Revista Lusófona de Educação n.º 33 (2016)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 33 (2016) por autor "Correia, Filomena"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Brasil e Portugal : a voz do professor: da narrativa à prática – um caso português(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Portilho, Evelise; Cosme, Ariana; Lemos, Maria de Fátima; Correia, FilomenaNuma parceria entre pesquisadores brasileiros e portugueses foi desenvolvido um programa de formação/ação/investigação num Agrupamento de Escolas em Portugal, inserido num TEIP, para a experimentação de um programa de Formação Contínua com catorze professores do 2º e 3ª Ciclo, em contexto profissional, cujo objetivo geral é interpretar a ressignificação da aprendizagem do docente como pesquisador da sua prática pedagógica. Este artigo incide sobre a discussão crítica das narrativas do professor em relação ao seu processo de aprendizagem e a possibilidade de desenvolvimento da sua prática docente. O método utilizado sustenta-se na Fenomenologia Hermenêutica e foram utilizados na pesquisa diferentes instrumentos: entrevista semiestrututadas, registos de observação dos encontros, memoriais, diários de ações e inquéritos por questionário. No tratamento da informação privilegiou-se a análise de conteúdo, efetuada através do software de análise denominado WebQda e a análise quantitativa o software SPSS 17. Os resultados advêm da triangulação dos instrumentos e técnicas utilizadas e considera-se como uma das principais conclusões desta investigação o reconhecimento da possibilidade do docente se entender como um pesquisador da sua prática pedagógica. Os professores observados revelaram um importante envolvimento na relação interpessoal durante os encontros de formação e uma forte consciência crítica na concretização das atividades realizadas no âmbito da sua ação pedagógica.