Doutoramento em Educação

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    Justiça social e educação : o contributo do programa bolsa família para a universalização da educação básica no Brasil (2004-2016)
    (2023) Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga; Teodoro, António, orient.
    O objeto desta investigação é o Programa de Transferência de Renda Bolsa Família (PBF), com foco na condicionalidade da educação. O objetivo geral da pesquisa é compreender a contribuição do Programa para o fortalecimento e a universalização da educação básica. O problema é: como o PBF pôde contribuir com a universalização da educação básica? O direito à educação está no embasamento legal para subsidiar o diálogo das estratégias destinadas à garantia do acesso de todos à educação. Quer-se verificar como as políticas podem contribuir para a aceleração da universalização da educação básica no Brasil. As categorias de análise assentam-se nos conceitos pobreza, desigualdade social, qualidade da educação, condicionalidade. Trata-se de pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica. Recorre-se a teóricos que abordam a matéria e à legislação que expressa as políticas de proteção social contribuindo para a universalização do direito à educação básica. Leva-se em conta os resultados da frequência escolar, a evasão e a aprovação, com base nos dados apresentados pelo Sistema de Acompanhamento da Frequência/MEC. Conclui-se que se adotados os critérios de amplitude, continuidade e dialogicidade, fortalecendo integração horizontal articulada intersetorialmente, pode-se minimizar as condições de vulnerabilidade que são apresentadas às escolas se adotados os princípios: cuidar e educar.
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    A avaliação do desempenho docente em Portugal : contradições e paradoxos
    (2023) Guedes, Teresa Cristina Melo e; Duarte, Rosa Serradas, orient.
    O presente trabalho incide no modelo de avaliação do desempenho docente, regulado pelo DR 26/2012 de 21 de fevereiro, que introduziu entre outros aspetos, a componente da avaliação externa do desempenho, enfatizando o papel de um avaliador externo à escola. Procura estudar os efeitos deste modelo com base nas opiniões dos diretores de AE/ENA, dos diretores de CFAE e de avaliadores externos e saber qual o contributo para a melhoria: do desenvolvimento profissional dos docentes; das aprendizagens dos alunos e do funcionamento das Escolas. A metodologia utilizada foi de natureza mista, qualitativa e quantitativa e decorreu em quatro fases: na primeira fase, procedeu-se à pesquisa bibliográfica; na segunda fase, entrevistaram-se seis diretores de AE/ENA, cinco diretores de CFAE e cinco avaliadores externos. A partir dos dados recolhidos elaboraram-se três inquéritos por questionário, que se aplicaram, numa terceira fase, a 111 diretores de AE/ENA, 49 diretores de CFAE e 527 avaliadores externos. Na quarta fase, procedeu-se à análise, comparação e discussão dos dados recolhidos. Os dados apurados neste estudo não evidenciam que este modelo de avaliação tenha contribuído para a melhoria da qualidade do ensino, para o desenvolvimento profissional dos docentes ou para a melhoria do desenvolvimento organizacional das escolas. Paradoxalmente, verifica-se que não há qualquer relacionamento entre os diversos intervenientes da avaliação dos docentes e o sigilo da avaliação levado ao extremo contribuiu para a opacidade do sistema. Este modelo revelou ser gerador de grandes arbitrariedades, funcionando como um instrumento ao serviço da regulação da progressão na carreira.
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    A formação do valor solidariedade através do ensino do desporto nas aulas de educação física
    (2023) Oliveira, Lúcio Carlos Dias; Brás, José Gregório Viegas, orient.
    A pesquisa avaliou a eficácia de uma alternativa metodológica par formar Valores em Geral e a Solidariedade em específico, através da prática do Desporto nas aulas de Educação Física do Ensino Médio da cidade de Pinheiro – MA. A ferramenta foi criada durante o mestrado em Educação do autor, tendo sua aplicação na presente pesquisa, se concentrando principalmente na práxis docente nas aulas de Educação Física. Utilizou-se de pesquisa de campo, com base em pesquisa ação. A análise de dados utilizada, foi o método de análise de conteúdo. Os instrumentos foram dois questionários com todo o universo da pesquisa, composta por 1080 alunos e 13 professores de Educação Física, duas entrevistas por Grupo Focal, ocorrida antes e depois da aplicação da ferramenta com 70 alunos e aplicação da ferramenta com observação direta destas duas turmas, representando o grupo de intervenção, durante 33 aulas, e um grupo controle, totalizando, também 70 alunos. A validação da ferramenta concluiu de que, não somente o Desporto se configura como um espaço de excelência para a formação social, de valores e da solidariedade, mas, também, como uma proposta bem elaborada, que permita ao aluno exercitar sua reflexão crítica e o desenvolvimento da autonomia do aluno, poderá resinificar se posicionamento social e sua participação e intervenção na sociedade.
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    A ecologia da caatinga de Gonzaga: uma educação entre a topofilia e a topofobia no semiárido Pernambucano
    (2022) Nascimento, Valéria Godoi do; Gonçalves, Maria Neves L., orient.
    A Caatinga é o único bioma endêmico no Brasil e traz exemplares biológicos singulares no planeta. Este fato eleva sua importância ambiental a nível mundial. Neste cenário de clima semiárido, encontramos um bioma com ampla presença antrópica, que acaba ocasionando impactos danosos a esse ecossistema. A educação formal tem papel fundamental na reversão dessa situação e deve estar fundamentada num currículo que aborde uma educação ambiental que objetiva promover o elo de apego e familiaridade dos habitantes da Caatinga com seu ambiente físico e natural, fenômeno denominado de topofilia. Assim, esta investigação visou analisar as representações topofílicas e topofóbicas de estudantes e professores de três escolas públicas presentes em diferentes ecorregiões do semiárido pernambucano, tendo como base obras antológicas do cantor e compositor brasileiro Luiz Gonzaga que retratam a Caatinga. A natureza desta investigação é qualitativa e quantitativa pois foi aplicado um questionário a estudantes e realizou-se entrevistas semiestruturadas a doze professores, todos pertencentes as três escolas de ecorregiões do semiárido investigadas. Os questionários foram analizados através da análise estatística SPSS e as falas das entrevistas através da análise de conteúdo de Coutinho (2006) e Laville e Dionne (1999), tendo como obras de referência para conceito Dreyfus (2012), Garrard (2006), Tuan (2012) e outros. Conclusivamente a pesquisa identificou a predominância de representação topofílica acerca do semiárido na instituição escolar que vivencia efetivamente a Caatinga em seu currículo escolar, o contrário ocorre na instituição escolar com maior predominância topofóbica onde professores e estudantes demonstraram menor conhecimento acerca do bioma Caatinga. Palavras-chave: Ecologia. Educação formal. Bioma Caatinga. Topofilia. Topofobia. Luiz Gonzaga.
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    Satisfação profissional e a qualidade da prática letiva do professor de educação física
    (2023) Carvalho, Rosimeria Maria Braga de; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.
    O objetivo desta investigação foi analisar os fatores da Satisfação Profissional que podem ter influência na qualidade da prática letiva de professores de Educação Física dos três Sistemas de Ensino Médio ofertados pela rede pública estadual na Região metropolitana de São Luís do Maranhão. A fundamentação teórica do estudo priorizou as referências relacionadas às questões da satisfação profissional e da ação docente em Educação Física e seus fatores intervenientes. Esta pesquisa tem caraterísticas exploratória, descritiva e documental, com abordagem qualitativa que se utilizou de dados de instrumentos quantitativos para complementar a qualificação dos sujeitos e dos fatos. Os dados foram coletados por meio de questionários validados e realizado um pré-teste na versão preliminar, aplicados a 137 professores, para identificar o perfil sociodemográfico e profissional e outro para avaliar o nível da satisfação docente. Recorreu-se a observação das aulas práticas a 12 docentes, para analisar a prática letiva e as entrevistas semiestruturadas para aprofundamento do fenômeno pesquisado. Para análise dos dados quantitativos, aplicou-estatística descritiva e a análise fatorial através de softwares estatístico IBM SPSS Statistics 22 (2013) e para entrevistas e observação das aulas utilizou-se a análise descritiva de conteúdo, baseado em Bardin(2011). Os resultados apontaram que os fatores da satisfação profissional com influência na prática letiva são os domínios que caracterizam a Relação Profissional, Autonomia, Natureza do Trabalho, Recompensa. Já o Domínio Condições de Trabalho, apesar de importante para a prática pedagógica, não foi fator determinante na satisfação. Ao final, apresentou-se as recomendações a partir dos indicadores visando propor iniciativas voltadas a políticas públicas de formação profissional e promoção a saúde docente, entendida como política fundamental a um processo educativo de qualidade e propor novas discussões, ampliando o conhecimento produzidos sobre docência em EF no ensino Básico. Palavras-chave: Satisfação Profissional; Qualidade da Prática Letiva; Professor de Educação Física
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    Do livro didático à leitura literária : mediação e receção na formação do leitor da educação de jovens e adultos
    (2023) Silva, Jeanne Sousa da; Gonçalves, Maria Neves L., orient.
    Esta pesquisa, intitulada “DO LIVRO DIDÁTICO À LEITURA LITERÁRIA: mediação e recepção na formação do leitor da Educação de Jovens e Adultos”, sob à luz dos pressupostos da Estética da Recepção, objetivou investigar a abordagem dos textos literários existentes no livro didático e o processo de mediação docente desse recurso na EJA, e com base nos resultados obtidos apresentar uma proposta didático-pedagógica, para a leitura do texto literário, tendo como foco central o leitor. No aspecto metodológico, a pesquisa é de abordagem qualitativa de um estudo de caso, agregando também instrumentos e técnicas quantitativas. Para coleta de dados os instrumentos eleitos foram a entrevista, realizada com professores e o questionário aplicado com os alunos do Centro de Ensino “Cidade de São Luís”, escola situada na capital do Estado do Maranhão - Brasil. A observação participante também foi um valioso instrumento de apreensão da realidade em salas de aula da EJA I, pois junto com os demais instrumentos fez ecoar as vozes dos sujeitos da pesquisa e com elas uma maior percepção sobre o contexto e a vivência deles na escola. Nesse percurso, utilizou se um referencial teórico voltado para três assuntos diferentes, mas que coadunam em sua natureza discursiva: o letramento literário; a formação do professor mediador e o livro didático. Essa aproximação foi necessária por conta da proposta pretendida, uma vez que se compreende a formação do leitor a partir de uma prática mediadora, voltada para o letramento crítico, tendo como fonte principal de leitura o texto literário, que nesse caso, foi analisado no suporte livro didático. A proposta utilizou como parâmetro o método recepcional, desenvolvido pelas professoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993), no qual a leitura do texto literário segue algumas etapas definidas, com base na teoria da Estética da Recepção de Hans Robert Jauss (1994), são elas: a determinação dos horizontes de leitura, o atendimento do horizonte, o questionamento e a ruptura do horizonte inicial e, por fim a ampliação dos horizontes de leitura do leitor. No entanto, diferente da pesquisa realizada pelas referidas professoras, a proposta desenvolvida utilizou-se de textos literários contidos no livro didático voltados para a EJA, com a intenção de apresentar a eficácia do método recepcional em turmas da EJA, evidenciando que o livro didático pode ser um excelente material de letramento literário nas mãos de professores que percebem sua prática como um instrumento significativo, baseada em atos de mediação e transformação, na qual o leitor ocupa lugar central.
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    Avaliação da política pública de tecnologia em educação no RN, Brasil
    (2023) Teixeira, Solange Sara Pontes; Franco, Dulce Maria, orient.
    A presente investigação tem como objetivo a análise das políticas públicas de tecnologia educacional, a partir do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), no período de 2007 a 2021 no Estado do Rio Grande do Norte. Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados neste estudo seguiram uma abordagem qualitativa, tomando como base os princípios da abordagem do ciclo de políticas, policy cycle approach, formulada por Stephen Ball. A população do estudo foi composta pelos professores que realizaram cursos nos NTE ativos no Estado e pelas três coordenadoras que atuaram no ProInfo a nível local. Foi construído, validado e aplicado um inquérito por questionário para os professores e entrevistas às coordenadoras do programa. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo e a interpretação destes foram organizados por meio do software MAXQDA 2022. Os resultados da pesquisa indicaram que o programa, nas perspectivas dos participantes, é relevante para a inserção das tecnologias digitais na educação, embora não tenha alcançado plenamente os seus objetivos em relação ao uso das TDCI na Rede Pública Estadual de Ensino.
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    Feminismo e a educação : um estudo de caso à luz do ensino religioso feminino das filhas da caridade
    (2022) Borges, Andressa Leoni Leandro da Silva; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.
    No Brasil, a Igreja Católica, como instituição, segmentou o padrão da mulher através da disciplina e a manutenção da ordem e dos ―bons costumes‖, pelo meio das inúmeras escolas básicas femininas espalhadas pelo país. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa é analisar a influência das normas religiosas que moldam os comportamentos das mulheres numa instituição de ensino religioso feminino das Filhas da Caridade no Estado do Maranhão. Em termos metodológicos, a nossa pesquisa configura um estudo de caso de natureza qualitativa, alicerçado em fontes e instrumentos de recolha de dados, qualitativos e quantitativos, sujeitos a análise categorial e estatística. Recorremos ainda a fontes escritas, a partir de uma leitura interpretativa da evolução do Regimento Interno de 2018 e ainda em vigor na instituição. A análise comparativa das perceções dos sujeitos foi realizada, cruzando as opiniões dos 349 alunos com as 10 ex-alunas e os relatos pessoais das professoras, com o intuito de contribuir para o aprofundamento da realidade contextualizada. Concluímos que os alunos continuam, sistematicamente, a revelar uma visão muito conservadora, evidenciando opiniões divergentes relativamente às próprias leis vigentes no país, que primam pela igualdade de direitos entre cidadãos e cidadãs. E esse conservadorismo surge em pequenos traços do quotidiano no ambiente escolar, nas brincadeiras e no formato que configura a distinção dos alunos. Contudo, e impulsionado pelos normativos legais, na área da Educação, gradualmente os valores democráticos de equidade de género começam a predominar na instituição, cumprindo um desígnio educativo social e igualitário.
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    A (re)construção dos saberes docentes do pedagogo hospitalar
    (2021) Lima, Laurisana Dantas; Sousa, Óscar Conceição de, orient.
    Esta tese de doutoramento em educação, vinculada à linha formação de professores, buscou compreender a (re)construção dos saberes dos pedagogos hospitalares. No campo teórico, por meio de leituras e reflexões, os autores foram levados a dialogarem com a questão de partida proposta: como decorre o processo de (re)construção dos saberes dos pedagogos para trabalharem com crianças e adolescentes em contexto hospitalar? O lócus do estudo foi uma ala pediátrica de um hospital público do estado de Sergipe, Brasil. Para alcançarmos os objetivos do estudo, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, caracterizada como um estudo de caso. Os sujeitos participantes foram sete (7) pedagogas. A recolha de dados ocorreu através de uma entrevista semiestruturada e de uma observação participante, e posteriormente, analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos indicam que os saberes docentes das pedagogas participantes no estudo são de origem e natureza diversas, porém, ressaltamos que esses resultados também indicam algumas lacunas no processo de (re)construção dos saberes docentes para atuar em ambiente hospitalar. Face aos resultados do estudo, perspectivamos algumas recomendações para o fortalecimento e construção dos saberes docentes dos profissionais de pedagogia.
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    À raiz do problema do pensamento reflexivo : a aprendizagem experiencial colaborativa de KOLB em estudantes de marketing
    (2022) Bogas, Paulo Sérgio Ribeiro de Araújo; Estrela, Elsa Maria Bacala, orient.
    As intervenções pedagógicas experienciais oferecem a possibilidade de desenvolverem abordagens à aprendizagem profundas através de oportunidades de experimentação, embora grupos de estudantes sejam menos permeáveis a este tipo de abordagem. Estas intervenções carecem de caraterísticas importantes a serem valorizadas por educadores de marketing. Deste modo, o objetivo do estudo pretendeu identificar os fatores que ajudam a compreender a razão pela qual alguns educandos, após uma intervenção pedagógica, no âmbito de uma unidade curricular específica, desenvolvem uma abordagem à aprendizagem profunda e outros superficial, bem como, identificar as estratégias que melhor se adequam a cada perfil de estudante. Para tal, recorreu-se a uma intervenção pedagógica de natureza quasi-experimental, com metodologia mista. Como resultados principais aponta-se para que, perante um mesmo contexto, a resposta dos estudantes em termos de abordagens à aprendizagem pode ser descrita como: estudantes que reforçam a abordagem profunda inicial, estudantes que mantém o nível de abordagem profunda inicial e outros que mudam de uma ênfase na abordagem profunda para uma mais próxima de superficial. O resultado da investigação sugere a inclusão de atividades pedagógicas e uma didática integradora de diferentes motivações e estratégias iniciais, conducentes a uma possível adoção de abordagens profundas, uma vez que revelou diferenças estatísticas significativas na diferença nos scores da abordagem profunda/superficial e o nível experiencial percecionado e a diferença no score da abordagem profunda/superficial. Ao se ter identificado três perfis de estudantes com graus diferentes de permeabilização a uma intervenção pedagógica, sugere-se, assim, estratégias de intervenção distintas e concomitantes que permitam integrar as motivações e estratégias respetivas dos três grupos conducentes, possivelmente, à adoção de abordagens descritas como profundas, em detrimento das superficiais. A relevância/originalidade desta investigação resulta da metodologia mista a qual contribui com sugestões de atividades pedagógicas, a viva-voz, que permitem uma maior integração de estudantes com perfis distintos.
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    Formação de professores do 1.º ciclo do ensino básico e criatividade: : o caso português no início do século XXI
    (2022) Arroteia, Ana Carolina Duarte Rodrigues; Vieira, Ricardo Manuel das Neves, orient.
    Inúmeros estudos científicos apontam para a importância da criatividade em prol do desenvolvimento individual e de toda a sociedade (UNESCO, 2016; OCDE, 2018). No contexto português, a investigadora procurou conhecer as relações entre as recomendações do Ministério de Educação, os currículos escolares do Curso de Mestrado de Formação de Professores do 1ºciclo de Ensino Básico e as representações sociais de docentes e discentes acerca do desenvolvimento da criatividade em contexto de formação de professores. À luz do paradigma sistémico de complexidade (Morin, 1996) e baseada numa investigação interpretativa e compreensiva (Amado, 2014; Faria e Vieira, 2016) combinou informações obtidas através da revisão da literatura, entrevistas individuais, grupais, e de questionários, tendo observado uma pontual valorização da promoção da criatividade aquando da formação de futuros professores, quer através da legislação, currículos, ou representações sociais aferidas acerca das práticas educativas. Denota-se, assim, a urgência de uma atualização do quadro legislativo e governamental, curricular ao nível das instituições educativas, e das práticas pedagógicas adotadas, por forma a assegurar uma maior coerência entre orientações de organizações mundiais, estudos científicos e premissas atuais do Ministério da Educação português, para os quais a emergência da criatividade e urgência do seu desenvolvimento para viver no século XXI estão bem patentes. Palavras-Chave: Criatividade, Educação, Formação de Professores de 1ºciclo
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    O ensino da origem e evolução da vida : concepções de ciência e de religião de professores e alunos no ensino médio e superior
    (2022) Melo, Júlio de Fatimo Rodrigues de; Vieira, Nuno Miguel Cardoso, orient.
    Embora bem estabelecida cientificamente, a teoria da evolução de Charles Darwin ainda é vista como assunto controverso entre os profissionais da educação e estudantes. Esse assunto já originou processos nos tribunais dos Estados Unidos, mas o problema não está restrito a esse país, pesquisas sinalizam a dificuldade de estudantes e professores em assimilar conceitos evolutivos em diversas partes do globo. O presente trabalho objetiva compreender como as crenças epistemológicas de professores e estudantes interferem no processo de ensino e aprendizagem das teorias sobre a origem e evolução da vida. A motivação que conduziu o autor na direção de tentar clarificar o porquê das dificuldades encontradas para ensinar esses paradigmas, foi sua experiência de 30 anos como professor de Biologia. Observava, entre os alunos, basicamente duas posturas: uma de reflexão e surpresa, e outra acética, tensa e conflituosa quanto à abordagem científica desse assunto. A metodologia para o desenvolvimento do presente trabalho foi dividida em três etapas: a primeira é caracterizada como exploratória, na qual se busca conhecimento sobre o ensino dessa temática em diversos países do Ocidente, principalmente naqueles onde predomina o cristianismo. Foi realizado uma revisão de trabalhos que abordam os temas origem e evolução da vida. Na segunda etapa, foi feita uma reflexão sobre a natureza da Ciência e o letramento científico. No campo empírico, a metodologia utilizada foi do tipo qualitativa, centrada num estudo coletivo de caso. Na terceira etapa, o foco foi baseado em inquéritos com professores e estudantes, com a finalidade de perceber o ensino desse tema no Brasil. Também foram realizadas uma série de questionamentos com esse público sobre suas crenças epistemológicas e a relação com o processo de ensino e aprendizagem da temática, um tipo apropriado de metodologia para o objeto empírico do nosso interesse. Concluímos que concepções errôneas sobre a natureza da Ciência e sobre a teoria da evolução estariam dificultando o ensino, juntamente com influências religiosas e extremismo de questões científicas ou religiosas.
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    Motivação materna para o envolvimento na escolarização na perspectiva da educação inclusiva
    (2022) Silva, Eliana Gavillon Barbosa da; Pedro, Isaura Fernanda Graça, orient.
    O envolvimento parental junto à escolarização do filho é um construto dinâmico que sofre influência de inúmeros fatores e variáveis, e reflete em melhores resultados acadêmicos ao aluno. As políticas educativas em Portugal apontam para uma cultura de envolvimento parental, reconhecendo os pais como recurso significativo de apoio à inclusão e sucesso acadêmico do aluno. Contudo, os pais de alunos com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, muitas vezes, relatam dificuldades no envolvimento junto à escolarização. O estudo teve como objetivo analisar em que medida fatores psicossociais, contextuais e sociodemográficos influenciam as práticas de envolvimento das mães na vida escolar dos filhos. Esta análise diz respeito às práticas desenvolvidas no contexto residencial, tendo por base o modelo teórico desenvolvido por Hoover-Dempsey e Sandler (1997, 2005) e a utilização deste modelo na população portuguesa (Pedro, 2010). Responderam ao questionário 159 mães de alunos do 1º e 2º ciclos de escolaridade do Ensino Básico com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, de escolas públicas da região de Lisboa. Os resultados confirmam a influência da percepção de responsabilidade sobre a escolarização e os convites do aluno para o envolvimento sobre as práticas de apoio às tarefas escolares e comunicação sobre a escolaridade. Confirmou-se também a influência dos fatores sociodemográficos sobre as práticas. Palavras- Chave: Envolvimento parental na escolarização, motivadores parentais, alunos com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.
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    Estudo de um programa com realidade virtual na promoção do funcionamento executivo em crianças em idade escolar identificadas com dificuldades de aprendizagem: um ensaio controlado aleatorizado
    (2022) Santos, Lucileide Vieira; Oliveira, Jorge, orient.
    Este estudo teve como objetivo avaliar a adequação de um programa de intervenção cognitiva com recurso à realidade virtual, na melhoria do funcionamento executivo em crianças em idade escolar com dificuldades de aprendizagem. Participaram neste estudo 19 crianças, de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, que moravam e estudavam no concelho de Oeiras e que foram aleatoriamente distribuídos por dois grupos, um de controlo e um experimental. Inicialmente foi aplicado um questionário sociodemográfico, um questionário para avaliar comportamentos relacionados com as funções executivas respondido por pais/professores/explicadores e a prova TI-BAFEC que avalia as funções executivas em crianças. O programa de realidade virtual apresentava um cenário que incluía uma escola virtual, onde eram realizadas tarefas de carácter cognitivo, com o objetivo de estimular funções cognitivas, como a memória, a atenção ou leitura, e executivas, como o planeamento ou a sequenciação. Após a aplicação do programa ao grupo experimental, os dois grupos foram novamente avaliados com o questionário de comportamentos e a TI-BAFEC. Os resultados mostraram uma melhoria significativa no grupo experimental, em sete das oito dimensões do questionário de comportamentos e em todos os descritores da TI-BAFEC, não se tendo verificado qualquer melhoria significativa no grupo de controlo, com exceção de um descritor do TI-BAFEC. Concluiu-se que a intervenção com o programa de realidade virtual foi adequada, com melhorias verificadas ao nível do comportamento e do rendimento das funções executivas. Estes resultados foram discutidos, de acordo com o enquadramento teórico apresentado e, no final, referem-se as limitações deste trabalho e apresentadas sugestões para estudos futuros. Palavras-Chave: Funções executivas, realidade virtual, reabilitação cognitiva, dificuldades de aprendizagem
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    As dimensões e as causas do insucesso escolar no ensino secundário em Moçambique : um estudo no distrito urbano de Kamavota
    (2022) Sinre, Pedro Laso; Benavente, Ana, orient.
    O presente estudo tem como objetivo compreender as dimensões e as causas do fenómeno do insucesso escolar na sociedade moçambicana na província do Maputo. O estudo é de âmbito urbano, com destaque para o caso do Distrito Municipal (DM) de KaMavota. Optámos por uma perspetiva de pesquisa qualitativa e utilizando como instrumento de recolha de dados um questionário aplicado aos alunos, e entrevistas aos professores e gestores escolares. A questão de partida foi formulada nos seguintes termos: que factores contribuem para o insucesso escolar dos alunos no ensino secundário no Distrito Urbano de Kamavota? O objeto de estudo consiste na identificação e análise dos motivos do insucesso escolar no Ensino Secundário Geral na perspetiva de adolescentes/jovens que frequentam um conjunto de três escolas na zona urbana da cidade do Maputo e na perspetiva de professores e gestores. A pesquisa foi realizada nas escolas secundárias de Laulane, Força do Povo, e 1 de Novembro, todas localizadas no DM KaMavota. No estudo foi constatado que o insucesso escolar no KaMavota, na perspetiva dos intervenientes, é influenciado por aspetos sociais, culturais e financeiros da família, pelo grau de participação dos pais na vida escolar do aluno, pelas políticas educativas e a organização escolar, pela qualidade dos professores existentes no Sistema Nacional de Educação (SNE) e pelas caraterísticas e empenho do próprio aluno. O insucesso escolar nas escolas secundárias do DM KaMavota está relacionado com a fraca qualidade do ensino. Esta limitação está ligada à deficiência na formação do professor, que apresenta lacunas como educador e também como aluno. E este problema é agravado com um elevado rácio aluno-professor, que advém da necessidade de expansão do ensino que não está sendo acompanhada com o aumento de infraestruturas e de recursos pedagógicos e pretende obedecer a uma política de educação para todos (EPT). Muitos alunos atribuem o seu fraco rendimento à falta de tempo em casa para preparar as lições devido a trabalhos domésticos, e a participação em atividade de rendimento para fazer face às despesas de educação. A participação dos pais na vida escolar é, ainda, muito limitada, fato que também influencia no rendimento escolar dos alunos, em face da rotura da relação escola-família-comunidade.
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    As artes marciais & desportos de combate no contexto do ensino na educação física escolar : efeitos da práxis pedagógica na concepção de estudantes
    (2022) Mariano, Eder Rodrigo; Monteiro, Luís Fernandes, orient.
    Os estudos sobre o ensino das Artes Marciais e Desportos de Combate (AM&DC) no contexto da Educação Física escolar são escassos, no Brasil. A literatura científica alvitra várias pistas e propostas para a abordagem das AM&DC, mas carecem as investigações sobre a temática em diferentes períodos escolares e com objetivos distintos, que envolvam a intervenção pedagógica e os seus efeitos. Com o objetivo de colmatar esta lacuna, realizámos uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo, no âmbito da Educação, procurando revelar o efeito das práxis pedagógicas das AM&DC na opinião e perceções dos estudantes do ensino secundário. Em termos metodológicos, foram realizados 6 encontros semanais, com uma aula teórica e prática subsequentes, com a duração de 50 minutos cada. Foram contempladas nesta análise 13 modalidades de AM&DC: Judô, Jiu-Jitsu, Sumô, Huka-Huka, Greco-Romana; Boxe, Capoeira, Karatê, Muay-Thai e Taekwondo; Esgrima (Espada, Sabre, Florete). A população-alvo da pesquisa abrangeu 150 alunos do ensino secundário, distribuídos em 5 turmas. Para ingressar na pesquisa os alunos teriam que apresentar o consentimento e serem autorizados pelos pais e responderem ao inquérito por questionário aplicado no início e no final do estudo. Só foram incluídos no estudo os alunos que participaram, no mínimo, em 8 (75%) aulas. Para análise dos conteúdos das respostas adotou-se a análise categorial de Bardin, a codificação e planificação dos dados recorrendo ao ‘Statistical Packaged for the Social Sciences’ (SPSS). Na análise estatística dos dados teve-se em conta o teste não paramétrico de Wilcoxon. Com a definição de um Modelo de Análise Desagregado, adotou se as dimensões educacional, cultural, social e motora para discussão das respostas. Em termos de resultados, verificou-se que houve um efeito positivo na opinião e percepção dos alunos sobre o significado e a finalidade das AM&DC na Educação Física. Para esse efeito, registou-se a eficácia das aulas na mudança de perspectiva discente no que diz respeito aos aspectos educacionais e culturais, reconhecidos como fundamentais na sua formação pessoal. Devido às práticas de AM&DC os alunos revelaram o impacto positivo na promoção das relações sociais, no combate ao preconceito de género e à exclusão. Conlui-se, no aspecto das capacidades físicas que o efeito da práxis pedagógica resultou em melhorias no tempo de reação e na aprendizagem de novos movimentos, segundo a perceção dos alunos.
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    Política de Ensino Superior no curso presencial de contabilidade: do financiamento público do Ensino
    (2022) Gemaque, Licia Santos Buhaten; Galego, Carla Cristina Marques, orient.
    No Brasil, o acesso ao ensino superior e a permanência até à diplomação é um desafio. Os maiores entraves encontram-se na expansão do número de ofertas de vagas e matrículas efetivadas de forma democrática, na procura da excelência da formação e na adequação de investimentos financeiros para englobar a necessidade do País. Perante esses desafios, o objetivo deste estudo é verificar se o processo de evasão da Instituição Federal de Ensino Superior pode contribuir para realocar alunos nas IES privadas com auxílio de financiamento público, com foco no FIES e Prouni, nos cursos de graduação em Contabilidade de São Luís do Maranhão. Teoricamente, analisaram-se as políticas públicas, especificamente o Prouni e o FIES, voltadas para a educação superior da rede privada de ensino, e desenvolveu-se uma análise sobre a evasão e retenção dos alunos de contabilidade na rede pública de ensino. No campo metodológico, optou-se por uma abordagem de natureza quantitativa, pela estatística de coorte retrospetivo, e uma abordagem de natureza qualitativa de nível descritivo e explicativo, a partir da análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas. Concluiu-se que as políticas públicas de inserção de grupos minoritários nas IES, para além da inserção de alunos que se encontram à margem da sociedade, vieram ajudar financeiramente as IES privadas, uma vez que há vagas no ensino superior federal que poderiam ser ocupadas por esses alunos.
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    Desenvolvimento profissional docente e os processos de inovação pedagógica na escola: desafios e dilemas para professores dos anos iniciais do ensino fundamental em porto seguro – Bahia
    (2022) Ferreira, Kátia Caroline Souza; Estrela, Elsa Maria Bacala, orient.
    O presente estudo busca compreender os desafios e os dilemas enfrentados por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em Porto Seguro – Bahia – Brasil, ao lidarem com as demandas de processos de inovação pedagógica em seu desenvolvimento profissional. O estudo parte da ideia de que o desenvolvimento profissional docente integra a reflexividade da prática, o que reverbera na transformação de suas práticas pedagógicas em sala de aula. Para a discussão, neste trabalho, elegemos três categorias teórico-analíticas: o “desenvolvimento profissional docente”, que está relacionado com a melhoria das condições de trabalho, da autonomia e da capacidade de ação dos professores, como um processo de desenvolvimento ao longo da vida, superando a fragmentação de momentos formais, tanto da formação inicial, quanto da continuada “inovação pedagógica”, a qual é associada à renovação pedagógica, à mudança, à melhoria, e envolve diversos contextos relacionados à educação, a exemplo de programas de ensino, escola, currículos; e “currículo”, compreendido como um conceito que interioriza lutas simbólicas e que tem potencial de agregar uma perspectiva intercultural. Assim, produzimos este trabalho com o objetivo de contribuir qualitativamente com as discussões pedagógico-científicas desenvolvidas nas variadas instâncias que fomentam a efetivação de políticas públicas para a formação de professores, visando o desenvolvimento profissional docente. A pesquisa foi realizada no município de Porto Seguro, situado no Extremo Sul do Estado da Bahia, Brasil, com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas da rede pública municipal de ensino. A metodologia utilizada foi a de natureza qualitativa, de caráter descritivo, recorrendo a uma triangulação de instrumentos e procedimentos de recolha de informações, tais como análise documental, entrevistas e grupos focais. O procedimento utilizado para a análise dessas informações foi a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). A análise das narrativas dos 12 participantes da pesquisa evidenciou que o estímulo e investimento na inovação pedagógica no município se encontra em restrição, visto que os 12 professores pontuam situações de faltas e ausências, o que aponta para carências na oferta de cursos pela Secretaria Municipal de Educação, no que tange à temática, bem como para cursos acionados pelos professores, com custos particulares, nesta mesma área. Há pouco aprofundamento teórico sobre o que vem a ser a inovação pedagógica e pouco espaço de trocas para movimentos e transformações em curso no município, o que se apresenta como desafios que necessitam ser contidos ou minimizados, no cotidiano docente. Assim sendo, é preciso avultar que, embora haja um caminho sendo percorrido do paradigma tradicional para o emergente, isso ocorre de forma restrita, considerando a necessidade de acompanhamento das inovações ocorrentes nos espaços sociais, ambientais e particulares da vida humana, especificamente no âmbito educacional.
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    O trabalho colaborativo entre o professor regente e o professor de apoio no processo de inclusão escolar
    (2022) Prado, Danielle Nunes Martins do; Sanches, Isabel Rodrigues, orient.
    O objetivo da presente pesquisa consistiu em compreender o modo de organização pedagógica dos professores regentes e de apoio à inclusão em turmas do ensino regular que tinham a presença de estudantes com deficiência/transtorno para identificar os aspectos facilitadores e dificultadores do trabalho colaborativo. Os pressupostos teóricos de organização desta pesquisa foram os fundamentos do movimento de inclusão educacional e a perspectiva do trabalho colaborativo. Consideramos que o trabalho colaborativo se destaca como estratégia adequada para promover a inclusão dos estudantes com deficiência/transtorno, em função de permitir a troca de experiências entre professores e uma atuação em parceria em sala de aula, o que pode contribuir para a formação profissional e pessoal destes professores e o aprimoramento do processo de inclusão dos referidos estudantes. Foram participantes deste estudo, três professores regentes de classes comuns do ensino regular e três professores de apoio à inclusão, e a equipe gestora (direção escolar e coordenação pedagógica) de uma escola de uma Rede Municipal de Ensino Fundamental I, do Estado do Paraná. Como procedimentos metodológicos, optou-se pela pesquisa descritiva, pois este tipo de pesquisa permite ao pesquisador coletar os dados fornecidos pelos próprios participantes. A coleta dos dados se deu por meio de análise documental e entrevistas individuais e coletivas. A análise e o tratamento dos dados foram permeados pela análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados desta pesquisa indicaram que a concepção das participantes sobre a inclusão escolar e trabalho colaborativo, se refletiam no modo como estas organizavam suas práticas pedagógicas. Verificou-se que as participantes não desenvolviam o planejamento das atividades de modo colaborativo. Destacaram-se como facilitadores do trabalho colaborativo entre o professor regente e o professor de apoio à inclusão, aspectos relacionados ao perfil como disponibilidade, desejo e afinidade dos mesmos. Dentre os aspectos dificultadores, a ausência de tempo de planejamento coletivo configurou-se como barreira a uma comunicação eficaz da dupla e, consequentemente, uma maior interação durante as intervenções pedagógicas. Ainda, a organização da instituição escolar, o modo como estavam estabelecidas as suas rotinas, processos e práticas (planejamento pedagógico, avaliação escolar, recursos disponíveis, horários) foram aspectos considerados dificultadores para a efetivação do trabalho colaborativo entre os referidos professores. Estes resultados contribuem, com as pesquisas da área, como subsídio teórico e reflexivo sobre a relevância do trabalho colaborativo estabelecido entre os professores regentes e de apoio e reforçam a necessidade de a formação inicial e continuada dos professores contemplar o trabalho colaborativo e as suas implicações no processo de inclusão dos estudantes com deficiência/transtorno. Além disso, reforça a importância de a gestão escolar propiciar condições para o desenvolvimento do trabalho colaborativo entre os professores.
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    A expansão do ensino superior no Brasil através da EAD : um estudo dos diplomados no município de Aporá - BA
    (2021) Gouveia, Dalmo Dantas; Benavente, Ana, orient.
    A Instituição Escolar, como revelam investigações de autores, reproduz as desigualdades sociais e foi construída a partir de um modelo escolar de cultura letrada que leva a resultados que justificam novas desigualdades, ou seja, a uma inclusão excludente. Ao longo do tempo, principalmente com a transformação econômica, as escolas tiveram de se abrir para todos. Não havendo alternativa, o acesso à escola foi estimulado pelas políticas públicas, mesmo porque, na contemporaneidade, a própria lei reconhece a democratização do ensino como parte da justiça social. No entanto, o indivíduo ao concluir a formação, na maioria das vezes, não consegue corresponder ao conhecimento para o nível adquirido, assim tipificando a inclusão excludente. A partir dos anos 90, o ensino superior sofre uma forte expansão, tendo na modalidade a distância um dos principais veículos utilizados pelo governo no alongamento das matrículas no ensino superior. Neste sentido, visou-se, nesta tese, analisar a expansão dos cursos superiores, no Brasil, através da EaD, investigando seus efeitos junto aos diplomados de Aporá - BA. A metodologia utilizada teve caráter qualitativo, com desenvolvimento da pesquisa de campo e utilização da entrevista enquanto instrumento para coleta de dados, estes utilizados no confronto do teórico com o empírico. A pesquisa revelou que os diplomados na EaD do polo de Aporá - BA adquiriram conhecimentos frágeis e não os deixaram aptos para o exercício profissional, ou seja, fazem parte do grupo da inclusão excludente