Mestrado em Comunicação, Redes e Tecnologias
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Comunicação, Redes e Tecnologias por autor "Brandão, Joana de Jesus Costa"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A importância do marketing digital nos clubes de futebol : estudo de caso Futebol Clube Paços de Ferreira(2024) Brandão, Joana de Jesus Costa; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Lamas, Marco Aurélio RibeiroO marketing digital tem registado um crescimento significativo nos últimos anos. Inicialmente, era adotado por empresas, contudo, atualmente, existem vários outros tipos de organizações que começaram a utilizar as estratégias de marketing digital. Nesta dissertação, apresentamos um estudo sobre o marketing digital e desportivo no contexto dos clubes de futebol. Ao longo desta dissertação abordamos vários temas sobre marketing digital e desportivo, redes sociais, marketing 5.0 e também “love brands” mostrando conceitos e estratégias de como os clubes de futebol conseguiram aumentar vendas e fidelizar adeptos. Durante a investigação realizamos um estudo de caso detalhado ao Futebol Clube Paços de Ferreira, incluindo uma entrevista com o departamento de marketing do clube. Paralelamente, utilizamos uma metodologia qualitativa e quantitativa que por consequência utilizamos um inquérito por questionário a vários adeptos de vários clubes para percebermos as suas necessidades e desejos. Os resultados obtidos revelam que os clubes precisam do marketing para aumentar os seus lucros de forma rápida e eficiente. Este estudo contribui para o conhecimento nesta área e demonstra a importância do marketing digital e desportivo para os clubes de futebol, fornecendo “insights” sobre estratégias que podem ser utilizadas para impulsionar o crescimento e o sucesso financeiro dessas organizações e o ponto de partida para futuras investigações sobre o tema. PALAVRA CHAVE: Marketing digital, Marketing desportivo, Futebol, Redes Sociais, Instagram.