Mestrado em Gestão de Turismo

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    Plano Estratégico de Marketing para dinamizar o restaurante do Hotel “The House Ribeira Hotel” em época de Covid-19: Estudo de caso
    (2022) Silva, Miguel de Azevedo Proença Rodrigues da; Marques, Maria Isabel Andres, orient.
    O presente Projeto visa a obtenção do Título de Mestre em Gestão e Turismo pela Universidade Lusófona do Porto e tem como principal objetivo demonstrar os conhecimentos adquiridos durante a formação nesta especialidade. A Covid-19 afetou o sector de atividade Alojamento, Restauração e Similares com gravidade desde o ano de 2020. Durante janeiro de 2020 muitas empresas tiveram de fechar e outras ainda estão em risco de fechar no presente momento. Este foi o motivo que conduziu à escolha desta problemática e ao objetivo do presente trabalho que é o de realizar um projeto de marketing para o restaurante do The House Ribeira Porto Hotel, que cative e fidelize clientes para o ano de 2022. A elaboração do plano exigiu um aprofundamento da literatura sobre a temática, destacando-se a compreensão do impacto da Covid-19 na restauração e as estratégias de marketing adotadas durante a pandemia Covid-19 pelos restaurantes de todo mundo. No entanto, é importante referir que sendo este ainda um tema recente, existem poucos estudos empíricos sobre esta matéria. No que diz respeito ao estudo empírico, impôs-se o desenvolvimento de duas pesquisas de natureza qualitativa. Na primeira pesquisa procedeu-se à recolha de informação através de uma entrevista semiestruturada sobre o restaurante do The House Ribeira Hotel, em funcionamento até 2020 e na segunda pesquisa desenvolveu-se com o objetivo de identificar os principais concorrentes do restaurante; compreender quais são os aspetos mais valorizados pelos seus clientes e verificar se existem diferenças nas perceções dos clientes no pré e durante a Covid-19 no Tripadvisor. As conclusões demonstram a necessidade de desenvolver um Plano de Marketing Estratégico para dinamizar o Restaurante em época de Covid-19, um plano que apoie o restaurante a cativar e fidelizar clientes numa época atípica. Perseguindo este objetivo elaborou-se um plano de marketing estratégico, que tem por base a modelo de McDonald, adaptado à realidade do restaurante e aos dados fornecidos, por outras palavras, às limitações consequentes da própria pandemia Covid-19.
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    Estratégias de Marketing Digital do Concelho de Cabeceiras de Basto
    (2022) Fonseca, Ana Catarina Castro; Pereira, Alexandra Matos, orient.
    O Turismo é um dos setores que mais se desenvolveu ao longo das décadas quer a nível nacional, quer internacional, mas que pode ter tendência a estagnar devido ao elevado número de diferentes destinos turísticos. Por isso é necessário que os agentes do turismo apostem em áreas como o marketing, mais concretamente o marketing digital. Os destinos turísticos são caraterizados pelos seus recursos e produtos turísticos, que determinam a sua oferta. A oferta de um destino turístico é o que permite distingui-lo de outros destinos e é o que o torna mais atrativo, por isso é necessário garantir o seu bom funcionamento para que seja possível satisfazer as necessidades de modo a aumentar a procura. A procura turística está relacionada com a quantidade de serviços e bens que um destino tem para oferecer e ainda com fatores económicos e sociopsicológicos relacionados com o turista. Esta dissertação de mestrado tem como objetivo avaliar as medidas adotadas para a promoção do destino turístico de Cabeceiras de Basto e comprovar através de um estudo detalhado que atualmente é fundamental apostar numa boa estratégia de marketing digital para promover um destino turístico. Para tal, foi realizada a revisão da literatura e uma avaliação das estratégias de marketing digital do destino. Foi, ainda, elaborada uma entrevista ao diretor do departamento de turismo do destino Cabeceiras de Basto. Através da pesquisa bibliográfica foi possível recomendar e propor melhorias para o destino turístico.
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    Tourism destination appraisal : an importance performance analysis to Porto, Portugal
    (2021) Sataphan, Thanyatip; Pereira, Alexandra Matos, orient.
    À medida que as viagens e o turismo se tornaram uma indústria internacional de vários bilhões de dólares, os fatores que afetam o sucesso dessa indústria passaram a interessar aos profissionais do setor. A necessidade de informações sobre os fatores que desempenham um papel importante no sucesso dos destinos turísticos tem levado a um número crescente de estudos sobre as múltiplas facetas dos casos de sucesso de marketing de destinos. Neste estudo, o investigador tem como objetivo obter a opinião dos turistas sobre o Porto, utilizando a Análise de Importância-Desempenho (IPA) como ferramenta para os turistas avaliarem os atributos do destino no Porto. Os resultados do estudo revelam que o Porto teve um bom desempenho em 7 dos 19 atributos que são “Boa qualidade e variedade de alimentos”, “Gente local simpática e prestativa”, “A cidade tem uma natureza e uma paisagem lindas”, “Variedade de locais culturais / patrimoniais”, “Limpeza da cidade”, “Segurança e proteção” e “Custo-benefício”, que foi alocado no quadrante “Mantenha o bom trabalho”, enquanto “Transporte local confiável” estava no quadrante “Concentre-se aqui” A DMO (Destination Management Organization) do Porto pode utilizar os resultados do IPA para promover eficazmente políticas, estratégias e planos de ação para que a gestão do destino turístico do Porto seja mais eficiente, consistente com o desenvolvimento sustentável e atenda às necessidades dos turistas, levando a uma maior competitividade no mercado de turismo global.
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    Gestão e importância das promoções no mercado do vinho : um estudo relativo à população portuguesa
    (2022) Pinto, João Fernando Vieira; Andrés Marques, Maria Isabel, orient.
    Nesta investigação temos como principal objetivo desta investigação é analisar as promoções na perceção do consumidor, o seu comportamento enquanto consumidor, relativamente ao seu conhecimento de vinho, ao seu rendimento e ao seu género. O vinho é um produto que se caracteriza por apresentar atributos, intrínsecos e extrínsecos e para o consumidor o preço é um dos atributos mais importantes no momento decisão de compra do produto. Se a este atributo ainda aplicarmos as promoções, facilmente a mente do consumidor pode ser induzida a tomar certas decisões. Neste sentido, é importante investigar a lealdade do consumidor e o efeito das promoções de vendas nessa mesma. Foi efetuado um estudo quantitativo, tendo sido utilizado um inquérito por questionário via online. Na análise de este estudo, os resultados permitem-nos concluir que o preço e as promoções do vinho são fatores que afetam a decisão do consumidor. Ainda de referir que a região, marca e ano, são atributos igualmente extremamente valorizados pelo consumidor.
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    Turismo em tempos de pandemia : a visão da população residente no Porto sobre o presente e o futuro da atividade turística na cidade
    (2022) Gonçalves, Ana Rita Santos; Andrés Marques, Maria isabel, orient.
    A presente dissertação de mestrado foi realizada em plena pandemia Covid-19 na cidade do Porto e analisa a perceção dos residentes relativamente à atividade turística na cidade no passado, presente e futuro. O momento de transição que se vive atualmente permite repensar a atividade turística e as formas de reativar o turismo envolvendo as populações locais na gestão e nas tomadas de decisão, tendo em vista a gestão sustentável dos destinos. Neste estudo foi abordada a problemática dos impactos que o turismo tem nos destinos, a perceção que os residentes têm destes impactos e a forma como essa perceção afeta o desenvolvimento da atividade turística e a participação ativa das populações na gestão dos destinos. Como instrumento metodológico do estudo foi aplicado um questionário aos residentes na cidade do Porto. Podemos assim verificar que os residentes têm uma maior perceção dos impactos negativos na cidade, contudo esta perceção negativa não afetou a forma positiva com que os residentes percecionam a importância do turismo para o desenvolvimento da cidade. Os residentes demonstraram estar satisfeitos com o turismo na cidade e esperam que no futuro este continue a evoluir e desenvolver-se. De acordo com diversos outros estudos, torna-se fundamental envolver os residentes e auscultá-los quanto à sua perceção, pois assim será possível agir de forma mais eficaz, para reduzir a perceção dos impactos negativos. Neste estudo são ainda apresentadas medidas para impulsionar o turismo em diversos destinos turísticos, seguindo um modelo que não priorize apenas o crescimento do turismo, mas sim pensado nos interesses e benefícios da comunidade, qualidade do emprego e reconciliação ecológica.
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    O enoturismo em duas regiões vinícolas distintas, o Douro e Vaucluse : um estudo exploratório e comparativo
    (2022) Monteiro, Flávia Vieira; Araújo, Arthur Filipe Barbosa de, orient.
    O enoturismo é um segmento proveniente da atividade turística, onde o principal foco é o vinho. Para além da apreciação por vinhos, o enoturista viaja também movido pela cultura, território, história e tradições da região selecionada. O enoturismo para alcançar o prestigiado papel como motor de desenvolvimento rural necessita essencialmente de elementos como a inovação, a aliança e a coordenação. A ideia é continuar ou até mesmo desenvolver o enoturismo com a ligação ao território, às tradições e aos produtos locais. Isto originará novas oportunidades de emprego e a inclusão das zonas ruais. Atrair cada vez mais visitantes nacionais e de todos os países ao longo de todo o ano é também um propósito a adquirir. Os consumidores procuram cada vez mais um turismo em zonas rurais e ao ar livre, assumindo esta afirmação tem-se que o enoturismo atualmente é muito mais procurado e consequentemente os níveis de crescimento aumentam significativamente. As autoridades locais são as maiores responsáveis na valorização do território e do património, contudo, é importante promover e desenvolver a coesão territorial e a diferenciação pode ser o grande trunfo. O presente estudo tem como principal objetivo o de estudar, examinar e comparar duas regiões vinícolas, o Douro e Vaucluse que não funcionam da mesma maneira, este trabalho vem comprovar essa mesma ideia e uma das razões para isto se assumir é a cultura. Ambas as regiões possuem técnicas diferenciadas e esta dissertação subsiste para comprovar isso mesmo. Este trabalho foi praticado em campo, ou seja, em ambos os países e através da internet, para além do estudo presencial das duas áreas foram realizadas entrevistas a responsáveis por quintas ou cooperativas, de modo a completar e a responder a todas as questões que se colocaram inicialmente. A principal conclusão retirada de todo este trabalho é a diferença presente em todos os campos, desde o trabalho agrícola à venda dos produtos e serviços produzidos.
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    A pandemia da covid-19 como possível responsável pela mudança do paradigma do turismo : um estudo exploratório do mercado espanhol
    (2021) Jauregui González-Guija , Ignacio; Andrés Marques, Maria Isabel, orient.
    Tradicionalmente, o paradigma do turismo estava a ser liderado por dinâmicas focadas na obtenção de benefícios económicos, sem considerar os impactos sociais e ambientais, o que favorecia em alguns casos o desenvolvimento do fenómeno do overtourism. Com a chegada da pandemia da Covid-19, a indústria do turismo foi um dos setores mais afetados, vindo a constituir uma oportunidade para mudar as dinâmicas em que a atividade estava a ser desenvolvida. O presente trabalho tem como objetivo responder às seguintes questões: se os turistas espanhóis que já visitaram o Porto consideram que existe overtourism na cidade, como a pandemia da Covid-19 afetou o comportamento dos espanhóis que já visitaram o Porto face às suas deslocações turísticas e perceber se a Pandemia da Covid-19 vai alterar as escolhas dos destinos turísticos, favorecendo o Slow Tourism e o Turismo de proximidade. Para atingir os objetivos, foi utilizada uma metodologia integradora que combina ferramentas qualitativas (como a análise de documentos) e quantitativas (nomeadamente um inquérito por questionário). Da análise dos dados conclui-se que, no que toca ao turismo do Porto, embora os dados indiquem que os inquiridos não percecionam que exista overtourism no Porto, existe uma concordância no diz respeito à posição que os gestores deverão tomar para encontrar estratégias para enfrentar os problemas causados pela pandemia e que estas devem considerar medidas que evitem no futuro situações de overtourism. A pandemia da Covid-19 obrigou os turistas espanhóis a alterarem as suas práticas habituais por força das medidas de contingência dos vários países e da necessidade de segurança, sendo obrigados a procurar novas formas de turismo, como o turismo de proximidade, o turismo rural e os alojamentos mais pequenos e menos massificados. No entanto, o facto de eles não irem para destinos de longa distância não deriva do fator medo de contágio, mas sim de se sentirem mais seguros em termos de saúde. Apesar da pandemia, os dados do estudo mostram que os turistas não se posicionam totalmente de acordo com a mudança de hábitos de consumo no que toca às viagens nem ao tipo de alojamento. Assim sendo, os dados não são totalmente reveladores de que os inquiridos tencionem mudar os seus hábitos numa situação de pós-pandemia. Pelo que tudo indica que a pandemia não será responsável por uma mudança de paradigma.
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    O impacte do marketing digital na hotelaria da cidade do Porto
    (2020) Neves, Ana Rita, Campos Silva; Ribeiro, Susana Isabel da Silva, orient.
    O presente trabalho possui como tema principal verificar de que forma o marketing e a evolução das tecnologias podem configurar-se alavancas para a melhoria do desempenho das unidades hoteleiras na sua relação com o cliente potencial e real, ao longo de todo o ciclo de valor da viagem. Assim, pretende-se analisar o posicionamento das unidades hoteleiras face à utilização das ferramentas de marketing digital e verificar que ganhos são ainda possíveis obter a partir de uma melhor utilização das potencialidades das respetivas ferramentas. Para isto, e através de uma metodologia de análise qualitativa, apresenta-se o resultado do estudo de caso realizado no sentido de aferir o posicionamento das unidades hoteleiras da cidade do Porto face a esta matéria.
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    Avaliação da satisfação com o serviço de autocarros turísticos panorâmicos da cidade do Porto
    (2020) Domingos, Julie; Pereira, Alexandra Matos, orient.
    O turismo implica a noção de movimento e os turistas deslocam-se até um destino para conhecer e visitar pontos turísticos que correspondam aos seus interesses pessoais. Transportar os turistas até ao destino, proporcionar uma viagem rápida, confortável e a um preço adequado são caraterísticas da moderna mobilidade turística. Para que os visitantes possam deslocar-se durante a sua estadia, é essencial a existência de uma boa rede de transportes que se torne num fator distintivo da competitividade do destino turístico. Dessa necessidade, surgem empresas dedicadas aos transportes de turistas, como é o caso dos autocarros turísticos panorâmicos presentes nos destinos turísticos urbanos, caraterizados pelos seus dois pisos, pela sua vista panorâmica e pela técnica de visita hop-on hop-off, permitindo aos visitantes entrar e sair do veículo durante o circuito que passa pelas principais atrações turísticas de uma cidade. Nesse âmbito, o objetivo da dissertação é avaliar o grau de satisfação dos turistas da cidade do Porto com o serviço de autocarros turísticos panorâmicos das empresas turísticas City Sightseeing, Yellow Bus e Cityrama Gray Line. Visto não existir uma pesquisa que determine a satisfação dos visitantes da cidade do Porto com este serviço turístico, este estudo é pertinente. A recolha de dados foi realizada através de questionários e a resultante análise quantitativa procura determinar se o tour de que o turista usufruiu para descobrir o Porto gerou um sentimento de satisfação. Os resultados obtidos indicam que o grau de satisfação dos turistas do Porto com o serviço de autocarros turísticos panorâmicos é satisfatório, porém, determinados aspetos poderiam ser melhorados para aumentar o sucesso das empresas turísticas responsáveis pelo serviço na Cidade Invicta. Este estudo contribui para um melhor conhecimento do serviço de autocarros turísticos panorâmicos e para perceber que aspetos mais satisfazem os turistas, podendo levá-los a ser leais a um destino de turismo urbano.
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    Alojamentos históricos em destinos urbanos - património e cultura
    (2020) Tavares, Sofia Chaves; Marques, Maria Isabel Andrés, orient.
    Muitos dos hotéis que hoje conhecemos não são apenas unidades de alojamento. Existem hotéis que habitam edifícios cuja história é parte integrante do local onde estão sediados e que mesmo após obras de restauro nunca perderam a sua autenticidade e valor patrimonial. Os alojamentos históricos retratam um valor patrimonial para um determinado destino e nesse sentido é importante analisar o património histórico, cultural e arquitetónico para estimar a importância da preservação e conservação do mesmo. A realização deste estudo tem como objetivo analisar as motivações e o perfil dos turistas que optam por ficar alojados nos hotéis históricos nos destinos urbanos. Este estudo tratou igualmente de perceber a história dos edifícios históricos que hoje são hotéis e também o papel dessas unidades de alojamento como atrativos dos destinos turísticos culturais. Efetuou-se uma investigação de natureza quantitativa e exploratória, tendo por base uma criteriosa revisão da literatura. Assim, após a análise dos resultados a uma amostra constituída por 150 inquiridos os resultados obtidos mostram que os inquiridos têm interesse no conhecimento dos alojamentos históricos e na história do edifício. Mostram ainda que os inquiridos sentem uma proximidade com a cultura local do destino quando ficam alojados em edifícios históricos.
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    A influência do Facebook e Instagram na escolha da cidade do Porto pelos turistas brasileiros: um estudo quantitativo
    (2019) Schardong, Vanessa Suelen; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.
    A natureza interativa da internet e das redes sociais acrescenta novas possibilidades para o marketing de destinos turísticos. Conforme apresentado na revisão da literatura, a indução da imagem do destino turístico depende da produção e disseminação de informações do conteúdo, integrando assim, recursos tecnológicos nos processos de comunicação. Assim, uma experiência online é capaz de tornar o destino mais tangível às pessoas e melhorar a imagem que os potenciais turistas possuem ao seu respeito, a influenciar desta forma na decisão do destino de férias. Sendo assim, este estudo tem como propósito verificar se as páginas, perfis e publicações relacionados a cidade do Porto, no Facebook e Instagram, são efetivamente relevantes, resultam em uma imagem positiva e influenciam os turistas brasileiros a visitarem o destino. Efetuou-se uma investigação de natureza quantitativa, exploratória e não probabilística, baseada na literatura e aplicação de um questionário online (a amostra é constituída por 225 questionários válidos). Para análise dos resultados obtidos foi feita uma análise estatística descritiva. Os resultados obtidos nesta investigação evidenciam que as informações disponíveis no Facebook e Instagram podem influenciar os turistas brasileiros que escolhem a cidade do Porto como destino a visitar. Para além, foi possível corroborar, de forma significativa, a relação entre as redes sociais e a imagem do destino turístico, assim como, a relação entre as redes sociais e a intenção de visitar o destino turístico. Destaca-se, pelos resultados alcançados, a confirmação da importância das estratégias de marketing nas redes sociais pelas organizações de turismo e a interação gerada no ambiente online também por parte dos turistas. Neste contexto, sugere-se um maior esforço por parte das organizações de turismo para o planeamento e desenvolvimento deste tipo de estratégias específicas, para que se possa melhorar a imagem do destino e estimular a intenção de visita de potencias turistas, neste estudo em específico de turistas brasileiros.
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    Turismo e comunidade local - as duas faces de uma mesma moeda : um estudo de caso na zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia
    (2019) Dias, Maria Manuela Baptista Carneiro; Andrés Marques, Maria Isabel, orient.
    De acordo com a Organização Mundial do Turismo (2016), durante décadas o turismo teve um crescimento contínuo e uma diversificação profunda até se tornar num dos setores económicos que cresce com maior rapidez em todo o mundo. Atualmente o volume de negócios do turismo é igual ou superior ao das exportações de petróleo, produtos alimentares e automóveis, o que torna o turismo um motor chave do progresso socioeconómico e uma das principais fontes de receita de diversos países em desenvolvimento (OMT, 2017). Sendo um importante agente de mudança, causa impactos de diversos tipos: económicos, ambientais e socioculturais. O desenvolvimento do turismo em Portugal acompanha a tendência mundial e as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia são um bom exemplo disso. De acordo com dados do Pordata de 2018, Vila Nova de Gaia viu nascer em 2017 mais 5 estabelecimentos hoteleiros face ao ano anterior, registando cerca de mais 40 mil hóspedes. Este aumento na atividade turística provocou impactos na cidade: impactos económicos, pela entrada de turistas na cidade e receitas geradas, entre outros; impactos socioculturais pela interação entre turistas e residentes, pela revitalização dos costumes locais, como por exemplo, o artesanato; e ambientais ao nível de congestionamento, lixo, consumo de água, entre outros. Assim, devido ao aumento de turistas na cidade e consequentemente na zona ribeirinha onde se situam as caves do vinho do Porto, surge o objetivo da presente dissertação: perceber qual a perceção dos residentes e comerciantes da zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia sobre a atividade turística e os seus impactos, após o encerramento da via ao trânsito automóvel. A metodologia utilizada é de natureza quantitativa, assente na aplicação de um inquérito por questionário e na sua análise. Sustentada numa lógica dedutiva, pretende-se analisar qual a perceção dos residentes e comerciantes dos impactos que o encerramento da via pode ter aos níveis - económico, ambiental e sociocultural.
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    Os cemitérios como atrativos turísticos: estudo de caso no Porto e norte de Portugal
    (2019) Maia, Cláudia Vanessa Carvalho; Andrés Marques, Maria Isabel, orient.
    Para algumas pessoas os cemitérios são lugares para homenagear pessoas que já partiram, lugares para prestar respeito aos entes-queridos, no entanto, existem por todo o mundo, pessoas que visitam os cemitérios no âmbito da atividade turística. O Turismo Cemiterial está a ganhar expressão em todo o mundo, e também em Portugal onde já existem alguns cemitérios que fazem parte da Rota dos Cemitérios da Europa. A presente dissertação é um estudo exploratório que tem como objetivo perceber se existe um conhecimento sobre o Turismo Cemiterial no geral e na Região do Porto e Norte de Portugal, em particular, e se existe uma motivação primária para a sua prática, ou se, pelo contrário, as visitas que os turistas fazem aos cemitérios são complementares do Turismo Cultural. No fundo, o objetivo desta dissertação também é mostrar o que é este turismo e “o que é oferecido e quem o procura; o porquê de ser amado por uns e odiado por outros, sem esquecer o contributo que este tipo de turismo tem tido para a valorização patrimonial em Portugal.” (Pegas, 2013, p. IV)
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    Valorização da gastronomia açoriana: um estudo de caso sobre a oferta e a procura gastronómica no centro histórico de Ponta Delgada
    (2018) Viveiros, Carolina Miranda; Andrés Marques, Maria Isabel, orient.
    A gastronomia faz parte da vida de um povo, utilizada como produto turístico e representada fisicamente nos restaurantes, mercados locais e até mesmo nos produtores. Um elemento patrimonial, que envolve marcos identitários da cultura de um determinado povo. Sem dúvida que é um aspeto diferenciador de um local, sendo que cada povo tem a sua própria identidade, comunicada através dos seus costumes, hábitos, alimentos e práticas gastronómicas que a ela se associam. O turismo é um setor em crescimento nos Açores e, ao mesmo tempo, os diversos produtos e experiências turísticas começam a ser mais valorizados, como é o exemplo da gastronomia. Esta pesquisa, tem como objetivos tentar perceber se os gestores dos restaurantes locais estão a valorizar a gastronomia típica, se os turistas procuram uma experiência gastronómica relacionada com a identidade do povo açoriano, e também se a oferta nos restaurantes se adequa à procura e às suas preferências gastronómicas. Em termos de pesquisa, foi feita uma revisão de literatura e a metodologia consistiu na construção e aplicação de um inquérito a turistas, complementados com entrevistas aos proprietários dos restaurantes; e como suplemento extra, o levantamento dos pratos confecionados nas ementas dos restaurantes típicos localizados no centro histórico de Ponta Delgada, no sentido de validar as hipóteses e responder aos objetivos do estudo. Quanto aos principais resultados, eles demonstram que os restaurantes locais têm uma oferta gastronómica que evidência a cultura gastronómica açoriana, utilizando produtos locais e que os turistas inquiridos dão importância à experiência diferente do que a habitual. Da mesma forma, a oferta é adequada às motivações da procura, observada na validação das hipóteses. O estudo demonstra ainda que a valorização da gastronomia por parte dos diferentes públicos, a sua satisfação com a mesma, e a qualificação positiva após experiência no local, o que torna a gastronomia como produto em ascenção, indo de encontro ao crescimento do turismo local.
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    O estudo do comportamento do consumidor de vinhos da região do Douro: comparação do perfil dos consumidores portugueses e estrangeiros
    (2018) Alves, Ana Lúcia Teixeira; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.
    O vinho tem sofrido um alvo exponencial de crescimento devido ao enorme reconhecimento por parte do consumidor dos dias de hoje. O vinho cada vez é mais caraterizado por parte do consumidor como um estilo de vida e um produto de ostentação. Um produto tão peculiar com atributos intrínsecos e extrínsecos que compete aos profissionais do marketing, utilizar incentivos e estratégias de marketing. O comportamento do consumidor sofreu alterações nos últimos anos e é necessário adequar a sua forma de pensar e de efetuar uma compra pois, na opinião do profissional de marketing este produto é considerado atraente e complexo devido à enorme necessidade de influenciar o consumidor no ato da compra como pós-compra. A Região Demarcada do Douro é considerada um excelente ex-libris devido ao seu enorme historial de ter sido exploradora a nível internacional na demarcação de um espaço vitícola. Nada melhor do que entender o que o consumidor procura para que futuramente se pratique estratégias mais coesas.
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    Proposta de melhoria da qualidade de serviço e da satisfação dos clientes do Hotel Holiday Inn Express Porto Exponor
    (2017) Pinheiro, Guilherme Artur Ferreira; Andrés Marques, Maria Isabel, orient.
    O trabalho projeto apresentado tem como principal objetivo melhorar a qualidade de serviço prestada no hotel Holiday Inn Express Porto Exponor, por forma a aumentar o nível de satisfação dos seus hóspedes. Para a realização deste trabalho iremos efetuar uma pesquisa rigorosa com vista a identificar os fatores que mais contribuíram para a insatisfação dos clientes deste estabelecimento hoteleiro. Assim, iremos utilizar os resultados dos inquéritos de satisfação efetuados nos anos de 2014 e 2015 e iremos analisar os comentários, conhecidos com reviews, que os anteriores clientes deixaram em sítios da internet especializados nesta área, como são a Booking.com, o TripAdvisor e a Expedia.com. Pretendemos entender quais os aspetos que estão a comprometer a qualidade do hotel e como é que contribuem para a insatisfação dos hóspedes. Utilizando a informação alcançada com os inquéritos e com os reviews, saberemos exatamente quais foram as fontes de frequente insatisfação. Desta forma, iremos conseguir projetar as medidas de melhoria para cada aspeto que necessite de intervenção. Em suma, pretendemos saber o que o cliente pensa acerca do hotel e dos seus serviços para podermos definir estratégias de melhoramento. Desta forma, iremos alcançar a satisfação dos hóspedes, melhorar o serviço do Holiday Inn Express Porto Exponor e aumentar a notoriedade e a procura através de uma qualidade reconhecida.
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    A empregabilidade dos cursos profissionais de turismo
    (2013) Dias, Helena Isabel Baltazar; Andrés Marques, Maria Isabel, orient.
    Portugal tem vindo a apostar no ensino profissional não como uma alternativa ao ensino regular mas como um parceiro, uma alternativa viável, tendo em linha de conta que a preparação de ativos no segundo caso é muito demorada. São vários os cursos profissionais que o Ministério da Educação criou, permitindo uma grande variedade de novos técnicos e possibilitando também a dupla certificação aos jovens estudantes – o certificado de conclusão do 12º ano e o certificado de técnico de determinada área. Um dos cursos ministrados de nível III é o curso Profissional de Técnico de Turismo que tem sido ensinado nas escolas profissionais e secundarias do ensino oficial. As questões que se prendem neste estudo estão interligadas à empregabilidade do mesmo como reflexo final do esforço de formandos, formadores e escolas. É importante compreender se esta formação está a responder às exigências do mercado e se a empregabilidade deste curso em particular, é positiva justificando assim o papel integrador e nivelador das instituições nacionais.
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    Valor Patrimonial da Gastronomia Portuguesa : impacto na satisfação dos Turistas no destino Porto
    (2014) Araújo, Maria José Saraiva de Lemos; Andrés Marques, Maria Isabel, orient.
    A cultura portuguesa tem nas suas tradições gastronómicas um valor inestimável, que muito tem contribuído para a valorização da oferta turística do país. Portugal é considerado um dos melhores destinos da Europa para viagens de gastronomia e vinhos e a gastronomia portuguesa revela elevados níveis de satisfação junto dos turistas, que procuram fatores de autenticidade ligados à cultura e tradição dos destinos. A oferta da restauração contempla um conjunto de variáveis associadas a uma dimensão material, como o preço ou a segurança alimentar. Mas comporta também uma dimensão imaterial, com componentes ligadas à cultura e história portuguesas. Estas componentes intangíveis não estão, contudo, claramente assumidas como sendo as principais responsáveis pela satisfação dos turistas com a gastronomia portuguesa, sendo essa a análise que se pretende efetuar, confirmando o valor patrimonial da gastronomia portuguesa em geral e da região do Porto e Norte em particular. A análise estatística e correlacional das variáveis que constituem as dimensões material e imaterial foi efetuada a partir de 381 respostas válidas a um inquérito por questionário aplicado no aeroporto do Porto. Este estudo demonstra que variáveis como a simplicidade, a hospitalidade, a ligação ao mar, o sabor e gosto, que constituem a dimensão imaterial da gastronomia portuguesa, são as que os turistas mais valorizam, as que lhes provocam maior satisfação, contribuindo fortemente para o enriquecimento da sua experiência turística e sendo determinante na intenção de revisita e de recomendação do Porto como destino turístico.