Mestrado em Gestão de Turismo
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Percorrer Mestrado em Gestão de Turismo por autor "Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient."
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Item O estudo do comportamento do consumidor de vinhos da região do Douro: comparação do perfil dos consumidores portugueses e estrangeiros(2018) Alves, Ana Lúcia Teixeira; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.O vinho tem sofrido um alvo exponencial de crescimento devido ao enorme reconhecimento por parte do consumidor dos dias de hoje. O vinho cada vez é mais caraterizado por parte do consumidor como um estilo de vida e um produto de ostentação. Um produto tão peculiar com atributos intrínsecos e extrínsecos que compete aos profissionais do marketing, utilizar incentivos e estratégias de marketing. O comportamento do consumidor sofreu alterações nos últimos anos e é necessário adequar a sua forma de pensar e de efetuar uma compra pois, na opinião do profissional de marketing este produto é considerado atraente e complexo devido à enorme necessidade de influenciar o consumidor no ato da compra como pós-compra. A Região Demarcada do Douro é considerada um excelente ex-libris devido ao seu enorme historial de ter sido exploradora a nível internacional na demarcação de um espaço vitícola. Nada melhor do que entender o que o consumidor procura para que futuramente se pratique estratégias mais coesas.Item A influência do Facebook e Instagram na escolha da cidade do Porto pelos turistas brasileiros: um estudo quantitativo(2019) Schardong, Vanessa Suelen; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.A natureza interativa da internet e das redes sociais acrescenta novas possibilidades para o marketing de destinos turísticos. Conforme apresentado na revisão da literatura, a indução da imagem do destino turístico depende da produção e disseminação de informações do conteúdo, integrando assim, recursos tecnológicos nos processos de comunicação. Assim, uma experiência online é capaz de tornar o destino mais tangível às pessoas e melhorar a imagem que os potenciais turistas possuem ao seu respeito, a influenciar desta forma na decisão do destino de férias. Sendo assim, este estudo tem como propósito verificar se as páginas, perfis e publicações relacionados a cidade do Porto, no Facebook e Instagram, são efetivamente relevantes, resultam em uma imagem positiva e influenciam os turistas brasileiros a visitarem o destino. Efetuou-se uma investigação de natureza quantitativa, exploratória e não probabilística, baseada na literatura e aplicação de um questionário online (a amostra é constituída por 225 questionários válidos). Para análise dos resultados obtidos foi feita uma análise estatística descritiva. Os resultados obtidos nesta investigação evidenciam que as informações disponíveis no Facebook e Instagram podem influenciar os turistas brasileiros que escolhem a cidade do Porto como destino a visitar. Para além, foi possível corroborar, de forma significativa, a relação entre as redes sociais e a imagem do destino turístico, assim como, a relação entre as redes sociais e a intenção de visitar o destino turístico. Destaca-se, pelos resultados alcançados, a confirmação da importância das estratégias de marketing nas redes sociais pelas organizações de turismo e a interação gerada no ambiente online também por parte dos turistas. Neste contexto, sugere-se um maior esforço por parte das organizações de turismo para o planeamento e desenvolvimento deste tipo de estratégias específicas, para que se possa melhorar a imagem do destino e estimular a intenção de visita de potencias turistas, neste estudo em específico de turistas brasileiros.