Doutoramento em Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Doutoramento em Educação por autor "Boavista, Maria Clara Lopes Ferreira"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Novos paradigmas organizacionais. O diretor de turma : um vetor de mudança no puzzle da organização escolar(2018) Boavista, Maria Clara Lopes Ferreira; Sousa, Óscar Conceição de, orient.Esta investigação tem como objetivo procurar alternativas ao atual modelo organizativo das escolas públicas, quanto à coordenação e orientação educativa, que facilite a organização e a gestão da instituição Escola. É pertinente refletir sobre os docentes responsáveis pela dinâmica do grupo de alunos da turma, sobre o sistema organizacional no qual o exercício do cargo de diretor de turma se insere e estudar um novo desenho organizacional de escola que permita a este docente atuar de forma assumida no processo de ensino-aprendizagem e na formação de cidadãos. A metodologia a aplicar integra-se numa abordagem qualitativa, do tipo descritivo e interpretativo. Assim, procedeu-se à seleção de oito escolas privadas, selecionadas de acordo com o seu bom posicionamento no ranking de escolas a nível nacional, para construirmos um modelo alternativo de gestão. Recolheram-se as opiniões de vinte e dois diretores de escolas/agrupamento de escolas públicas e de vinte e dois diretores de turma sobre o modelo atual de gestão e o modelo alternativo. Para ter acesso às informações dos diretores das escolas privadas foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e para recolher as opiniões dos inquiridos das escolas públicas foram elaborados questionários. Neste enquadramento, pretendeu-se saber qual o paradigma organizacional escolar que, na opinião dos inquiridos, faculta o aumento da taxa de sucesso educativo dos alunos e o sucesso da instituição.