Doutoramento em Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Doutoramento em Educação por autor "Antunes, Roque Rodrigues"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Liderança pedagógica, bem-estar e inteligência espiritual em educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário(2016) Antunes, Roque Rodrigues; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.; Oliveira, Jorge, orient.Os educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário são, na sociedade de hoje, desafiados por inúmeros problemas, designadamente a exigência de promoverem o desenvolvimento das potencialidades de todos os seus educandos, numa escola que se quer democrática e inclusiva. Para desempenhar eficazmente o seu trabalho, a literatura indica um perfil específico de docente, a do professor líder. Este é um profissional com capacidade de liderança pedagógica que provoca a aprendizagem nos seus alunos, a busca para si próprio e a partilha com os seus colegas, donde resulta uma melhoria das suas competências pessoais e profissionais, uma maior realização pessoal e profissional, bem como mais bem-estar. Causou-nos perplexidade, porém, durante a revisão da referida literatura, que não se criticassem os pressupostos subjacentes a um tal perfil, nomeadamente a dimensão pessoal, na forma de um carácter virtuoso, que alicerçaria muitas das características do perfil elencadas pelos autores. Pareceu-nos que, para tal, a inteligência espiritual, enquanto faculdade construtora de valores, desempenharia também um qualquer papel. Assim, a questão de investigação que orientou o presente trabalho foi: como se relacionam liderança pedagógica, bem-estar e inteligência espiritual em educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário? Para responder a esta pergunta, realizou-se um estudo correlacional transversal, com recurso a metodologias quantitativas e qualitativas, tendo os dados empíricos sido recolhidos através de inquéritos por questionário e entrevistas de grupo (focus groups). Os principais resultados deste estudo revelam relações estatisticamente significativas entre inteligência espiritual e suas subdimensões, a liderança pedagógica e o bem-estar global. Assim, a inteligência espiritual apresenta uma correlação positiva moderada com a liderança pedagógica, e positiva forte com o bem-estar. A correlação entre a liderança pedagógica e o bem-estar global é positiva, sendo a relação mais forte entre as variáveis do estudo. Constatou-se ainda que a liderança pedagógica e a produção de significado pessoal, fator do inventário de autoavaliação de inteligência espiritual, são preditores do bem-estar, explicando 79,8% da variância no bem-estar. Estes resultados foram explorados através de uma análise de regressão linear com teste aos efeitos de moderação da variável bem-estar global, com a inteligência espiritual definida como variável independente e a liderança pedagógica como dependente. Esta análise indicou que o bemestar moderou de forma significativa a associação entre inteligência espiritual e liderança pedagógica, sugerindo que a inteligência espiritual influencia a liderança pedagógica, mas apenas nos educadores e professores com nível baixo de bem-estar global, que são os sujeitos mais jovens e em início de carreira inquiridos neste estudo. Os dados da investigação qualitativa esclarecem de forma substancial estes resultados. Da análise destes dados emergiu ainda o constructo resiliência, não só como uma temática relacionada com o desenvolvimento dos elementos da teoria do bem-estar, mas também revelando incluir categorias da inteligência espiritual, designadamente a «transcendência e abertura ao outro» e a «crença nas potencialidades próprias e nas do outro».