Revista Lusófona de Educação n.º 33 (2016)

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    Teachers’ Perception of the WEBMAT® platform
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Freitas, Fábio; Costa, António Pedro; Souza, Francislê Neri de; FCSEA - Faculty of Social Sciences, Education and Administration
    O atual contexto educacional patenteia novos desafios e oportunidades a educadores e alunos. Entre estes encontram-se as ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), que implicam novos paradigmas nas dinâmicas educacionais, tais como os Cadernos Didáticos Digitais (CDD). Nesse sentido, este estudo pretende percecionar a experiência de utilizador (UX) num grupo de docentes na utilização da plataforma educacional WEBMAT®. Os dados recolhidos tiveram por base a exploração de um protótipo de elevada fidelidade, possibilitando avaliar de que forma os princípios de Design de Interação, aplicados no desenvolvimento de CDD, apoiam na compreensão e criação de tarefas por parte dos docentes. Este estudo providenciou dados que pretendem ser uma contribuição para a melhoria da qualidade no desenvolvimento destas plataformas didáticas, assim como auxiliar os educadores no desenvolvimento de tarefas educativas.
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    O etnos da escola como objeto de investigação : considerações sobre pesquisa e a etnografia educacional no Brasil
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Nunes, Míriam; Andrade, Joana de Jesus; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O presente trabalho, enquanto um ensaio reflexivo e teórico, faz um resgate histórico da pesquisa educacional no Brasil, discorrendo acerca de suas principais temáticas e métodos e discorrendo mais detidamente sobre a etnografia educacional. Traz ainda um pequeno compilado de ideias de autores que analisam criticamente as pesquisas já produzidas, apontando falhas e fazendo novas proposições. A pesquisa educacional no Brasil ganhou destaque a partir das décadas de 1930 e 1960 com a criação de instituições especializadas e cursos de pós-graduação. E, após a década de 1970, as pesquisas qualitativas se tornaram populares e o método etnográfico passou a ser amplamente empregado. A modalidade etnográfica prevê um lugar de destaque para o pesquisador considerando que este é o ator que fala acerca do outro, dos hábitos e da cultura de um outro contexto. Esse lugar “externo” para falar “do interno” é problematizado considerando que as compreensões e as publicações dessa modalidade conferem identidades ao professor, ao aluno e à escola. Refazer o trajeto histórico, analisando-o criticamente, parece ser tarefa primordial aos jovens pesquisadores que desejam qualificar o trabalho de investigação do contexto escolar. Em termos conclusivos espera-se que este exercício possa contribuir para a formação do novo pesquisador que reconhece na complexidade do contexto educacional e na função do pesquisador etnográfico, contextos privilegiados de compreensão da cultura.
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    Brasil e Portugal : a voz do professor: da narrativa à prática – um caso português
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Portilho, Evelise; Cosme, Ariana; Lemos, Maria de Fátima; Correia, Filomena; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Numa parceria entre pesquisadores brasileiros e portugueses foi desenvolvido um programa de formação/ação/investigação num Agrupamento de Escolas em Portugal, inserido num TEIP, para a experimentação de um programa de Formação Contínua com catorze professores do 2º e 3ª Ciclo, em contexto profissional, cujo objetivo geral é interpretar a ressignificação da aprendizagem do docente como pesquisador da sua prática pedagógica. Este artigo incide sobre a discussão crítica das narrativas do professor em relação ao seu processo de aprendizagem e a possibilidade de desenvolvimento da sua prática docente. O método utilizado sustenta-se na Fenomenologia Hermenêutica e foram utilizados na pesquisa diferentes instrumentos: entrevista semiestrututadas, registos de observação dos encontros, memoriais, diários de ações e inquéritos por questionário. No tratamento da informação privilegiou-se a análise de conteúdo, efetuada através do software de análise denominado WebQda e a análise quantitativa o software SPSS 17. Os resultados advêm da triangulação dos instrumentos e técnicas utilizadas e considera-se como uma das principais conclusões desta investigação o reconhecimento da possibilidade do docente se entender como um pesquisador da sua prática pedagógica. Os professores observados revelaram um importante envolvimento na relação interpessoal durante os encontros de formação e uma forte consciência crítica na concretização das atividades realizadas no âmbito da sua ação pedagógica.
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    Leitura do mundo e leitura da palavra : a Tertúlia Literária Dialógica no ProFoQui- UNIFAL- MG
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Thays, Salles; Girotto, Vanessa; Kiill, Keila; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Tendo em vista os desafios em torno do processo do aprender e ensinar, principalmente no que tange ao panorama sobre ciência e leitura, torna-se necessário pensar em estratégias para a melhoria/superação deste impasse. A Tertúlia Literária Dialógica é uma atividade cultural e educativa, desenvolvida a partir da leitura dos clássicos da literatura universal, e possui como base a perspectiva dialógica pensada no sentido de superar os desafios do processo de ensinar e aprender determinado conteúdo, que nesta questão se refere aos conteúdos de ciências a partir da leitura literária. O estudo desenvolvido buscou identificar os limites e possibilidades que tal atividade proporcionou para as aprendizagens de conteúdos de ciências e de mundo da vida, os quais foram construídos por um grupo multidisciplinar. A investigação adotou como referencial metodológico uma abordagem qualitativa com orientação Comunicativa Crítica, a qual tem como pressuposto a superação das desigualdades sociais. Por meio dos grupos de discussões, dos diários de campo e das observações comunicativas, buscou-se fazer uma inter-relação entre leitura, conteúdos de ciências, experimentos e conhecimentos de mundo. Concluiu-se que a atividade de Tertúlia Literária Dialógica possibilitou uma ampliação dos conhecimentos instrumentais, melhora nas interações interpessoais e de mundo da vida dos sujeitos por meio do diálogo intersubjetivo.
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    Educação em saúde : um mapeamento dos estudos produzidos no Brasil e em Portugal (2000-2013)
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Santos, Almira Alves dos; Teodoro, António; Queiroz, Sandra; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    A educação em saúde pode ser entendida como capaz de promover mudanças comportamentais e contribuir para o entendimento do processo saúde-doença favorecendo uma melhoria da qualidade de vida das pessoas. Partindo da questão: Que estudos científicos foram realizados em Portugal e no Brasil sobre Programas de Educação para a Saúde no período 2000-2013 é que mapeamos a produção bibliográfica científica produzida no Brasil e em Portugal sobre educação em saúde e desvelamos os temas abordados. Por meio do recurso a uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo, realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE, Redalyc e RCAAP, foram identificados e analisados, em uma primeira fase, 106 artigos científicos, sujeitos depois a uma leitura crítica e reflexiva. Da análise efetuada, pode referir-se que os temas abordados nas publicações do Brasil são: (i) redução da adição de açúcar, (ii) alimentação saudável, (iii) saúde ocular, (iv) saúde na escola, (v) dor na coluna, (vi) alimentação orgânica, (vii) exposição ao mercúrio, (viii) saúde bucal, (ix) parasitoses e (x) antibióticos. Em relação às publicações oriundas de Portugal reportamos como as mais evidentes as que estudam a (i) obesidade, (ii) a saúde bucal e (iii) a exposição ao fumo. Em conclusão, ressaltamos a baixa quantidade de produção bibliográfica sobre educação em saúde, com problemáticas que não atendem à demanda das principais causas de mortalidade ou morbidade dos países em estudo. Por esse motivo, questionamos a inexistência de programas ou a eventual baixa produção cientifica que os relate, avalie ou divulgue, dificultando a difusão do conhecimento.
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    Actuación docente y la formación de personas : estudio de caso
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Arellano Saavedra, Rodrigo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    El estudio de los valores en la actualidad alcanza un interés especial, sobre todo si existe un amplio acuerdo de que son necesarios para el desarrollo del sujeto y del progreso social. Impulsan la formación de la identidad personal y la consolidación de la convivencia ciudadana, la democracia y el respeto a los derechos humanos. Existe evidencia que nos lleva a pensar que la educación no es neutra y comunica, explícita o implícitamente, ciertos valores escogidos por la comunidad educativa desde su contexto sociocultural de allí la necesidad de conocer lo que comunican los profesores a través de sus actuaciones educativas para identificar los valores y describir el perfil de persona que se pretende formar. El estudio se circunscribe a tres colegios de la ciudad de Curicó, que nos otorgan la posibilidad de describir e interpretar las actuaciones docentes en su rol de reproducción cultural y de formación de personas. Para ello, se utiliza como estrategia de diseño el estudio acompañado de observaciones y entrevistas. Entre los resultados más relevantes destaca que los profesores comunican un conglomerado de valores que moldea, da sentido y orienta la existencia de sus estudiantes para el desarrollo del proyecto de vida, la identidad personal, la autonomía moral, la justicia social y el bien común. O estudo dos valores atinge atualmente um interesse particular, especialmente se existe um amplo consenso de que são necessários para o desenvolvimento do progresso individual e social. Impulsionam a formação da identidade pessoal e a consolidação da coexistência pacífica, a democracia e o respeito pelos direitos humanos. Há evidências de que nos leva a crer que a educação não é neutra e comunica explícita ou implicitamente, certos valores escolhidos pela comunidade educacional a partir de seu contexto sociocultural; daí a necessidade de saber o que os professores comunicam através das suas atividades de ensino para identificar valores e descrever o perfil das pessoas que se pretende formar. O estudo é limitado a três escolas na cidade de Curicó, que nos dão a capacidade de descrever e interpretar as atividades de ensino, no seu papel de reprodução cultural e formação das pessoas. Para peracionalizar isso, utiliza-se como estratégia de desenho metodológico um estudo de caso com observações e entrevistas. Entre os resultados mais relevantes, os professores comunicam um conjunto de valores que molda, dá sentido e orienta a existência dos seus alunos, para o projeto de vida, a identidade pessoal, a autonomia moral, a justiça social e o bem comum.
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    Educadoras de creches : concepções sobre desenvolvimento infantil
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Vasconcelos, Dalila de; Salomão, Nádia; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Conhecer as concepções de educadores sobre o desenvolvimento infantil é um importante elemento para entender as estratégias que eles utilizam para ajudar no desenvolvimento das crianças. A presente pesquisa teve como objetivo investigar as concepções de educadoras de crianças, de 2 e 3 anos de idade, de creches da rede pública e privada da cidade de João Pessoa–PB/Brasil, sobre o desenvolvimento infantil. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados indicaram que, segundo as participantes, a socialização e a educação são os fatores que mais influenciam o desenvolvimento infantil. As educadoras destacaram a educação cotidiana e a educação formal como as principais atividades exercidas por elas para propiciar o desenvolvimento das crianças. Observa-se, entre as educadoras, uma concepção de desenvolvimento ampliada, pois elas levam em conta os fatores interacionais do desenvolvimento. Entretanto, não consideram os aspectos afetivos/emocionais das crianças, nem os aspectos físicos do desenvolvimento, como alimentação, higiene e cuidados corporais. Apesar de ser um importante aspecto do trabalho realizado com crianças pequenas, o cuidado não foi citado. Discute-se a necessidade de esclarecer a relação entre o cuidado e a educação na primeira infância, tendo em vista a urgência de profissionalização da profissão.
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    A educação especial na rede pública de educação em uma cidade do centro-oeste brasileiro
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Teixeira, Ricardo; Fernandes, Sandra; Bernardes, Genilda; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    A partir de 1988, por meio da Constituição Federal brasileira, as políticas públicas de educação inclusiva têm orientado o processo de escolarização da pessoa com deficiência na rede regular de ensino. Em Goiás, as políticas implementadas pelas secretarias de educação estadual e municipais têm conduzido suas ações, em conformidade com as políticas nacionais, no sentido das transferências de alunos das instituições especializadas em deficiência para as escolas do ensino regular. A questão orientadora da pesquisa foi: como a Secretaria Municipal de Educação de Anápolis tem se estruturado para a organização do ensino com a presença de pessoas com deficiência nas salas de aula regulares? Como objetivo, o estudo buscou compreender a educação especial na rede municipal de Anápolis, com base nas políticas implementadas e posicionamentos dos atores envolvidos no processo. Metodologicamente, optou-se por um estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo-analítica. Como resultados, a pesquisa apresenta a estrutura destinada aos atendimentos, a formação dos professores e a disposição de espaços e recursos materiais; apontando avanços pedagógicos nos processos de inclusão dos alunos com deficiência. Considera, porém, problemas relativos à infraestrutura inadequada e insuficiente para o atendimento aos alunos com deficiência, bem como o percentual significativo de professores com concepções negativas sobre o processo de inclusão.
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    As narrativas autobiográficas como fonte e método de pesquisa qualitativa em Educação
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Passeggi, Maria; Nascimento, Gilcilene; Oliveira, Roberta de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Apresentamos reflexões sobre as narrativas autobiográficas como fonte e método de investigação científica privilegiados para a pesquisa qualitativa em Educação. Situamo-nos na perspectiva da Pesquisa (Auto)biográfica e da Psicologia Cultural para discutir procedimentos por nós utilizados em pesquisas financiadas pelo CNPq, realizadas e em andamento, em diversos contextos educacionais. O eixo comum entre elas são os sentidos elaborados, narrativamente, por crianças sobre suas experiências na escola e por professoras sobre suas experiências em classes hospitalares. Focalizaremos dois desses procedimentos: as rodas de conversa com crianças e as entrevistas narrativas autobiográficas com as professoras em ambiente hospitalar. Procuraremos evidenciar os aportes do uso das narrativas autobiográficas (orais) com relação ao rigor da ética na pesquisa qualitativa e como forma de propiciar melhores condições de reflexão na recolha das narrativas que constituirão os dados da pesquisa. Os resultados vão no sentido do reconhecimento da palavra da criança e do adulto como sujeitos de direitos, capazes de narrar e refletir sobre suas próprias experiências e de contribuírem para os avanços teóricos e metodológico da pesquisa qualitativa em Educação.
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    Educação e Psicologia nas representações de professores : critérios para a pesquisa qualitativa
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Paula, Erico de; Pereira, Helena; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Nesse artigo são apresentados os instrumentos e os procedimentos empregados na análise das Representações Sociais de docentes, em município de 300.000 habitantes no estado de Minas Gerais. O projeto pretendeu explorar as práticas de formação de professores com base no Projeto de Lei Complementar 3688/2000 – que prevê o ingresso de psicólogo e assistente social em todas as escolas da rede pública no Brasil. Nesse texto em particular, o objetivo foi refletir sobre as escolhas metodológicas envolvidas no processo, diante do desafio de garantir objetividade no tratamento dos dados qualitativos. Escolhemos a triangulação de métodos como fundamento para relacionar: o estado da arte nos artigos científicos recentes, a tabulação dos questionários de múltipla escolha e registros dos discursos contidos nas entrevistas semiestruturadas. Os dados foram colhidos por meio de: revisão de 56 trabalhos publicados sobre Psicologia Escolar e Educacional entre 2008 e 2012, análise descritiva de 249 questionários tabulados e análise de conteúdo sobre 13 entrevistas transcritas. A estratégia utilizada para validar as interpretações foi comparar as conclusões decorrentes dos diferentes métodos de coleta. Ao final, tentamos oferecer caminhos para a continuidade do debate.
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    Proceso participativo para la evaluación y mejora del desempeño estudiantil : Processo participativo para a avaliação e melhoria do desempenho dos alunos
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Sotelo, Adalberto; Arvelo, Maria; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    A avaliação da formação de estudantes no ensino superior é um tema de interesse e objecto de inquérito, chegando a demonstrar que é uma necessidade de programar uma avaliação abrangente e participativa, voltada mais para a utilidade da aprendizagem do que para o conteúdo, e assim desta forma, os estudantes aprendem a avaliar os seus processos de formação conscientemente e identificam as suas dificuldades e erros fundamentais. No entanto, a análise da prática avaliativa da formação nas universidades demonstra que nao foi sistematizado um método que defina a sequência lógica a seguir, bem como as ferramentas e as normas de base, e então se desenvolva a aplicação de uma ampla série de critérios de aplicação formal de instrumentos, sem que sejam aproveitadas as informações obtidas para projetar a melhoria do trabalho dos estudantes. A partir desta constatação, os autores decidiram fazer uma investigação com o propósito de desenvolver um processo participativo para a avaliação do comportamento dos estudantes em termos de melhoria do seu desempenho. O processo de investigação foi definido e a sua funcionalidade operacionalizada através da aplicação dentro de dois grupos de profesores de disciplinas de ensino e de carreras diferentes pelo meio da avaliação com o “critério de utilizadores”, identificando o índice de satisfação grupal dos estudantes, igual a 0,86 de 1 possível, no que diz respeito ao processo concebido.