille. Em “Os Sinais Simples do Sistema Braille” são caracterizadas as séries em que os sinais simples se agrupam e evidencia-se que da junção de dois, ou mais, sinais simples resulta um sinal composto o que amplia de forma extraordinária as possibilidades de aplicação do braille. Em “Tiflotecnologias” realça-se que, com elas, vem-se assistindo a uma segunda revolução no acesso à informação por parte das pessoas invisuais. É descrita de forma simplificada a máquina Perkins; é salientado que os sintetizadores de voz possibilitam uma leitura sonora e que as linhas braille, utilizando o braille de 8 pontos, proporcionam a leitura táctil. São referidos, também, o computador portátil EuroBraille Iris 40 e a impressora braille. Finalmente, em “Literacia Braille”, para além do destaque dado às figuras de Branco Rodrigues, João de Deus e Albuquerque e Castro, evidencia-se que o domínio do sistema braille é condição fundamental para a inclusão socioprofissional das pessoas cegas.Item Virtual Teams : human Resources’ technology preferences for better communication, increased trust and performance(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Duarte, Isabel; Cunha, Luís; ECEO - School of Economic and Organisational SciencesA adoção de Equipas Virtuais pelas empresas tem vindo a aumentar. Encontrandose dispersos, geograficamente e no tempo, os recursos humanos das equipas virtuais dependem totalmente da utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para suportar as suas necessidades comunicacionais. Embora exista muita investigação efetuada sobre inúmeros aspetos das equipas virtuais, muito pouca se focou na relação entre o desempenho comunicacional destas e a seleção das ferramentas disponíveis para os membros. Além disso, a maior parte das teorias relacionadas com a selecção de ferramentas concentra-se na combinação de características tarefa/tecnologia, descurando factores humanos baseados nas características pessoais, no conforto e nas preferências. Com o fim de detetar qual a tecnologia preferida pelos trabalhadores das equipas virtuais para a satisfação das suas necessidades comunicacionais e ainda para analisar o impacto da escolha tecnológica - baseada em características pessoais - na confiança, coesão, liderança e partilha de conhecimento foi enviado um questionário eletrónico a membros de equipas virtuais de empresas operando em diferentes sectores, tendo sido recebidas 79 respostas válidas. A análise dos dados centrou-se em diferentes perspetivas: Existe uma tecnologia preferida? As caraterísticas pessoais dos trabalhadores – género, faixa etária, escolaridade e capacidade de utilização de tecnologia – influenciam a escolha? A escolha da tecnologia que melhor se adapta a cada um dos 4 temas de GRH - confiança, coesão, liderança e partilha de conhecimento – segue a preferência global? Os resultados mostraram ser o e-Mail a tecnologia preferida e que esta escolha não é afetada pelo género. Os outros três tipos de caraterísticas pessoais mostraram ter influência na seleção da tecnologia. Para o estabelecimento de confiança e coesão, a tecnologia preferida foi a vídeo-conferência enquanto para a partilha de conhecimento o e-Mail voltou a ser a escolha principal.Item A gestão de micro e pequenas empresas e as novas formas de organização do trabalho(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Santos, Miguel Baião; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesA introdução de novas formas de organização do trabalho (NFOT) tem sido paulatina e recorrentemente aplicada a médias e grandes empresas, especialmente naquelas cuja atividade está centrada em setores industriais tradicionais. Com as suas virtudes e inconvenientes, as NFOT parecem estar a ser aparentemente marginalizadas quando direcionadas a enquadramentos de micro e pequenas empresas (MPE). Tentamos, neste texto, descrever, caracterizar e tornar claro o potencial que algumas NFOT (rotação de tarefas, alargamento de tarefas, enriquecimento de tarefas e equipas semiautónomas) podem vir a assumir nas MPE, especialmente para fazer face a momentos económicos desfavoráveis e a sobreviver na esfera incontornável da sociedade informacional globalizada.Item Phronesis and personal responsibility in business ethics(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Queiroz, Regina Maria da Cruz; ECEO - School of Economic and Organisational SciencesThis paper is a reflection about phronesis and personal responsibility in business ethics.Item The role of practice in facilitating consumer value co-creation in the higher education sector(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Skourtis, George; Chatzopoulou, Anna; Koniordos, Michael; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesService-Dominant logic provides a framework for refinements in the concepts of valuecreation and co-creation between multiple actors. Moreover, S-D logic provides a shiftfrom outcome to process by arguing that value is not created and delivered in terms of output but rather co-created in a process. Recently, the interest has focused on HigherEducation and how value is co-created between actors in Higher Education. However,it is not yet known, whether the practices within value are co-created in the HigherEducation. Drawing on S-D logic framework and practice theory, the aim of this paper is to develop and understand how practices in Higher Education such as interacting may offer opportunities to facilitate co-creation and contribute to value in-use in the higher education sector.Item O papel da Gestão de Pessoas no Turismo(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Pimentel, Helena; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesA gestão dos colaboradores e do seu talento deve ser estratégica no sentido de adequar as pessoas às funções ou trabalhos de acordo com os objectivos estratégicos da empresa. A gestão das pessoas e das suas competências no turismo e hotelaria deve ser no sentido de perceber como as competências individuais podem ser mais efectivas para a força de trabalho (Baum, 2008). O autor refere que o mercado de trabalho neste sector faz com que estas organizações tenham dificuldade em identificar talentos e muitas vezes tem de adoptar formas mais criativas para a sua identificação e desenvolvimento. A formação e desenvolvimento devem ser inclusivos para todos os colaboradores e não selectivamente focados nos quadros superiores. Podemos constatar que os gestores no turismo e hotelaria devem ter uma abordagem da gestão de pessoas numa perspectiva sistémica dos processos de recrutamento, retenção e formação dos colaboradores de forma a que a organização atraia, mantenha e desenvolva os talentos que são necessários a resultados efectivos da empresa. Começa-se por fazer uma caracterização da gestão dos recursos humanos, fundamentando a importância do capital humano como valência estratégica, em segundo lugar procede-se a uma pesquisa acerca das competências valorizadas no âmbito do turismo e hotelaria. Por último, são enunciadas as práticas de gestão de pessoas nas empresas turísticas, nomeadamente, como se processa o recrutamento e selecção de colaboradores, a retenção e a formação e desenvolvimento.Item Rússia : economia emergente ou reemergente?(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Luís, Ana Lúcia; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO objetivo do presente trabalho é problematizar o papel da Rússia enquanto economia emergente. É nossa opinião que a Rússia não é uma economia emergente, no sentido tradicional do conceito, normalmente associado aos BRICS (Brasil, Rússia, India, China e África do Sul), mas antes uma economia reemergente. Existem vários elementos de dissociação da visão tradicional que se tem dos países emergentes, elementos esses que colocam a Rússia numa posição de reemergência não só de poder económico como também político. Abordar-se-á o conceito numa perspetiva ampla, analisando não só elementos exclusivamente económicos mas também políticos e inclusive militares.Apesar de todo o poder estratégico russo, a perda de influência global e uma economia a braços com vários problemas, tornam difícil a classificação da Rússia como uma potência emergente semelhante à China ou à India. Ao contrário das restantes economias emergentes, a Rússia não evidencia um crescimento demográfico capaz de sustentar as suas ambições económicas e políticas. Também os valores de crescimento do PIB se encontram muito longe do esperado numa economia emergente.Se a Rússia é considerada uma potência reemergente, deve-o em grande parte à vantagem energética que lhe permite ter uma influência regional decisiva e é um dos instrumentos de poder económico e político sobre toda a Europa.Nos últimos anos, a Rússia parece ter sentido a necessidade de procurar novos aliados,para poder conquistar novamente o seu espaço no mercado internacional. Os russos fortaleceram as relações com os BRICS e em particular com a China, numa tentativa de se tornarem não apenas potências regionais, mas verdadeiras potências globais.Item Brand love relationship: a true love or a missing story?(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Sarmento, Eduardo Morais; Loureiro, Sandra Maria Correia; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesThis paper looks into the function of human style relationship facets when applied to brands through a brand love relationship. Methodologically, this investigation defined two groups of respondents (from a questionnaire applied to 224 respondents): those who self-reported a brand love relationship and those who did not. These groups were compared through a Likert questionnaire in order to find evidence of key human relationship facets that run along a brand love relationship, such as the self-ideal and positive psychology. Although, we did not find significant effects of the three key variables, the descriptive statistics showed higher averages where expected.Item Improving entrepreneurial skills in Portugal Higher Education - a case study in Alto Minho Region(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Rodrigues, Helena; Barreto, Luís; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO tema empreendedorismo é identificado como uma alavanca de mudança com o intuito de aumentar o crescimento económico e a transformação da sociedade. Em particular, deve ser usado como uma estratégia de contrarresposta à atual crise e como um meio para combater a apatia, a inércia e a falta de iniciativa empresarial. Sabe-se que a educação para o empreendedorismo aumenta as intenções individuais para iniciar um negócio. O maior desafio no Ensino Superior é o romper com os métodos tradicionais de estudos, onde os alunos e suas famílias pensam na criação de novos funcionários para outras empresas e não para criar um novo empregador. A educação para o empreendedorismo visa produzir graduados com um conjunto de competências e uma mentalidade empreendedora, cujo objetivo final é desenvolver ideias originais que darão resposta a carências e necessidades identificadas no mercado. Na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, um conjunto integrado de projetos e atividades estão a tentar contribuir para a melhoria das competências empresariais da região: desde oficinas abertas à comunidade, a projetos individuais dos alunos para preparar uma empresa startup, têm sido várias as contribuições para aumentar as novas capacidades dos alunos e melhorar a sua identidade empresarial. Alguns dos objetivos destas iniciativas integradas referem-se a: desenvolver a capacidade de aplicar conceitos e teorias abordados durante o curso de uma forma integrada, proporcionando-lhes a oportunidade de confrontar as teorias estudadas com as práticas profissionais existentes destinadas a experiência de consolidação e desempenho profissional; preencher lacunas específicas em áreas consideradas relevantes para o progresso e desenvolvimento da sua futura atividade profissional; fornecer uma visão prática da realidade empresarial através da formulação de ideias com potencial para a preparação de planos de negócios e marketing; fornecer aos estudantes ferramentas de execução, acompanhamento e gestão de negócios adequadas; incentivar o espírito empresarial e uma cultura ética e pró-ativa através da implementação de projetos que conduzam à solução de problemas e melhorias em processos organizacionais.Item Issues and challenges of accessibility for senior tourism (Estoril/Portugal)(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Sarmento, Eduardo Morais; Brás, Catarina; Oliveira, Carla Vargas de; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO comportamento da actividade turística a nível mundial, nomeadamente no que respeita a algumas franjas populacionais com algum grau de deficiência, veio redefinir as oportunidades de desenvolvimento de novas ofertas turísticas e simultaneamente veio impor novos desafios. Este artigo analisou a temática da acessibilidade relativamente à população sénior que se dirige para a linha do Estoril e fica alojada nos hotéis de cinco estrelas. Pretende-se numa fase inicial perceber a dimensão deste fenómeno e aferir sobre o nível de atenção oferecido para numa segunda fase tentar concluir se esta região pode ser vista como um destino totalmente acessível. Foram aplicadas entrevistas complementadas pelo preenchimento de questionários aos responsáveis de 10 hotéis de 5 estrelas situados na linha do Estoril, durante um período de dois meses em 2013. Constatou-se que a oferta turística nesta região só é parcialmente acessível, pois não abarca todos os tipos de deficiência e porque os recursos disponibilizados não se encontram interligados entre si em rotas acessíveis.Item A importância da informação financeira nas empresas portuguesas: o justo valor do ativo fixo tangível(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Silva, Marisa; Paiva, Inna Choban de Sousa; Silva, Ana Lorga da; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesMotivação: A União Europeia preconizou, através do Regulamento 1606/2002, a obrigatoriedade da adoção das normas do IASB nas contas consolidadas de todas as empresas cotadas em bolsas europeias, a partir de 1 de Janeiro de 2005. A transição para as IAS/IFRS em 2005 na Europa proporciona uma oportunidade única para estudar forças e fatores explicativos das práticas contabilísticas, particularmente na adoção do justo valor. O modo de mensuração tradicionalmente adotado pelas empresas europeias, no relato financeiro, é o custo histórico, enquanto as normas do IASB apresentam-se mais próximas do critério do justo valor. Objetivo do estudo: O presente estudo investiga a importância da informação financeira para investidor, nomeadamente o justo valor nas empresas portuguesas cotadas em bolsa de valores, no que concerne aos ativos fixos tangíveis. Assumindo que as escolhas contabilísticas são influenciadas por um conjunto de variáveis e que as empresas ponderam e reconhecem a importância da informação financeira, procurou-se neste estudo identificar se a informação sobre o valor do ativo fixo tangível, endividamento, o resultado líquido e o ganho de revalorização está incorporado no preço das ações. Metodologia: O presente estudo empírico baseia-se em empresas cotadas portuguesas, incluídas na Bolsa de Valores de Lisboa, tendo sido analisado o período de 1995 a 2014. Para o efeito, utilizamos a base de dados Thomson Worldscope Database. Para identificar se a informação financeira está incorporada no preço das ações, utilizamos o modelo de avaliação de Ohlson (1995). Resultados / Contribuições: No geral, os resultados obtidos vão de encontro às nossas expectativas. Eles indicam que, tanto antes da adoção das IFRS, como após a adoção das IFRS, a informação representada no valor das ações pelas empresas, é influenciada, de modo significativo, pelo valor dos ativos, o nível de endividamento e o resultado líquido.Item Territorial marketing in Parque das Nações: diagnosis of the resident population in Centieira Street(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Carvalho, Paula Rita Brito Vitorino de; ECEO ¿ School of Economic and Organisational SciencesAs cidades ou territórios devem partir de um diagnóstico das suas características, identificar as cidades com as quais competem e examinar o tipo de consumidor interessado nos atributos que a cidade pode oferecer (Franco, 2011). Numa ótica de City Marketing e de sustentabilidade do território da Freguesia do Parque das Nações, em Lisboa, zona que foi palco da exposição mundial EXPO 98 posteriormente edificada com sucesso - existe uma rua com características históricas, com necessidade de ser reabilitada e que foi agregada na nova freguesia do Parque das Nações, criada em Novembro de 2012. Este paper tem como objetivo efetuar o diagnóstico da população da Rua da Centieira, as suas características, o seu sentimento de pertença (Azevedo, Magalhães e Pereira, 2010) e qual o futuro que gostaria de ver projetado neste local: ou seja, recuperar a perspetiva histórica e mantendo uma rua típica de Lisboa Antiga no Parque das Nações ou, reconstruir, à semelhança do que aconteceu na zona modernizada do Parque das Nações. Ao nível do marketing urbano, as ações devem ser projetadas de forma que exista um fio condutor, e em que subsista o objetivo de promover o território interna e externamente (Franco, 2011). Para que este território possa passar por estas fases existe uma, inicial, que este trabalho se propõe conseguir.Item Tributação das empresas rendimentos e gastos contabilisticos e fiscais as relações complexas entre o direito (fiscal) e a contabilidade(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Sousa, Domingos Pereira de; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesOs conceitos de Rendimento e Gasto na Contabilidade e na Fiscalidade.1. Tributação do rendimento real das empresas. 2. O balanço como instrumento de gestão.3. Principais problemas de quantificação do lucro tributável. 4. Os rendimentos eganhos. 5. Gastos e perdas. 6. Mensuração de inventários e perdas em ativos correntes.7. Depreciações e Amortizações. 8. Valor base dos bens na depreciação ou amortização.9. Provisões. 10. Gastos não dedutíveis no balanço fiscal. 11. Tributação autónoma.Item As PME e a sua internacionalização: um estudo de caso(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Pinto, Marlene; Pereira, Raquel; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesA crescente interdependência dos países e mercados é uma realidade incontornável. As empresas concorrem num mercado global, que lhes coloca novos e constantes desafios nos negócios e determina uma crescente relevância da internacionalização. No contexto português, esta afirmação assume uma pertinência muito particular. O tecido empresarial é fortemente caraterizado por Pequenas e Médias Empresas (PME), representando 79% do emprego e 66,5% do valor acrescentado (Comissão Europeia, 2014). Há autores que defendem que a internacionalização das empresas é fundamental para o desenvolvimento da nossa economia (Fernandes, 2014; Pais 2002; Simões 2010). Contudo, para que esta passagem aconteça, as empresas têm que rever comportamentos e possuir vantagens competitivas que lhe permitam usufruir do vasto leque de oportunidades que o fenómeno da globalização propicia. Utilizando a metodologia qualitativa, e o método do estudo de caso, os objetivos fundamentais deste trabalho são analisar e perceber, fazendo o enquadramento com a literatura, de que forma as PME abordam os mercados internacionais procurando, desse modo, dar resposta às seguintes questões: Que razões motivam e influenciam o processo de internacionalização? Que estratégias/modalidades escolhem? Que fatores de diferenciação possuem que lhes permitem competir nos mercados internacionais? Especificamente, pretende-se estudar e analisar o PI de três PME portuguesas, situadas na região Norte, e que operam em áreas de negócio completamente distintas. Os resultados indicam que o modelo Uppsala é útil para compreender o processo de internacionalização das PME. Contudo, também indicam que há empresas que iniciam a sua expansão internacional muito rapidamente e para mercados geograficamente dispersos, contrariando alguns princípios do modelo Uppsala. Para os casos em análise, as razões/fatores que motivam e influenciam a internacionalização, associados a fatores como o perfil dos gestores, o modelo de negócio, as networks em que a empresa poderá estar inserida, podem potenciar a decisão de, e de reforço, PI, o qual acontece usando como principal modo de entrada a exportação.Item The relevance of the organization's entrepreneurial leader: Case Study - Automobile sector in the municipality of Vila Nova de Famalicão(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Gomes, Penélope; Dieguez, Teresa; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO empreendedorismo é um conceito cada vez mais presente nas organizações empresariais ou nos sistemas educacionais, assumindo um destaque incremental no debate público no que concerne ao futuro das políticas económicas para a competitividade, no âmbito da economia do conhecimento e da sociedade da informação. A sua pertinência instigou o estudo nas suas diversas valências, agudizado pela crise estrutural do capital. A análise privilegiadamente comportamental do perfil do empreendedor e a identificação do seu papel nas organizações foi corroborada por um estudo de caso sobre empresas do ramo automóvel em Portugal, Vila Nova Famalicão. Anui-se uma relação estreita entre o conceito de empreender e a descoberta profícua de oportunidades, que se fundeiam num espírito de mudança e inovação, central ao empreendedor. A competitividade afigura-se como premissa basilar na criação de valor e no progresso sustentável das organizações. O estudo permitiu atestar também uma dissimilitude de conceitos e aceções, alicerçados em evidências empíricas e científicas ainda exíguas. O trabalho objetivou assim uma maior sensibilização das comunidades organizacionais e académicas a esta temática, que contribua para uma compreensão mais abrangente e atual da sua relevância no seio das organizações. A mudança multidimensional de paradigma insurge-se num contexto situacional económico-financeiro estruturalmente debilitado, o que instiga a uma transfiguração dos conceitos e padrões observados até aqui. O empreendedorismo e o perfil comportamental do líder empreendedor assumem assim uma capital importância no processo eficaz de criação de valor: incremental, diferenciador e sustentável.Item Opportunities for the engagement of universities in social entrepreneurship and innovation: a pilot experience in Aveiro(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Ávila, Liliana; Amorim, Marlene; Dias, Marta Ferreira; Franqueira, Teresa; Sampaio, João; ECEO - School of Economic and Organisational SciencesA promoção do empreendedorismo e da inovação social tem sido recorrentemente apresentada como uma resolução chave no contexto europeu, como um modelo económico capaz de promover um crescimento que é mais justo, verde e ancorado nas comunidades locais. Há sinais encorajadores de que nos estamos a mover nessa direção, como sociedades que testemunham uma onda de modelos de negócio híbridos, i.e. que perseguem uma missão social ao mesmo tempo que desenvolvem atividades comerciais, como forma de gerar receitas para sustentar as suas operações. Considerando os passos que estão a ser dados tanto ao nível europeu como ao nível regional para a promoção de ecossistemas adequados para as empresas sociais, os atores regionais necessitam melhorar e aumentar a sua capacidade para cooperar e apoiar o crescimento das empresas sociais. Este contexto coloca uma chamada importante ao papel das universidades no ecossistema da inovação social. As universidades têm sido reconhecidas como atores chave na persecução do objetivo de um desenvolvimento inteligente e inclusivo que tem sido adotado pelas economias europeias, uma vez que detêm recursos importantes que podem ser mobilizados para contribuir para a resolução de problemas sociais. As universidades podem contribuir para a avaliação do conhecimento, das capacidades e competências presentes numa região apoiando a identificação das áreas de especialização mais promissoras para essa região. Este artigo descreve a experiência e os resultados de uma iniciativa piloto liderada pela Universidade de Aveiro para envolver os atores regionais na identificação de oportunidades para o desenvolvimento de projetos de inovação e empreendedorismo social. A iniciativa envolveu a colaboração de uma equipa multidisciplinar da Universidade (incluindo investigadores das áreas da Economia, Gestão, Design e Ciências Sociais) e atores chave dos 11 municípios da Região de Aveiro com o objetivo de promover a criação de serviços baseados em estilos de vida sustentáveis. O trabalho de campo seguiu uma metodologia passo-a-passo que incluiu: i) um conjunto de ações preliminares para sensibilizar, aumentar o conhecimento e motivação de atores chave regionais para a área do empreendedorismo e inovação social; ii) uma fase de trabalho de campo exploratório, onde os investigadores interagiram com as populações locais para identificar as principais oportunidades relacionadas com o património local, a partir do qual foi desenvolvido um portfólio de oportunidades; iii) a seleção de uma amostra de oportunidades para o desenvolvimento de negócios sociais; iv) a condução de um conjunto de workshops, baseados numa metodologia orientada para o projeto; v) o acompanhamento dos resultados dos workshops, incluindo sessões de mentoria para as oportunidades de negócio social mais promissoras e definição da estratégia para a região. Neste artigo, toda a metodologia é descrita e discutida, levando à identificação de fatores críticos de sucesso e dificuldades enfrentadas pelas universidades que pretendem participar no desenvolvimento regional.Item Entrepreneurship education: a scorecard approach to assess regional impacts of university programs(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Silva, Helena; Caravau, Hilma; Amorim, Marlene; Dias, Marta Ferreira; ECEO - School of Economic and Organisational SciencesAs Universidades desempenham um papel importante no desenvolvimento das regiões, decorrentes da sua tripla missão (Brennan et al., 2004): Ensino, Investigação e “Envolvimento da Comunidade” (B-HERT, 2006). As Instituições de Ensino Superior estão equipadas com recursos humanos altamente qualificados e desempenham um papel fundamental na criação de conhecimento, bem como no desenvolvimento e na evolução das sociedades (European Union, 2011). Assim, é crucial uma efetiva incorporação destes conhecimentos no desenvolvimento de produtos e inovações (European Union, 2011). Ao longo das últimas décadas, as atividades de transferência de conhecimento foram alvo de especial atenção, nomeadamente pelo seu potencial para expandir o impacto das Universidades (Sánchez-Barrioluengo, 2014), através do desenvolvimento de relações com a comunidade. Assim, os países europeus estabeleceram políticas promotoras da transferência de conhecimentos da Universidade para as regiões europeias (Berbegal-Mirabent et al., 2013). A União Europeia (2011) elencou um conjunto de quatro áreas a partir das quais as Universidades estimulam o desenvolvimento regional: reforçar a inovação regional através das suas atividades de investigação; promoção das empresas, desenvolvimento e crescimento de negócios; contribuição para o desenvolvimento do capital humano regional e competências, e melhorar a igualdade social através da regeneração e desenvolvimento cultural. Este artigo centra-se na segunda área, abordando os projetos universitários que visam a promoção do empreendedorismo. O empreendedorismo tem um papel crucial no crescimento económico e na criação de emprego. A educação no empreendedorismo está incluída no leque de ferramentas através das quais se espera que as Universidades contribuam para o desenvolvimento regional (Laukkanen, 2000). Desde uma fase inicial que a educação ganhou relevância e foi definida como uma prioridade, tanto para a Comissão Europeia, como para as regiões europeias. Neste contexto, as Universidades têm beneficiado das oportunidades criadas pelos programas educacionais que promovem o desenvolvimento de um conjunto variado de competências, promovidos por Políticas de Educação Europeias (Cankaya et al., 2015). Atualmente o programa Erasmus+ cobre uma ampla gama de projetos destinados a aumentar as qualificações e a empregabilidade. O programa apoia parcerias transnacionais no campo da educação, formação e instituições e organizações jovens que promovam a cooperação e estabeleçam pontes entre o mundo da educação e do trabalho, com o objetivo de colmatar as lacunas de competências na Europa. A educação em empreendedorismo está no centro destas preocupações. O Erasmus+ promove o desenvolvimento de competências empresariais que criam um ambiente propício para o empreendedorismo (European Commission, 2010; European Commission, 2016), e oferece suporte para a promoção da educação empreendedora pelas Universidades, (Jansen et al., 2015). Este artigo propõe uma abordagem inspirada na abordagem de scorecard para desenvolver uma metodologia para aferir os impactos regionais dos projetos de empreendedorismo universitários desenvolvidos no âmbito do programa Erasmus+.
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