Doutoramento em Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Doutoramento em Educação por autor "Arroteia, Ana Carolina Duarte Rodrigues"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Formação de professores do 1.º ciclo do ensino básico e criatividade: : o caso português no início do século XXI(2022) Arroteia, Ana Carolina Duarte Rodrigues; Vieira, Ricardo Manuel das Neves, orient.Inúmeros estudos científicos apontam para a importância da criatividade em prol do desenvolvimento individual e de toda a sociedade (UNESCO, 2016; OCDE, 2018). No contexto português, a investigadora procurou conhecer as relações entre as recomendações do Ministério de Educação, os currículos escolares do Curso de Mestrado de Formação de Professores do 1ºciclo de Ensino Básico e as representações sociais de docentes e discentes acerca do desenvolvimento da criatividade em contexto de formação de professores. À luz do paradigma sistémico de complexidade (Morin, 1996) e baseada numa investigação interpretativa e compreensiva (Amado, 2014; Faria e Vieira, 2016) combinou informações obtidas através da revisão da literatura, entrevistas individuais, grupais, e de questionários, tendo observado uma pontual valorização da promoção da criatividade aquando da formação de futuros professores, quer através da legislação, currículos, ou representações sociais aferidas acerca das práticas educativas. Denota-se, assim, a urgência de uma atualização do quadro legislativo e governamental, curricular ao nível das instituições educativas, e das práticas pedagógicas adotadas, por forma a assegurar uma maior coerência entre orientações de organizações mundiais, estudos científicos e premissas atuais do Ministério da Educação português, para os quais a emergência da criatividade e urgência do seu desenvolvimento para viver no século XXI estão bem patentes. Palavras-Chave: Criatividade, Educação, Formação de Professores de 1ºciclo