Revista Lusófona de Educação n.º 33 (2016)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 33 (2016) por autor "Pereira, Helena"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Educação e Psicologia nas representações de professores : critérios para a pesquisa qualitativa(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Paula, Erico de; Pereira, HelenaNesse artigo são apresentados os instrumentos e os procedimentos empregados na análise das Representações Sociais de docentes, em município de 300.000 habitantes no estado de Minas Gerais. O projeto pretendeu explorar as práticas de formação de professores com base no Projeto de Lei Complementar 3688/2000 – que prevê o ingresso de psicólogo e assistente social em todas as escolas da rede pública no Brasil. Nesse texto em particular, o objetivo foi refletir sobre as escolhas metodológicas envolvidas no processo, diante do desafio de garantir objetividade no tratamento dos dados qualitativos. Escolhemos a triangulação de métodos como fundamento para relacionar: o estado da arte nos artigos científicos recentes, a tabulação dos questionários de múltipla escolha e registros dos discursos contidos nas entrevistas semiestruturadas. Os dados foram colhidos por meio de: revisão de 56 trabalhos publicados sobre Psicologia Escolar e Educacional entre 2008 e 2012, análise descritiva de 249 questionários tabulados e análise de conteúdo sobre 13 entrevistas transcritas. A estratégia utilizada para validar as interpretações foi comparar as conclusões decorrentes dos diferentes métodos de coleta. Ao final, tentamos oferecer caminhos para a continuidade do debate.