Doutoramento em Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Doutoramento em Educação por autor "Andrade, António José da Silva"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Estratégias de ensino e aquisição de competências: o caso das unidades curriculares no domínio da matemática do 1º ciclo do ensino superior português(2018) Andrade, António José da SilvaA globalização e a evolução tecnológica promoveram a mudança no ensino. Na Europa, tal alteração concretizou-se através do Processo de Bolonha, aproximando o ensino-aprendizagem aos paradigmas construtivistas e conectivista, em que o estudante assume posição central, proativa e autónoma, contudo sempre orientada pelo docente. Neste sentido, as estratégias de ensino estimulam tanto a aquisição/desenvolvimento de conhecimentos, como também de competências valorizadas pelo mercado de trabalho, fomentando, assim, a empregabilidade. Como tal, a preparação dos estudantes revela-se fundamental, constituindo um desafio para as instituições de ensino superior. Assim, esta investigação procura aferir a relação existente entre as estratégias de ensino utilizadas pelos docentes e as competências adquiridas/desenvolvidas pelos estudantes, mais especificamente, nas unidades curriculares no domínio da matemática no primeiro ciclo do ensino superior. Com esta investigação espera-se contribuir para um maior conhecimento do impacto que estas unidades curriculares têm no desenvolvimento de competências por parte dos estudantes. Ao nível metodológico, esta investigação insere-se, essencialmente, na metodologia com uma estratégia quantitativa e qualitativa (mista), com recurso ao questionário e à entrevista semi-estruturada para a avaliação da perspetiva de um dos grupos em análise. Este estudo realizou-se no ano letivo 2015/2016, centrou-se no Instituto Politécnico do Porto, apenas nos cursos com unidades curriculares no domínio da matemática e engloba as perceções dos estudantes e dos docentes que frequentaram as unidades curriculares em análise. Para a realização da triangulação dos dados, realizaram-se, ainda, entrevistas às entidades acolhedoras de estudantes estagiários e/ou licenciados. Os resultados obtidos possibilitam identificar um conjunto de estratégias de ensino que influenciam a aquisição/desenvolvimento de competências nos estudantes. Através dos dois modelos de equações estruturais construídos verifica-se, ao pormenor, as influências das estratégias de ensino sobre as competências adquiridas/desenvolvidas.