Doutoramento em Educação

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 20 de 140
  • Item
    Análise da velocidade na corrida de aproximacão na disciplina de salto com vara
    (2024) Pinto, Pedro Daniel Nunes Silva Onofre; Faculdade de Educação Física e Desporto
    A disciplina de Salto com Vara (ScV) ´e, geralmente, considerada a disciplina mais complexa e espetacular do Atletismo, sendo fundamental para o seu sucesso a relação que se estabelece entre o atleta e a vara. Entre os fatores determinantes para uma elevada performance desportiva, a velocidade parece desempenhar um papel decisivo. Esta tese tem como objetivo central a compreensão do papel da velocidade no desempenho do ScV, sendo desenvolvido em três estudos complementares. Revisão Sistemática - The velocity in the Pole Vault event: a sistematic review O primeiro passo consistiu na realização de uma revisão sistemática da literatura, sobre o comportamento da velocidade do ScV na fase da corrida de aproximação (CA), com saltadores de elite masculina e feminina em ambiente de treino e competição. Através do protocolo PRISMA, foram utilizadas as bases de dados SPORTDiscus, PubMed e ISI Web of Science, realizando-se uma pesquisa de artigos publicados até janeiro de 2020. Selecionaram-se artigos, utilizando como critérios de inclusão, as palavras-chave: Pole Vault; Velocity; Speed. Dos 62 estudos encontrados, apenas 21 foram considerados para revisão, tendo sido subdivididos em dois grupos: 12 artigos científicos (realizados em ambiente de treino e competição, de atletas de elite) e 9 relatórios científicos (realizados em grandes competições internacionais). Independentemente das metodologias aplica das nos artigos selecionados, os valores de velocidade obtidos mostraram-se consistentes. Valores maiores de velocidade influenciaram outros parâmetros relacionados com o sucesso do salto, nomeadamente a escolha de varas maiores e mais rígidas, bem como a execução da chamada mais afastada do encaixe. Atletas medalhados obtiveram valores de velocidades médias superiores aos dos restantes atletas finalistas. Este estudo permitiu reforçar a ideia de que valores elevados de velocidade constituem um parâmetro fundamental para o sucesso do salto. 1º Estudo - The influence of the maximum velocity changes during a training season on full approach runs in the pole vault event Este estudo longitodinal teve como objetivos (1) interpretar a velocidade máxima lançada e a velocidade na corrida de aproximação do atleta ao longo de duas ´épocas desportivas; (2) identificar a associação que se estabelece entre ambas e (3) estabelecer a relação entre estas e o desempenho desportivo, na prova de ScV. Durante 25 sessões de treino (três macrociclos) foram recolhidos dados referentes a 150 corridas de cada um dos dois atletas de elite que participaram neste estudo. Avaliou-se a velocidade m´axima de uma CA sem o salto, denominada tarefa 1 (T1), e a velocidade máxima obtida num teste máximo de velocidade de 20m lançados sem vara - tarefa 2 (T2). Concluiu-se existir uma correlação entre T1 e T2, com significância estatística (Atleta 1 = R2 = 0.801, = < 0.001; Atleta 2 = R2 = 0.602; = 0.001). Foi identificado um comportamento semelhante entre as tarefas T1 e T2 (com 97.53% para o Atleta 1 e 97.88% para o Atleta 2 da variância total). Verificou-se a existência de concordância entre as oscilações na velocidade máxima e as oscilações nas velocidades obtidas na CA. Neste estudo longitudinal, existe relação entre T1 e T2 para estes dois atletas. Um aumento de velocidade máxima traduziu-se, sempre, numa maior velocidade na CA. 2º Estudo - Pole vault performance analysis using kinematic and technical parameters in training - a longitudinal study O desempenho desportivo no evento de ScV resulta da combinação dos diferentes parâmetros físicos, técnicos e psicológicos. Assim, procurou-se nestes estudo determinar quais os parâmetros cinemáticos e técnicos que mais afetam o desempenho do ScV. Através de um estudo longitudinal com dois atletas de elite, foram avaliados 464 saltos (155 da atleta feminina e 309 do atleta masculino) em treino. Utilizando-se um sistema de Lidar a “laser”, obtiveram-se os dados cinemáticos relativos a cada desempenho, aos quais se associaram os respetivos dados técnicos (altura da pega, flexibilidade da vara, número de passadas da CA). Na observação das diferentes categorias de sucesso, o atleta M teve uma maior percentagem de saltos ”Fail”nas corridas com 18 passos de CA (33.3%), tendo o atleta F realizado 55.5% de saltos ”Fail”com 14 passos de CA. Verificou-se uma maior percentagem de saltos ”Clear the bar”nas corridas de 8 passos de CA para o atleta M (38.9%) e nas corridas com 12 passos de CA para a atleta F (16.0%). O estudo permitiu verificar que o comprimento da CA tem influência no sucesso do salto, com diferente impacto entre os atletas. Verificou-se a existência de outros parâmetros que influenciam o sucesso do salto, como a altura da pega e o comprimento da vara utilizados. Na categoria de ”Clear the bar”verificou-se que, para saltos superiores a 90% do SB, os parâmetros com maior correlação com o sucesso foram: atleta M (Grip; size of the pole; v max; vmed16−11m; vmed11−6m) e para atleta F (Grip; flex of the pole; dis vmax). 3º Estudo - Non-linear and linear methods to analyze pole vault run-up in successful and unsuccessful jumps Este estudo teve como objetivo analisar a corrida de aproximação do salto com vara utilizando métodos não-lineares e lineares, determinando a existência ou não de uma relação entre diferentes parâmetros identificados na corrida do salto com vara e o desempenho desportivo. Foram analisados 215 saltos de um único atleta de elite do sexo masculino, com 28 anos de idade, que teve representação internacional pelo seu país. A análise fractal usando CoDim, entropia de amostragem (SampEn) e CV foi utilizada para medir variações na velocidade da fase de aproximação e relacioná-la com o desempenho desportivo do atleta durante o salto. A análise linear incluiu o parâmetro ∆vmale, que mede a variação de velocidade nos últimos 10 metros da aproximação. Nenhuma evidência significativa foi encontrada para SampEn, mas CoDim mostrou um efeito significativo em 8nStp e 18nStp para saltos bem-sucedidos, e CV mostrou evidência significativa em 12, 14, 16 e 18 passos. Embora os métodos usados neste estudo forneçam informações relevantes para treinadores, apenas pequenas diferenças em séries temporais foram identificadas usando métodos não-lineares. O parâmetro CV foi capaz de mostrar diferenças entre saltos com comprimentos de aproximação variados, e valores mais altos do parâmetro ∆vmale indicaram um maior efeito no sucesso do salto. Palavra chave: Salto com vara, velocidade, corrida de aproximação, desempenho.
  • Item
    Política pública de educação do campo : uma análise do Pronera - da proposição à efetivação
    (2024) Brito, Keila Rosa dos Santos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a política pública da Educação do Campo denominada Pronera, a partir da articulação entre discursos e textos de construção no âmbito da proposição e sua efetivação. Para tal abordagem, lançamos mão do referencial teóricoanalítico da Abordagem do Ciclo das Políticas, de Stephen Ball e colaboradores, elegendo três contextos [de influência, de produção de textos e da prática], articulando-o com os conceitos gramscianos de Estado, sociedade civil, hegemonia, ideologia e classe subalterna. Esse referencial possibilitou compreender as influências que incidiram sobre o Pronera, o arranjo que garantiu a construção dos textos dessa política e a forma em que esse Programa foi posto em prática por gestores, professores e estudantes do curso de Letras em São Félix do Xingu, no estado do Pará. Concluímos que a dimensão da transposição do Pronera foi marcada por um intenso processo de disputas ideológicas que mudou os rumos e o sentido da proposta de Educação do Campo, e que o Estado vem assumindo o controle dessa política, desvitalizando e subvertendo o seu conteúdo original em nome de um modelo de desenvolvimento econômico que privilegia o agronegócio e a exploração intensiva dos recursos naturais. Palavras-chave: Brasil; Educação do Campo; Política Pública; Pronera
  • Item
    O impacto de 12 semanas de Yoga na flexibilidade, equilíbrio, força, velocidade, agilidade, défice de mudança de direcção e nas propriedades contrácteis de futebolistas profissionais
    (2024) PEREIRA, ANTÓNIO CARLOS ALVES; Faculdade de Educação Física e Desporto
    O Yoga é semelhante à prática desportiva. Estruturado, diversificado tecnicamente, trabalha flexibilidade, equilíbrio, força, resistência muscular, coordenação do movimento e a aplicação no treino terá impacto positivo na prestação desportiva. O objectivo principal da Tese: estudar o Impacto de 12 semanas de Yoga na Flexibilidade, Equilíbrio, Força, Velocidade, Agilidade, Défice de Mudança de Direcção e Propriedades Contrácteis de Futebolistas Profissionais. Fizeram-se cinco estudos: 1) Revisão sistemática da literatura que avaliou O Impacto do Yoga na flexibilidade, equilíbrio, força, velocidade e agilidade de futebolistas profissionais; 2) apurou que O Yoga Não Atenua a Velocidade, Agilidade e Défice de Mudança de Direcção em Jogadores Profissionais de Futebol; 3) analisou O Impacto de um Programa de Treino de Yoga sobre as Propriedades Contrácteis Musculares em Jogadores de Futebol de Elite; 4) observou O Impacto de 12 Semanas de Yoga na Flexibilidade, na Força Explosiva e Potência em Jogadores de Futebol Profissional; 5) averiguou O Efeito de um Programa de Yoga de 12 Semanas na Simetria Bilateral, na Força Agonista e Antagonista dos Membros Inferiores e no Desempenho de Jogadores Profissionais de Futebol. Os estudos concluíram na generalidade que o Yoga produziu efeitos positivos na prestação dos futebolistas sendo um método aplicável no treino. Palavras-chave: yoga, futebol-soccer, flexibilidade-equilíbrio-força, velocidade-agilidade, mudançadireção-tensiomiografia.
  • Item
    A liderança de sistemas nas escolas públicas portuguesas : do caso único à avaliação externa da IGEC
    (2024) Gonçalves, Maria José Broeiro; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O sistema educativo português é constituído, predominantemente, por agrupamentos de escolas (AE) que são organizações complexas, onde o sucesso escolar resulta do envolvimento de todos, característico de uma liderança de sistemas (LS), focada na totalidade, nas redes, na conexão e na reunificação das partes (Morin). No âmbito da liderança escolar e, em particular, da LS, definimos a questão de partida do nosso trabalho de investigação: Qual a expressão da LS nas escolas públicas em Portugal? E as subquestões: Como um AE promove a LS e qual(ais) a(s) resultantes? De que forma a IGEC integra a LS no seu processo de avaliação externa de escolas (AEE)? Como a IGEC avalia o estado de desenvolvimento da LS nas escolas públicas em Portugal? Para responder a estas questões, realizaram-se dois estudos empíricos. O primeiro, um estudo de caso único partiu de uma história de vida profissional e evidenciou o trabalho da diretora/equipa diretiva como uma LS. Esta, ao longo de um mandato, alcançara uma melhoria de 9,4%-10%, no sucesso escolar (interno-externo), uma redução da indisciplina de 11,7% e um decréscimo do abandono escolar para 0,04%. O segundo, um estudo de análise documental de relatórios da AEE, procurou encontrar, no processo de AEE, uma correspondência com a LS, tendo-se verificado que a IGEC já contempla os indicadores da LS em todos os seus domínios/categorias/subcategorias no seu modelo de AEE. Contudo, a IGEC só consegue avaliar de forma parcial a LS. A AEE já obtém uma prestação de contas dos AE, mas não uma prestação de contas coletiva. A IGEC consegue avaliar os AE de forma sistemática, mas falta-lhe realizar uma abordagem sistémica. Podemos afirmar que a avaliação que a IGEC faz da LS nos AE é positiva, mas parcial. Palavras-chave: Liderança Escolar; Sucesso Educativo; Liderança de Sistemas; Avaliação Externa de Escolas; Paradigma da Complexidade.
  • Item
    Justiça social e educação : o contributo do programa bolsa família para a universalização da educação básica no Brasil (2004-2016)
    (2023) Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga; Teodoro, António, orient.
    O objeto desta investigação é o Programa de Transferência de Renda Bolsa Família (PBF), com foco na condicionalidade da educação. O objetivo geral da pesquisa é compreender a contribuição do Programa para o fortalecimento e a universalização da educação básica. O problema é: como o PBF pôde contribuir com a universalização da educação básica? O direito à educação está no embasamento legal para subsidiar o diálogo das estratégias destinadas à garantia do acesso de todos à educação. Quer-se verificar como as políticas podem contribuir para a aceleração da universalização da educação básica no Brasil. As categorias de análise assentam-se nos conceitos pobreza, desigualdade social, qualidade da educação, condicionalidade. Trata-se de pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica. Recorre-se a teóricos que abordam a matéria e à legislação que expressa as políticas de proteção social contribuindo para a universalização do direito à educação básica. Leva-se em conta os resultados da frequência escolar, a evasão e a aprovação, com base nos dados apresentados pelo Sistema de Acompanhamento da Frequência/MEC. Conclui-se que se adotados os critérios de amplitude, continuidade e dialogicidade, fortalecendo integração horizontal articulada intersetorialmente, pode-se minimizar as condições de vulnerabilidade que são apresentadas às escolas se adotados os princípios: cuidar e educar.
  • Item
    A avaliação do desempenho docente em Portugal : contradições e paradoxos
    (2023) Guedes, Teresa Cristina Melo e; Duarte, Rosa Serradas, orient.
    O presente trabalho incide no modelo de avaliação do desempenho docente, regulado pelo DR 26/2012 de 21 de fevereiro, que introduziu entre outros aspetos, a componente da avaliação externa do desempenho, enfatizando o papel de um avaliador externo à escola. Procura estudar os efeitos deste modelo com base nas opiniões dos diretores de AE/ENA, dos diretores de CFAE e de avaliadores externos e saber qual o contributo para a melhoria: do desenvolvimento profissional dos docentes; das aprendizagens dos alunos e do funcionamento das Escolas. A metodologia utilizada foi de natureza mista, qualitativa e quantitativa e decorreu em quatro fases: na primeira fase, procedeu-se à pesquisa bibliográfica; na segunda fase, entrevistaram-se seis diretores de AE/ENA, cinco diretores de CFAE e cinco avaliadores externos. A partir dos dados recolhidos elaboraram-se três inquéritos por questionário, que se aplicaram, numa terceira fase, a 111 diretores de AE/ENA, 49 diretores de CFAE e 527 avaliadores externos. Na quarta fase, procedeu-se à análise, comparação e discussão dos dados recolhidos. Os dados apurados neste estudo não evidenciam que este modelo de avaliação tenha contribuído para a melhoria da qualidade do ensino, para o desenvolvimento profissional dos docentes ou para a melhoria do desenvolvimento organizacional das escolas. Paradoxalmente, verifica-se que não há qualquer relacionamento entre os diversos intervenientes da avaliação dos docentes e o sigilo da avaliação levado ao extremo contribuiu para a opacidade do sistema. Este modelo revelou ser gerador de grandes arbitrariedades, funcionando como um instrumento ao serviço da regulação da progressão na carreira.
  • Item
    A formação do valor solidariedade através do ensino do desporto nas aulas de educação física
    (2023) Oliveira, Lúcio Carlos Dias; Brás, José Gregório Viegas, orient.
    A pesquisa avaliou a eficácia de uma alternativa metodológica par formar Valores em Geral e a Solidariedade em específico, através da prática do Desporto nas aulas de Educação Física do Ensino Médio da cidade de Pinheiro – MA. A ferramenta foi criada durante o mestrado em Educação do autor, tendo sua aplicação na presente pesquisa, se concentrando principalmente na práxis docente nas aulas de Educação Física. Utilizou-se de pesquisa de campo, com base em pesquisa ação. A análise de dados utilizada, foi o método de análise de conteúdo. Os instrumentos foram dois questionários com todo o universo da pesquisa, composta por 1080 alunos e 13 professores de Educação Física, duas entrevistas por Grupo Focal, ocorrida antes e depois da aplicação da ferramenta com 70 alunos e aplicação da ferramenta com observação direta destas duas turmas, representando o grupo de intervenção, durante 33 aulas, e um grupo controle, totalizando, também 70 alunos. A validação da ferramenta concluiu de que, não somente o Desporto se configura como um espaço de excelência para a formação social, de valores e da solidariedade, mas, também, como uma proposta bem elaborada, que permita ao aluno exercitar sua reflexão crítica e o desenvolvimento da autonomia do aluno, poderá resinificar se posicionamento social e sua participação e intervenção na sociedade.
  • Item
    A ecologia da caatinga de Gonzaga: uma educação entre a topofilia e a topofobia no semiárido Pernambucano
    (2022) Nascimento, Valéria Godoi do; Gonçalves, Maria Neves L., orient.
    A Caatinga é o único bioma endêmico no Brasil e traz exemplares biológicos singulares no planeta. Este fato eleva sua importância ambiental a nível mundial. Neste cenário de clima semiárido, encontramos um bioma com ampla presença antrópica, que acaba ocasionando impactos danosos a esse ecossistema. A educação formal tem papel fundamental na reversão dessa situação e deve estar fundamentada num currículo que aborde uma educação ambiental que objetiva promover o elo de apego e familiaridade dos habitantes da Caatinga com seu ambiente físico e natural, fenômeno denominado de topofilia. Assim, esta investigação visou analisar as representações topofílicas e topofóbicas de estudantes e professores de três escolas públicas presentes em diferentes ecorregiões do semiárido pernambucano, tendo como base obras antológicas do cantor e compositor brasileiro Luiz Gonzaga que retratam a Caatinga. A natureza desta investigação é qualitativa e quantitativa pois foi aplicado um questionário a estudantes e realizou-se entrevistas semiestruturadas a doze professores, todos pertencentes as três escolas de ecorregiões do semiárido investigadas. Os questionários foram analizados através da análise estatística SPSS e as falas das entrevistas através da análise de conteúdo de Coutinho (2006) e Laville e Dionne (1999), tendo como obras de referência para conceito Dreyfus (2012), Garrard (2006), Tuan (2012) e outros. Conclusivamente a pesquisa identificou a predominância de representação topofílica acerca do semiárido na instituição escolar que vivencia efetivamente a Caatinga em seu currículo escolar, o contrário ocorre na instituição escolar com maior predominância topofóbica onde professores e estudantes demonstraram menor conhecimento acerca do bioma Caatinga. Palavras-chave: Ecologia. Educação formal. Bioma Caatinga. Topofilia. Topofobia. Luiz Gonzaga.
  • Item
    Satisfação profissional e a qualidade da prática letiva do professor de educação física
    (2023) Carvalho, Rosimeria Maria Braga de; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.
    O objetivo desta investigação foi analisar os fatores da Satisfação Profissional que podem ter influência na qualidade da prática letiva de professores de Educação Física dos três Sistemas de Ensino Médio ofertados pela rede pública estadual na Região metropolitana de São Luís do Maranhão. A fundamentação teórica do estudo priorizou as referências relacionadas às questões da satisfação profissional e da ação docente em Educação Física e seus fatores intervenientes. Esta pesquisa tem caraterísticas exploratória, descritiva e documental, com abordagem qualitativa que se utilizou de dados de instrumentos quantitativos para complementar a qualificação dos sujeitos e dos fatos. Os dados foram coletados por meio de questionários validados e realizado um pré-teste na versão preliminar, aplicados a 137 professores, para identificar o perfil sociodemográfico e profissional e outro para avaliar o nível da satisfação docente. Recorreu-se a observação das aulas práticas a 12 docentes, para analisar a prática letiva e as entrevistas semiestruturadas para aprofundamento do fenômeno pesquisado. Para análise dos dados quantitativos, aplicou-estatística descritiva e a análise fatorial através de softwares estatístico IBM SPSS Statistics 22 (2013) e para entrevistas e observação das aulas utilizou-se a análise descritiva de conteúdo, baseado em Bardin(2011). Os resultados apontaram que os fatores da satisfação profissional com influência na prática letiva são os domínios que caracterizam a Relação Profissional, Autonomia, Natureza do Trabalho, Recompensa. Já o Domínio Condições de Trabalho, apesar de importante para a prática pedagógica, não foi fator determinante na satisfação. Ao final, apresentou-se as recomendações a partir dos indicadores visando propor iniciativas voltadas a políticas públicas de formação profissional e promoção a saúde docente, entendida como política fundamental a um processo educativo de qualidade e propor novas discussões, ampliando o conhecimento produzidos sobre docência em EF no ensino Básico. Palavras-chave: Satisfação Profissional; Qualidade da Prática Letiva; Professor de Educação Física
  • Item
    Do livro didático à leitura literária : mediação e receção na formação do leitor da educação de jovens e adultos
    (2023) Silva, Jeanne Sousa da; Gonçalves, Maria Neves L., orient.
    Esta pesquisa, intitulada “DO LIVRO DIDÁTICO À LEITURA LITERÁRIA: mediação e recepção na formação do leitor da Educação de Jovens e Adultos”, sob à luz dos pressupostos da Estética da Recepção, objetivou investigar a abordagem dos textos literários existentes no livro didático e o processo de mediação docente desse recurso na EJA, e com base nos resultados obtidos apresentar uma proposta didático-pedagógica, para a leitura do texto literário, tendo como foco central o leitor. No aspecto metodológico, a pesquisa é de abordagem qualitativa de um estudo de caso, agregando também instrumentos e técnicas quantitativas. Para coleta de dados os instrumentos eleitos foram a entrevista, realizada com professores e o questionário aplicado com os alunos do Centro de Ensino “Cidade de São Luís”, escola situada na capital do Estado do Maranhão - Brasil. A observação participante também foi um valioso instrumento de apreensão da realidade em salas de aula da EJA I, pois junto com os demais instrumentos fez ecoar as vozes dos sujeitos da pesquisa e com elas uma maior percepção sobre o contexto e a vivência deles na escola. Nesse percurso, utilizou se um referencial teórico voltado para três assuntos diferentes, mas que coadunam em sua natureza discursiva: o letramento literário; a formação do professor mediador e o livro didático. Essa aproximação foi necessária por conta da proposta pretendida, uma vez que se compreende a formação do leitor a partir de uma prática mediadora, voltada para o letramento crítico, tendo como fonte principal de leitura o texto literário, que nesse caso, foi analisado no suporte livro didático. A proposta utilizou como parâmetro o método recepcional, desenvolvido pelas professoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993), no qual a leitura do texto literário segue algumas etapas definidas, com base na teoria da Estética da Recepção de Hans Robert Jauss (1994), são elas: a determinação dos horizontes de leitura, o atendimento do horizonte, o questionamento e a ruptura do horizonte inicial e, por fim a ampliação dos horizontes de leitura do leitor. No entanto, diferente da pesquisa realizada pelas referidas professoras, a proposta desenvolvida utilizou-se de textos literários contidos no livro didático voltados para a EJA, com a intenção de apresentar a eficácia do método recepcional em turmas da EJA, evidenciando que o livro didático pode ser um excelente material de letramento literário nas mãos de professores que percebem sua prática como um instrumento significativo, baseada em atos de mediação e transformação, na qual o leitor ocupa lugar central.
  • Item
    Avaliação da política pública de tecnologia em educação no RN, Brasil
    (2023) Teixeira, Solange Sara Pontes; Franco, Dulce Maria, orient.
    A presente investigação tem como objetivo a análise das políticas públicas de tecnologia educacional, a partir do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), no período de 2007 a 2021 no Estado do Rio Grande do Norte. Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados neste estudo seguiram uma abordagem qualitativa, tomando como base os princípios da abordagem do ciclo de políticas, policy cycle approach, formulada por Stephen Ball. A população do estudo foi composta pelos professores que realizaram cursos nos NTE ativos no Estado e pelas três coordenadoras que atuaram no ProInfo a nível local. Foi construído, validado e aplicado um inquérito por questionário para os professores e entrevistas às coordenadoras do programa. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo e a interpretação destes foram organizados por meio do software MAXQDA 2022. Os resultados da pesquisa indicaram que o programa, nas perspectivas dos participantes, é relevante para a inserção das tecnologias digitais na educação, embora não tenha alcançado plenamente os seus objetivos em relação ao uso das TDCI na Rede Pública Estadual de Ensino.
  • Item
    Feminismo e a educação : um estudo de caso à luz do ensino religioso feminino das filhas da caridade
    (2022) Borges, Andressa Leoni Leandro da Silva; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.
    No Brasil, a Igreja Católica, como instituição, segmentou o padrão da mulher através da disciplina e a manutenção da ordem e dos ―bons costumes‖, pelo meio das inúmeras escolas básicas femininas espalhadas pelo país. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa é analisar a influência das normas religiosas que moldam os comportamentos das mulheres numa instituição de ensino religioso feminino das Filhas da Caridade no Estado do Maranhão. Em termos metodológicos, a nossa pesquisa configura um estudo de caso de natureza qualitativa, alicerçado em fontes e instrumentos de recolha de dados, qualitativos e quantitativos, sujeitos a análise categorial e estatística. Recorremos ainda a fontes escritas, a partir de uma leitura interpretativa da evolução do Regimento Interno de 2018 e ainda em vigor na instituição. A análise comparativa das perceções dos sujeitos foi realizada, cruzando as opiniões dos 349 alunos com as 10 ex-alunas e os relatos pessoais das professoras, com o intuito de contribuir para o aprofundamento da realidade contextualizada. Concluímos que os alunos continuam, sistematicamente, a revelar uma visão muito conservadora, evidenciando opiniões divergentes relativamente às próprias leis vigentes no país, que primam pela igualdade de direitos entre cidadãos e cidadãs. E esse conservadorismo surge em pequenos traços do quotidiano no ambiente escolar, nas brincadeiras e no formato que configura a distinção dos alunos. Contudo, e impulsionado pelos normativos legais, na área da Educação, gradualmente os valores democráticos de equidade de género começam a predominar na instituição, cumprindo um desígnio educativo social e igualitário.
  • Item
    A (re)construção dos saberes docentes do pedagogo hospitalar
    (2021) Lima, Laurisana Dantas; Sousa, Óscar Conceição de, orient.
    Esta tese de doutoramento em educação, vinculada à linha formação de professores, buscou compreender a (re)construção dos saberes dos pedagogos hospitalares. No campo teórico, por meio de leituras e reflexões, os autores foram levados a dialogarem com a questão de partida proposta: como decorre o processo de (re)construção dos saberes dos pedagogos para trabalharem com crianças e adolescentes em contexto hospitalar? O lócus do estudo foi uma ala pediátrica de um hospital público do estado de Sergipe, Brasil. Para alcançarmos os objetivos do estudo, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, caracterizada como um estudo de caso. Os sujeitos participantes foram sete (7) pedagogas. A recolha de dados ocorreu através de uma entrevista semiestruturada e de uma observação participante, e posteriormente, analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos indicam que os saberes docentes das pedagogas participantes no estudo são de origem e natureza diversas, porém, ressaltamos que esses resultados também indicam algumas lacunas no processo de (re)construção dos saberes docentes para atuar em ambiente hospitalar. Face aos resultados do estudo, perspectivamos algumas recomendações para o fortalecimento e construção dos saberes docentes dos profissionais de pedagogia.
  • Item
    À raiz do problema do pensamento reflexivo : a aprendizagem experiencial colaborativa de KOLB em estudantes de marketing
    (2022) Bogas, Paulo Sérgio Ribeiro de Araújo; Estrela, Elsa Maria Bacala, orient.
    As intervenções pedagógicas experienciais oferecem a possibilidade de desenvolverem abordagens à aprendizagem profundas através de oportunidades de experimentação, embora grupos de estudantes sejam menos permeáveis a este tipo de abordagem. Estas intervenções carecem de caraterísticas importantes a serem valorizadas por educadores de marketing. Deste modo, o objetivo do estudo pretendeu identificar os fatores que ajudam a compreender a razão pela qual alguns educandos, após uma intervenção pedagógica, no âmbito de uma unidade curricular específica, desenvolvem uma abordagem à aprendizagem profunda e outros superficial, bem como, identificar as estratégias que melhor se adequam a cada perfil de estudante. Para tal, recorreu-se a uma intervenção pedagógica de natureza quasi-experimental, com metodologia mista. Como resultados principais aponta-se para que, perante um mesmo contexto, a resposta dos estudantes em termos de abordagens à aprendizagem pode ser descrita como: estudantes que reforçam a abordagem profunda inicial, estudantes que mantém o nível de abordagem profunda inicial e outros que mudam de uma ênfase na abordagem profunda para uma mais próxima de superficial. O resultado da investigação sugere a inclusão de atividades pedagógicas e uma didática integradora de diferentes motivações e estratégias iniciais, conducentes a uma possível adoção de abordagens profundas, uma vez que revelou diferenças estatísticas significativas na diferença nos scores da abordagem profunda/superficial e o nível experiencial percecionado e a diferença no score da abordagem profunda/superficial. Ao se ter identificado três perfis de estudantes com graus diferentes de permeabilização a uma intervenção pedagógica, sugere-se, assim, estratégias de intervenção distintas e concomitantes que permitam integrar as motivações e estratégias respetivas dos três grupos conducentes, possivelmente, à adoção de abordagens descritas como profundas, em detrimento das superficiais. A relevância/originalidade desta investigação resulta da metodologia mista a qual contribui com sugestões de atividades pedagógicas, a viva-voz, que permitem uma maior integração de estudantes com perfis distintos.
  • Item
    Formação de professores do 1.º ciclo do ensino básico e criatividade: : o caso português no início do século XXI
    (2022) Arroteia, Ana Carolina Duarte Rodrigues; Vieira, Ricardo Manuel das Neves, orient.
    Inúmeros estudos científicos apontam para a importância da criatividade em prol do desenvolvimento individual e de toda a sociedade (UNESCO, 2016; OCDE, 2018). No contexto português, a investigadora procurou conhecer as relações entre as recomendações do Ministério de Educação, os currículos escolares do Curso de Mestrado de Formação de Professores do 1ºciclo de Ensino Básico e as representações sociais de docentes e discentes acerca do desenvolvimento da criatividade em contexto de formação de professores. À luz do paradigma sistémico de complexidade (Morin, 1996) e baseada numa investigação interpretativa e compreensiva (Amado, 2014; Faria e Vieira, 2016) combinou informações obtidas através da revisão da literatura, entrevistas individuais, grupais, e de questionários, tendo observado uma pontual valorização da promoção da criatividade aquando da formação de futuros professores, quer através da legislação, currículos, ou representações sociais aferidas acerca das práticas educativas. Denota-se, assim, a urgência de uma atualização do quadro legislativo e governamental, curricular ao nível das instituições educativas, e das práticas pedagógicas adotadas, por forma a assegurar uma maior coerência entre orientações de organizações mundiais, estudos científicos e premissas atuais do Ministério da Educação português, para os quais a emergência da criatividade e urgência do seu desenvolvimento para viver no século XXI estão bem patentes. Palavras-Chave: Criatividade, Educação, Formação de Professores de 1ºciclo
  • Item
    O ensino da origem e evolução da vida : concepções de ciência e de religião de professores e alunos no ensino médio e superior
    (2022) Melo, Júlio de Fatimo Rodrigues de; Vieira, Nuno Miguel Cardoso, orient.
    Embora bem estabelecida cientificamente, a teoria da evolução de Charles Darwin ainda é vista como assunto controverso entre os profissionais da educação e estudantes. Esse assunto já originou processos nos tribunais dos Estados Unidos, mas o problema não está restrito a esse país, pesquisas sinalizam a dificuldade de estudantes e professores em assimilar conceitos evolutivos em diversas partes do globo. O presente trabalho objetiva compreender como as crenças epistemológicas de professores e estudantes interferem no processo de ensino e aprendizagem das teorias sobre a origem e evolução da vida. A motivação que conduziu o autor na direção de tentar clarificar o porquê das dificuldades encontradas para ensinar esses paradigmas, foi sua experiência de 30 anos como professor de Biologia. Observava, entre os alunos, basicamente duas posturas: uma de reflexão e surpresa, e outra acética, tensa e conflituosa quanto à abordagem científica desse assunto. A metodologia para o desenvolvimento do presente trabalho foi dividida em três etapas: a primeira é caracterizada como exploratória, na qual se busca conhecimento sobre o ensino dessa temática em diversos países do Ocidente, principalmente naqueles onde predomina o cristianismo. Foi realizado uma revisão de trabalhos que abordam os temas origem e evolução da vida. Na segunda etapa, foi feita uma reflexão sobre a natureza da Ciência e o letramento científico. No campo empírico, a metodologia utilizada foi do tipo qualitativa, centrada num estudo coletivo de caso. Na terceira etapa, o foco foi baseado em inquéritos com professores e estudantes, com a finalidade de perceber o ensino desse tema no Brasil. Também foram realizadas uma série de questionamentos com esse público sobre suas crenças epistemológicas e a relação com o processo de ensino e aprendizagem da temática, um tipo apropriado de metodologia para o objeto empírico do nosso interesse. Concluímos que concepções errôneas sobre a natureza da Ciência e sobre a teoria da evolução estariam dificultando o ensino, juntamente com influências religiosas e extremismo de questões científicas ou religiosas.
  • Item
    Motivação materna para o envolvimento na escolarização na perspectiva da educação inclusiva
    (2022) Silva, Eliana Gavillon Barbosa da; Pedro, Isaura Fernanda Graça, orient.
    O envolvimento parental junto à escolarização do filho é um construto dinâmico que sofre influência de inúmeros fatores e variáveis, e reflete em melhores resultados acadêmicos ao aluno. As políticas educativas em Portugal apontam para uma cultura de envolvimento parental, reconhecendo os pais como recurso significativo de apoio à inclusão e sucesso acadêmico do aluno. Contudo, os pais de alunos com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, muitas vezes, relatam dificuldades no envolvimento junto à escolarização. O estudo teve como objetivo analisar em que medida fatores psicossociais, contextuais e sociodemográficos influenciam as práticas de envolvimento das mães na vida escolar dos filhos. Esta análise diz respeito às práticas desenvolvidas no contexto residencial, tendo por base o modelo teórico desenvolvido por Hoover-Dempsey e Sandler (1997, 2005) e a utilização deste modelo na população portuguesa (Pedro, 2010). Responderam ao questionário 159 mães de alunos do 1º e 2º ciclos de escolaridade do Ensino Básico com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, de escolas públicas da região de Lisboa. Os resultados confirmam a influência da percepção de responsabilidade sobre a escolarização e os convites do aluno para o envolvimento sobre as práticas de apoio às tarefas escolares e comunicação sobre a escolaridade. Confirmou-se também a influência dos fatores sociodemográficos sobre as práticas. Palavras- Chave: Envolvimento parental na escolarização, motivadores parentais, alunos com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.
  • Item
    Estudo de um programa com realidade virtual na promoção do funcionamento executivo em crianças em idade escolar identificadas com dificuldades de aprendizagem: um ensaio controlado aleatorizado
    (2022) Santos, Lucileide Vieira; Oliveira, Jorge, orient.
    Este estudo teve como objetivo avaliar a adequação de um programa de intervenção cognitiva com recurso à realidade virtual, na melhoria do funcionamento executivo em crianças em idade escolar com dificuldades de aprendizagem. Participaram neste estudo 19 crianças, de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, que moravam e estudavam no concelho de Oeiras e que foram aleatoriamente distribuídos por dois grupos, um de controlo e um experimental. Inicialmente foi aplicado um questionário sociodemográfico, um questionário para avaliar comportamentos relacionados com as funções executivas respondido por pais/professores/explicadores e a prova TI-BAFEC que avalia as funções executivas em crianças. O programa de realidade virtual apresentava um cenário que incluía uma escola virtual, onde eram realizadas tarefas de carácter cognitivo, com o objetivo de estimular funções cognitivas, como a memória, a atenção ou leitura, e executivas, como o planeamento ou a sequenciação. Após a aplicação do programa ao grupo experimental, os dois grupos foram novamente avaliados com o questionário de comportamentos e a TI-BAFEC. Os resultados mostraram uma melhoria significativa no grupo experimental, em sete das oito dimensões do questionário de comportamentos e em todos os descritores da TI-BAFEC, não se tendo verificado qualquer melhoria significativa no grupo de controlo, com exceção de um descritor do TI-BAFEC. Concluiu-se que a intervenção com o programa de realidade virtual foi adequada, com melhorias verificadas ao nível do comportamento e do rendimento das funções executivas. Estes resultados foram discutidos, de acordo com o enquadramento teórico apresentado e, no final, referem-se as limitações deste trabalho e apresentadas sugestões para estudos futuros. Palavras-Chave: Funções executivas, realidade virtual, reabilitação cognitiva, dificuldades de aprendizagem
  • Item
    As dimensões e as causas do insucesso escolar no ensino secundário em Moçambique : um estudo no distrito urbano de Kamavota
    (2022) Sinre, Pedro Laso; Benavente, Ana, orient.
    O presente estudo tem como objetivo compreender as dimensões e as causas do fenómeno do insucesso escolar na sociedade moçambicana na província do Maputo. O estudo é de âmbito urbano, com destaque para o caso do Distrito Municipal (DM) de KaMavota. Optámos por uma perspetiva de pesquisa qualitativa e utilizando como instrumento de recolha de dados um questionário aplicado aos alunos, e entrevistas aos professores e gestores escolares. A questão de partida foi formulada nos seguintes termos: que factores contribuem para o insucesso escolar dos alunos no ensino secundário no Distrito Urbano de Kamavota? O objeto de estudo consiste na identificação e análise dos motivos do insucesso escolar no Ensino Secundário Geral na perspetiva de adolescentes/jovens que frequentam um conjunto de três escolas na zona urbana da cidade do Maputo e na perspetiva de professores e gestores. A pesquisa foi realizada nas escolas secundárias de Laulane, Força do Povo, e 1 de Novembro, todas localizadas no DM KaMavota. No estudo foi constatado que o insucesso escolar no KaMavota, na perspetiva dos intervenientes, é influenciado por aspetos sociais, culturais e financeiros da família, pelo grau de participação dos pais na vida escolar do aluno, pelas políticas educativas e a organização escolar, pela qualidade dos professores existentes no Sistema Nacional de Educação (SNE) e pelas caraterísticas e empenho do próprio aluno. O insucesso escolar nas escolas secundárias do DM KaMavota está relacionado com a fraca qualidade do ensino. Esta limitação está ligada à deficiência na formação do professor, que apresenta lacunas como educador e também como aluno. E este problema é agravado com um elevado rácio aluno-professor, que advém da necessidade de expansão do ensino que não está sendo acompanhada com o aumento de infraestruturas e de recursos pedagógicos e pretende obedecer a uma política de educação para todos (EPT). Muitos alunos atribuem o seu fraco rendimento à falta de tempo em casa para preparar as lições devido a trabalhos domésticos, e a participação em atividade de rendimento para fazer face às despesas de educação. A participação dos pais na vida escolar é, ainda, muito limitada, fato que também influencia no rendimento escolar dos alunos, em face da rotura da relação escola-família-comunidade.
  • Item
    As artes marciais & desportos de combate no contexto do ensino na educação física escolar : efeitos da práxis pedagógica na concepção de estudantes
    (2022) Mariano, Eder Rodrigo; Monteiro, Luís Fernandes, orient.
    Os estudos sobre o ensino das Artes Marciais e Desportos de Combate (AM&DC) no contexto da Educação Física escolar são escassos, no Brasil. A literatura científica alvitra várias pistas e propostas para a abordagem das AM&DC, mas carecem as investigações sobre a temática em diferentes períodos escolares e com objetivos distintos, que envolvam a intervenção pedagógica e os seus efeitos. Com o objetivo de colmatar esta lacuna, realizámos uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo, no âmbito da Educação, procurando revelar o efeito das práxis pedagógicas das AM&DC na opinião e perceções dos estudantes do ensino secundário. Em termos metodológicos, foram realizados 6 encontros semanais, com uma aula teórica e prática subsequentes, com a duração de 50 minutos cada. Foram contempladas nesta análise 13 modalidades de AM&DC: Judô, Jiu-Jitsu, Sumô, Huka-Huka, Greco-Romana; Boxe, Capoeira, Karatê, Muay-Thai e Taekwondo; Esgrima (Espada, Sabre, Florete). A população-alvo da pesquisa abrangeu 150 alunos do ensino secundário, distribuídos em 5 turmas. Para ingressar na pesquisa os alunos teriam que apresentar o consentimento e serem autorizados pelos pais e responderem ao inquérito por questionário aplicado no início e no final do estudo. Só foram incluídos no estudo os alunos que participaram, no mínimo, em 8 (75%) aulas. Para análise dos conteúdos das respostas adotou-se a análise categorial de Bardin, a codificação e planificação dos dados recorrendo ao ‘Statistical Packaged for the Social Sciences’ (SPSS). Na análise estatística dos dados teve-se em conta o teste não paramétrico de Wilcoxon. Com a definição de um Modelo de Análise Desagregado, adotou se as dimensões educacional, cultural, social e motora para discussão das respostas. Em termos de resultados, verificou-se que houve um efeito positivo na opinião e percepção dos alunos sobre o significado e a finalidade das AM&DC na Educação Física. Para esse efeito, registou-se a eficácia das aulas na mudança de perspectiva discente no que diz respeito aos aspectos educacionais e culturais, reconhecidos como fundamentais na sua formação pessoal. Devido às práticas de AM&DC os alunos revelaram o impacto positivo na promoção das relações sociais, no combate ao preconceito de género e à exclusão. Conlui-se, no aspecto das capacidades físicas que o efeito da práxis pedagógica resultou em melhorias no tempo de reação e na aprendizagem de novos movimentos, segundo a perceção dos alunos.