Doutoramento em Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Doutoramento em Educação por autor "Baptista, Maria da Nazaré Mesquita Martins dos Santos"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A tutoria em contexto escolar a influência das tutorias na prevenção de trajetórias desviantes(2011) Baptista, Maria da Nazaré Mesquita Martins dos Santos; Carrilho, Luísa Gentil, orient.Avaliámos o contributo da implementação das tutorias na prevenção de trajetórias desviantes numa população do 3º ciclo do Ensino Básico em Escolas integradas no Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Esta dissertação é constituída por duas partes. A primeira diz respeito ao enquadramento legal e teórico da problemática em estudo e a segunda apresenta o trabalho empírico. No quadro teórico, apresentamos uma abordagem concetual à temática da tutoria e das trajetórias desviantes, recorrendo a diversos autores no sentido de explicar a importância que a mesma pode ter na prevenção deste tipo de comportamentos em contexto escolar. Apontámos os fatores de risco e de proteção e abordamos a organização escolar e as suas dinâmicas, elencando alguns comportamentos problemáticos ocorridos com maior sistematicidade e que podem ser minimizados com a intervenção tutorial. No estudo empírico desenvolvido que integra um estudo qualitativo e outro quantitativo, apresentamos e analisamos os dados recolhidos. Relativamente ao estudo qualitativo, foram efetuadas, entrevistas semi-estruturadas, no sentido de analisar a perceção dos professores face às conceções da tutoria. No estudo quantitativo, avaliamos a perceção dos professores sobre os níveis de Apelatividade, Instabilidade e Agressividade dos alunos da amostra selecionada, utilizando uma Escala de Agressividade. Este estudo foi desenvolvido no início e no final do ano letivo, no sentido de perceber as alterações que os professores percecionaram no comportamento e resultados dos alunos. Focalizamos os alunos que beneficiaram de tutoria e um grupo aleatório que não beneficiou desta valência ao longo do ano e tentámos perceber se a sua implementação teve algum impacto. Nas conclusões, refletimos sobre a importância da implementação das tutorias e sobre a sua operacionalização, sublinhando a necessidade que a formação docente pode aportar às boas práticas, bem como o reconhecimento da tutoria, enquanto valência de acompanhamento e orientação.