Revista Lusófona de Educação n.º 33 (2016)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 33 (2016) por autor "Kiill, Keila"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Leitura do mundo e leitura da palavra : a Tertúlia Literária Dialógica no ProFoQui- UNIFAL- MG(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Thays, Salles; Girotto, Vanessa; Kiill, KeilaTendo em vista os desafios em torno do processo do aprender e ensinar, principalmente no que tange ao panorama sobre ciência e leitura, torna-se necessário pensar em estratégias para a melhoria/superação deste impasse. A Tertúlia Literária Dialógica é uma atividade cultural e educativa, desenvolvida a partir da leitura dos clássicos da literatura universal, e possui como base a perspectiva dialógica pensada no sentido de superar os desafios do processo de ensinar e aprender determinado conteúdo, que nesta questão se refere aos conteúdos de ciências a partir da leitura literária. O estudo desenvolvido buscou identificar os limites e possibilidades que tal atividade proporcionou para as aprendizagens de conteúdos de ciências e de mundo da vida, os quais foram construídos por um grupo multidisciplinar. A investigação adotou como referencial metodológico uma abordagem qualitativa com orientação Comunicativa Crítica, a qual tem como pressuposto a superação das desigualdades sociais. Por meio dos grupos de discussões, dos diários de campo e das observações comunicativas, buscou-se fazer uma inter-relação entre leitura, conteúdos de ciências, experimentos e conhecimentos de mundo. Concluiu-se que a atividade de Tertúlia Literária Dialógica possibilitou uma ampliação dos conhecimentos instrumentais, melhora nas interações interpessoais e de mundo da vida dos sujeitos por meio do diálogo intersubjetivo.