Doutoramento em Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Doutoramento em Educação por autor "António, Ana Sofia Pereira de Amaral"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Olhar a Escola pelos artigos de opinião : da parentocracia à meritocracia ou um mandato da nova classe média(2013) António, Ana Sofia Pereira de Amaral; Teodoro, António, orient.A investigação que levou à realização desta tese de doutoramento foi desenvolvida no âmbito do projeto de doutoramento em educação. Partimos da questão – Que relações se podem reconhecer entre os artigos de opinião sobre a educação, publicados em jornais de referência, e os valores e as aspirações defendidos pela nova classe média? Procurámos, pois, olhar a Escola de um ponto de vista exterior: os discursos dos artigos de opinião publicados pelo Diário de Notícias e pelo Público, entre outubro de 2004 e setembro de 2006. Nos meios de comunicação social, a Escola é tida como pouco exigente. Mas também é descrita como promotora das desigualdades sociais, sendo as práticas pedagógicas dos professores tidas como pouco eficazes. Assumindo que os comentadores são capazes de orientar, construir e legitimar a realidade social; então podem condicionar a opinião pública. A partir de uma metodologia dominatemente qualitativa, em que recolhemos entrevistas a responsáveis pelos jornais em estudo, a pais e professoras, procurámos fazer uma análise crítica de discurso aos 20 artigos de opinião que escolhemos estudar. A nossa investigação apoiou-se inicialmente nos trabalhos de Basil Bernstein, que estudou a nova classe média, e de Philip Brown, por alguns dos artigos de opinião estudados levantarem a hipótese destes assumirem e legitimarem a parentocracia, conceito introduzido pelo autor para referir uma maior participação dos pais na vida escolar dos seus filhos, nomeadamente na livre escolha da escola que podem frequentar. Contudo, outros artigos parecem defender uma pedagogia centrada no saber, aproximando-se das demandas da meritocracia. Assim, a defesa do direito de livre escolha da escola não será uma forma disfarçada de levar à implementação de um sistema estratificado, com um aumento de privilégios sociais a quem já os tem? Porém, a Escola pode, antes, ser entendida como um elemento capaz de promover efetivamente padrões de justiça, inerentes a uma sociedade democrática.