Mestrado em Comunicação, Redes e Tecnologias

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    Ciberjornalismo: a influência do Design na participação do público
    (2023) Alves, Sara Leonor Oliveira Dias; Sousa, Andreia Pinto de, orient.
    O jornalismo desempenha um papel fundamental na história da sociedade e, principalmente, na história da democracia, apresentando-se como uma das áreas indispensáveis ao bom funcionamento das sociedades democráticas. Neste sentido, e sendo o jornalismo um produto do domínio informativo, a verdade é que o jornalismo é, ao mesmo tempo, um produto do domínio visual. E é precisamente aqui que entra o design de comunicação visual. Colocado no mesmo patamar que a linguagem e a comunicação, e existindo esta relação indissociável entre o ciberjornalismo e o design porque ambos contribuem para a criação do mundo social, a verdade é que os efeitos da comunicação visual surgem antes que se dê conta ou que se reflita sequer sobre eles – não será por acaso que, o tempo médio de julgamento de uma plataforma seja efetuado pelo público em menos de 500 milissegundos. A presente investigação apresenta como objetivo compreender de que forma é que o design adotado pelas plataformas noticiosas online poderá afetar a participação do público no ciberjornalismo. Para a condução deste estudo, efetuou-se uma revisão de literatura em torno das áreas do ciberjornalismo, participação e design que se complementa com a análise metodológica às três plataformas noticiosas – Público, Jornal de Notícias e Observador – com recurso a três instrumentos metodológicos, nomeadamente grelhas de análise, inquérito por questionário e grelhas de observação. Os resultados obtidos demonstram que o design apresenta um enorme potencial para motivar ou desmotivar a participação do público. Estes dados são de grande relevância para o público mas, também, para os próprios produtores de notícias, uma vez que estes contributos permitem incentivar o consumo de qualidade e a participação informada no aumento da literacia digital. PALAVRAS-CHAVE: Ciberjornalismo, Participação, Design, Público
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    Aproximação ao Pinterest e ao Instagram como fatores de influência de consumo para os jovens adultos
    (2023) Araújo, Inês Rafaela Lopes; Lamas, Marco, orient.
    As redes sociais ocupam hoje uma centralidade sem precedentes nas sociedades desenvolvidas. A par disso, são um dos maiores elos de ligação, de inspiração e de comunicação entre os seus utilizadores, especialmente no mundo da moda. Tendo isto em conta, este estudo visa investigar as redes sociais, Instagram e Pinterest, como fatores de influência de consumo para os jovens adultos. O objetivo deste estudo é, portanto, entender se estas redes sociais, através dos seus formatos e conteúdos, conseguemlevar os utilizadores a definir os seus conceitos de moda e a comprar determinados produtos. A investigação foi realizada com base em duas sessões de focus group e na análise de conteúdo das redes sociais, Instagram e Pinterest, de duas marcas de moda. Os resultados obtidos sugerem que os utilizadores destas redes sociais são inevitavelmente influenciados pelos amigos, família, influencers e celebridades e que por isso acabam por ser aliciados a comprar aquilo que lhes é sugerido por estes. Ainda assim concluem que a decisão final de compra pode estar dependente de outras variáveis e que por isso esta acaba por ser pessoal. Em suma, podemos afirmar que o Instagram e o Pinterest são uma fonte de inspiração e influência no mundo da moda e que inevitavelmente levam as pessoas a comprar. Palavras chave: Marketing digital, Instagram, Pinterest, moda e consumo
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    Influenciadores digitais no Instagram: o estudo de caso de @eusougabriela, @camilacoelho e @camilladelucas
    (2023) Carvalho, Carolline Louzada de; Lamas, Marco, orient.
    Esse estudo tem como principal objetivo entender as razões que levaram os influenciadores digitais a ter uma popularidade elevada no Instagram. Para isso, o enquadramento teórico abrange a evolução dos meios de comunicação e a relevância da internet chegando à era das mídias sociais onde o conteúdo relevante é soberano, e os influenciadores digitais são uma potência no Instagram. A metodologia utilizada nesse estudo é qualitativa recorrendo à análise de conteúdo, a partir de uma grelha detalhada para analisar postagens de três influenciadoras digitais. A plataforma Instagram foi utilizada como fonte de dados por ser a principal mídia utilizada pelos influenciadores atualmente. No que tange os principais resultados, foi identificado que uma lógica de conteúdo é seguida. As influenciadoras analisadas contam histórias e têm uma noção de narrativa que ajudam a transfigurar um produto ou serviço em informação e entretenimento. Além disso, foi observado que tratam sua audiência como se fossem conhecidos, causando uma impressão de proximidade o que ajuda a trazer confiança. Também foi verificado que o número de interações não é impactado quando as influenciadoras mencionam uma marca, contanto que aquele conteúdo agregue valor e faça sentido com os valores da influenciadora. PALAVRA CHAVE: comunicação, marketing de influência, marketing de conteúdo, Instagram, influenciadores digitais
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    O confronto na informação: jornalismo e entretenimento – uma proposta analítica de 4 telejornais em sinal aberto (dia 26/09/2022)
    (2023) Pereira, Pedro Martins; Pereira, Rui Alberto Mateus, orient.
    A evolução da sociedade, a evolução tecnológica e a conjuntura dos tempos são fatores inevitáveis à passagem dos anos, e por isso, no sentido de acompanhar todas as mutações que surgiram até aos dias de hoje, o jornalismo foi alvo de algumas mutações em si mesmo. O capitalismo, o entender da atividade de informar como um negócio, o aumento da concorrência, o surgimento do meio audiovisual e a privatização de órgãos de comunicação social, a consequente disputa pela audiência e pela atenção do público e o emergir de novos meios tecnológicos, novas plataformas de comunicação e novos modos de comunicar, podem ser apontados com os principais motivos que despoletaram a génese do infoentretenimento. Por ser definido como contemporâneo, ainda se revela um campo em que a clarificação de certos pontos não se encontra completa, dando asas ao surgimento de algumas dúvidas e inquietações, como por exemplo é o caso da regulação deste novo género. Tal como o seu termo indica infoentretenimento tem por base a informação numa miscigenação com o entretenimento, por outras palavras, o ato de informar sofre uma relação simbiótica com o ato de entreter, apelando às emoções, através de diálogo, imagens ou sons. Face ao exposto, levanta-se uma inquietação que se prende ao facto de como o infoentretenimento ocupa programas de índole informativa nos canais televisivos de sinal aberto em Portugal. E, deste modo, a análise desenvolve-se sobre a RTP1, RTP2, SIC e TVI, mais concretamente, o foco dirige-se aos noticiários emitidos pelos canais no horário da noite: o Telejornal, o Jornal 2, o Jornal da Noite e o Jornal das 8. Com o desenvolver da investigação nota-se que há uma maior tendência dos canais privados para a incorporação de elementos de infoentretenimento nos seus programas jornalísticos. Palavras-Chave Jornalismo; Infoentretenimento; Televisão; Comunicação; Sensacionalismo
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    Comunicação persuasiva online: estudo de caso da marca 8000Kicks
    (2023) Coelho, Alexandra Filipa Silva; Lamas, Marco, orient.
    Os fluxos de informações disponíveis no mundo online geram alterações no comportamento dos consumidores. Assim sendo, é importante investigar a forma como as marcas se adaptaram, criando uma estratégia de comunicação que as fizesse chegar de forma mais assertiva ao seu público. Propõe-se nesta investigação uma análise à comunicação da marca 8000Kicks, pioneira na produção de calçado à prova de água feito a partir do cânhamo, uma variante da planta canábis, com o objetivo de se apurar se a marca persuade o público face aos materiais que são utilizados nos seus produtos. Seguindo o método qualitativo, foi feita uma análise de conteúdo às redes sociais da marca, Instagram e Facebook, e através da amostra analisada foi possível concluir que a marca 8000Kicks utiliza nas suas publicações estratégias de persuasão online o que culmina com a afirmação de que a comunicação persuasiva é utilizada pela 8000Kicks. PALAVRAS-CHAVE: Comunicação; Consumidor; Estratégia; Online; Persuasão
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    Compra de vestuário online e/ou físico: Qual o papel da identidade e estilo de vida dos jovens? : O caso da marca Zara
    (2022) Abelha, Mara Almeida; Lamas, Marco, orient.
    O presente trabalho tem como objetivo compreender se a entidade e/ou estilo de vida que é refletido através do vestuário pode influenciar no método de compra online e/ou físico. A abordagem deste tema deve-se ao facto de, cada vez mais, os consumidores serem seletivos na tomada de decisão e serem influenciados por diferentes fatores. Neste sentido, é importante perceber quais são os fatores que têm peso na tomada de decisão do consumidor. O surgimento da internet e das novas tecnologias levou os consumidores a ter à sua disposição um fluxo de informação que influencia os seus interesses, comportamentos e valores. Atualmente, os consumidores dão prioridade à sua imagem visual porque é através dela que se representam e assumem o seu papel na sociedade. Para se representarem, recorrem ao vestuário e às diferentes tendências da moda. Esta representação do ‘eu’ leva ao aumento do consumo e à escolha do método de compra online e/ou físico. A escolha pelo método de compra é influenciada por fatores diversificados e determinantes na tomada de decisão. Deste modo, para concretizar a investigação foi elaborado um estudo de caso sobre a marca Zara, uma vez que, é das maiores marcas de fast-fashion e a marca de eleição para a maior parte da população jovem. O estudo de caso recorre a uma metodologia mista, fazendo uma triangulação de dados entre questionário, entrevista e análise de conteúdo da informação disponível sobre a marca. Os resultados da investigação revelaram que fatores como a comodidade, o preço, o tempo e a interação humana, determinam a escolha do método de compra online e/ou físico dos consumidores jovens e a sua preferência pelo e-commerce.
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    Hogwarts Mystery: a convergência da obra literária para um ciberespaço colaborativo, empático e emocional
    (2022) Cunha, Maria Júlia Limeira Vieira da; Sousa, João Alves de, orient.
    Desde 1997 que a saga Harry Potter ao fim do seu primeiro livro lançado conseguiu atrair fãs de todo o mundo e a partir daí várias formas de consumir os conteúdos criado pela escritora J. K. Rowling foram criadas, trazendo para a média e para a indústria de diversão um objeto de estudo abrangente nas suas múltiplas expressões dentro da cultura da convergência, participativa e coletiva. Além dos livros e dos filmes, os fãs de Harry Potter puderam conhecer conteúdos interativos que os deixaram mais próximos da obra. Um exemplo dessa interatividade são os videojogos criados para trazer ao utilizador uma vivência mais próxima da realidade vivida pelo bruxo protagonista da saga, seja nas suas aventuras ou na sua relação com outros personagens / jogadores, criando assim uma maior empatia entre o jogador e a obra. Neste contexto, este estudo visa analisar o mais recente videojogo disponível para telemóvel, o Hogwarts Mystery, acerca da cultura da convergência e da narrativa transmídia, trazendo o fã e o utilizador como fonte de criação e participação coletiva e representativa no videojogo em um ciberespaço colaborativo, empático e emocional. Esta análise centrar-se-á em perceber quais são as estratégias usadas para potenciar uma participação ativa dos fãs dos livros e filmes neste jogo e nos resultados obtidos pelas mesmas.
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    Homofobia nas Redes Sociais – Uma Análise de Discurso Homofóbico no Facebook
    (2022) Ponte, João Vítor Carvalho da; Bogalheiro, Manuel, orient.
    interação e a socialização conhecidas num dito mundo offline transferiram-se, há muito, para uma nova realidade online, caracterizada por ser, sobretudo, invisível e complexa, e por originar novas maneiras de estar e ser. A esta nova realidade, muitos dos problemas que já existiam no seio das sociedades perduraram e até intensificaram-se, por se passar a estar num espaço onde a liberdade se sobrepõe a outros valores e crenças e o indivíduo deixar de ser ele próprio, para uma representação sua (Castells, 2009). Com a eclosão das ferramentas digitais e online da WEB 2.0, sobretudo dos sites de redes sociais, onde a partilha e a constante interação prevalecem e há a possibilidade de, em representação ou em anonimato se partilhar, reagir e comentar livremente qualquer tipo de tema, causa ou problema conhecido social e culturalmente, nasceram novas formas de apoio e, simultaneamente de ódio, para com o que na esfera pública existe. Um dos casos é o da liberalização da homossexualidade e dos movimentos da Comunidade LGBTI+, em luta por direitos, igualdades e garantias para indivíduos com identidade, comportamentos e orientações sexuais distintas, que no espaço da rede ganham novas dimensões e interpretações (Borillo, 2015). A seguinte investigação teve como objetivo estudar, analisar e entender de que modo a rede social Facebook, enquanto um dos principais canais de comunicação e interação online (Carrera, 2018), facilita ou não a disseminação e construção de discursos homofóbicos e de ódio perante a Comunidade LGBTI+, mediante matérias noticiosas partilhadas pelo jornal Público na rede social e relacionadas direta ou indiretamente com a homossexualidade, homofobia e a comunidade LGBTI+. Através de uma revisão bibliográfica, sustentada teoricamente por diversos autores, e da realização de um estudo empírico, por via de uma pesquisa qualitativa com recurso à análise de conteúdo, concluiu-se que o Facebook é uma rede que permite a representação da comunidade, mas demove valores defendidos pela mesma, seja pelo seu desenho, como pelos mecanismos de interação; e os comentários realizados a este tipo de matéria tendem a ser de direção e intensidade negativas, traduzindo-se em posições de ódio e discriminação.
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    Dimensões políticas nos discursos institucionais sobre a pandemia (Bolsonaro e o SARS-COV-2 no Brasil)
    (2022) Silva, Beatriz Mendonça; Pereira, Rui Alberto Mateus, orient.
    O projeto de pesquisa de conclusão do curso que se apresenta estuda a produção discursiva das instituições governamentais em relação à pandemia de 2020 e 2021, e o impacto desses discursos sobre uma parcela da população global, neste caso, no Brasil. Será abordada as dificuldades e o negacionismo que o Brasil está vivenciando com a gestão do chefe de Estado, Jair Messias Bolsonaro. São tratados temas como: apoio inicial estratégico do Ministério da Saúde brasileiro nos primeiros dias de SARS-COV-2 e discursos sobre medidas que deveriam ser utilizadas no Brasil; impactos severos em relação à economia; o aumento da taxa de desemprego, devido a pandemia no Brasil; e a falta de empatia em discursos sobre a insuficiência de recursos para o SUS e hospitais particulares. O tema foi delimitado especificamente para o momento da pandemia do vírus Sars-COV-2 no Brasil. Para a elaboração do projeto foi importante provar a existência de um problema junto com o tema proposto. O problema que a dissertação elaborou para a realização da pesquisa foi: A demonstração do impacto negativo de discursos realizados pelas instituições governamentais sobre a população brasileira, já que o foco recai sob discursos e ações das entidades responsáveis pela gestão do Brasil. Utilizam-se aproximações metodológicas qualitativas do domínio da análise do discurso e de recolha de estudos empíricos que ajudam a evidenciar os impactos negativos do discurso presidencial em relação à minimização da disseminação do novo coronavírus no Brasil, e como a população reage aos discursos e ações de um líder. Para tentar responder ao problema do projeto foi necessário utilizar alguns estudiosos para ter uma base consolidada e comprovar esta teoria. São eles: Norman Fairclough, Thiago Calvacanti, Daniel da Mata, Nicolás Ajzenman, Michael Löwy e Herbert Paul Grice.
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    MOOV : proposta de uma aplicação que visa otimizar a comunicação de uma empresa de transporte de mercadorias
    (2022) Couto, Ana Margarida de Sousa; Sousa, Andreia Pinto de, orient.
    A comunicação organizacional é considerada um dos pilares do desenvolvimento de Organizações. Quando não lhe é atribuída a devida importância, deparamo-nos com altas taxas de insucesso. Para o seu próprio desenvolvimento, as Organizações, procuram estar a par da evolução e por isso a investigação debruça-se sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) em ambiente organizacional. Hoje é possível comunicar em qualquer canto do mundo para o extremo oposto, em segundos. A informação gera-se e espalha-se muito rapidamente, fruto dos avanços tecnológicos, o que representa progressos na comunicação individual e na comunicação em grupo. A presente investigação desenvolve o estudo e desenho de uma aplicação focada na comunicação interna de uma empresa de transportes de mercadorias. A decisão de optar pelo formato de aplicação teve como base a possibilidade de reunir informação, ser adequada às necessidades e contexto profissional do utilizador: praticidade de acesso e contexto de uso. Esta foi uma das soluções encontradas para integrar os trabalhadores deste setor, uma vez que reportam alguma insatisfação perante a profissão. Neste sentido desenvolveu-se a “MOOV “, uma aplicação que visa otimizar a comunicação entre Gestores e Motoristas. A metodologia presente consiste no desenho centrado no utilizador (DCU). Reúne métodos qualitativos e quantitativos para perceber as necessidades que o utilizador deseja de ver cumpridas num produto útil, utilizável e desejável. Os resultados obtidos nesta investigação indicam que o caminho para a satisfação e envolvimento dos colaboradores, pode passar por um produto interativo como a “MOOV”, uma vez que este permite estabelecer uma comunicação mediada e direta entre Gestores e Motoristas. Permite-lhes também ter uma maior autonomia e salvaguarda do trabalho feito.
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    A TSF a paixão da rádio quatro décadas mais tarde : reflexões a três vozes
    (2021) Freitas, Joana Inês Pires; Pereira, Rui Alberto Mateus, orient.
    Sempre tentei perceber como funcionavam as rádios pirata e o qual a ação e dinâmica no âmbito de alcançar uma mudança no panorama das rádios tradicionais. A rádio em Portugal, teve nas suas mãos homens e mulheres que lutaram pela liberdade, pela escolha e pela visibilidade, pessoas que se uniram para concretizar a rádio que temos hoje. As rádios pirata não fugiram dessa equação, e as mesmas conduziram o seu trabalho à descoberta de conteúdos que já estavam esquecidos pelos portugueses. O grande objetivo nesta dissertação, é conseguir extrair, o máximo possível, as emoções que os jornalistas de rádio sentem ao recordar tempos que passaram e que foram radicais para aquela época. Será que o espírito da rádio é o mesmo? Será que faziam algo de diferente? São questões que pairam no meu consciente, e às quais pretendo, ao longo da minha dissertação, dar uma resposta. A TSF, continua a ser um marco na história das rádios em Portugal, e é percetível uma evolução nos conteúdos informativos desde os primórdios desta rádio, que começou de uma maneira mais rudimentar e gradualmente foi-se transformando numa rádio de informações fidedignas. Durante toda a dissertação quero mostrar como a TSF evoluiu, como se tornou numa rádio importante para o nosso país, e como os profissionais de rádio, observaram todas estas mudanças que aconteceram ao longo dos anos. Para além disso, acho relevante nesta dissertação falar do espírito da rádio, a paixão que inundou os corações das pessoas que passaram e passam na TSF.
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    Breaking News : as diferenças entre o jornalismo online e o jornalismo off-line
    (2021) Gonçalves, Anjouly Esteves da Cruz; Neto, Ivo Emanuel Campos Machado, orient.
    O jornalismo online e offline são modalidades de transmissão de informação que exercem um importante papel na sociedade moderna. O jornalismo offline passou por diversas transformações ao longo do tempo, mas continua sendo uma aposta das grandes empresas de comunicação, enquanto o surgimento do jornalismo online vem a tomar mais espaço no dia a dia das pessoas. Nesta dinâmica, um fator importante a ser estudado, é como as Breaking News são trabalhadas nesses dois veículos. A partir de questionamentos teóricos e práticos desses dois meiosjornalísticos,se deu o questionamento que guia esta pesquisa: “De que forma se trabalha a problemática das Breaking News no jornal online e qual a diferença na produção jornalística entre os meios online e offline?”. Os temas de estudo deste trabalho são as Breaking News, observadas a partir do jornal português JN impresso e JN online; e também do jornal brasileiro O GLOBO e O GLOBO online. O objetivo geral do trabalho consiste em apontar as diferenças de disseminação e criação de informações entre o jornalismo online e o jornalismo offline a partir das análises das denominadas “Breaking News”. Além disso foram levantadas 3 hipóteses, das quais são elas: a) Quando analisado a partir das Breaking News, o jornal digital tem mais espaço devido a instantaneidade da disseminação de informação; b) O jornal impresso está a se tornar obsoleto e com cada vez menos leitores, mesmo das renomadas redes de imprensa brasileira e portuguesa, objetos de estudo desse trabalho; c) O mesmo tema que motivou uma Breaking News no online é tratado de forma mais desenvolvida na versão impressa. Destas hipóteses, pode-se constatar que a hipótese “a”, e “c” se confirmaram, enquanto a hipótese “b” não se confirmou. Para a realização deste trabalho foi utilizado o método hipotético-dedutivo, com a utilização de fontes primárias e secundárias.
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    O Spotify como ferramenta de popularização do consumo e da produção da música sertaneja latinizada no Brasil no ano de 2018
    (2021) Boechat, Breno Bastos; Fernandes, Manuel Luís Bogalheiro da Rocha, orient.
    Este é um trabalho de investigação produzido como conclusão do Mestrado em Comunicação, Redes e Tecnologia da Universidade Lusófona do Porto, em Portugal. A pesquisa publicada neste estudo pretende entender as relações entre o streaming – como tecnologia de reprodução e armazenamento de músicas – e o sucesso de canções da chamada “música sertaneja brasileira”. A reflexão proposta por esse estudo toma a música sertaneja como objeto de análise para compreensão de como as transformações dos média influenciam no conteúdo musical produzido e consumido pelas massas. Em outras palavras, a pesquisa propõe uma verificação de como as sucessivas mudanças dos suportes para a reprodução de música afetaram a produção e o consumo desse estilo musical no Brasil, até a última grande transformação, a tecnologia do streaming. O consumo de música via streaming no Brasil e na América Latina cresceu muito desde a criação de plataformas como o Spotify. Artistas populares brasileiros aproveitaram o sucesso e criaram uma relação de intercâmbio cultural que resultou em a) versões brasileiras de hits latinos, b) parcerias, em português e espanhol, entre artistas brasileiros e do resto da América Latina e c) inclusão de elementos musicais de sucesso da “música latina” na composição de novas canções brasileiras. Este estudo pretende mostrar, por meio de uma análise sobre o cenário do streaming de música no Brasil – em específico na plataforma de streaming Spotify – ao longo do ano de 2018, a relevância desse “sertanejo latinizado” no atual panorama da música brasileira, e como a popularização de uma nova tecnologia de reprodução e armazenamento de música ajudou na consolidação dessa música sertaneja “latinizada” como uma das mais escutadas do Brasil, além de eliminar “fronteiras musicais” que antes existiam entre os brasileiros e os companheiros de continente que falam espanhol.
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    A televisão na era digital : Netflix e uma nova forma de assistir TV e consumir entretenimento
    (2021) Maschka, Melissa Mello; Loureiro, Luís Miguel Nunes da Silva, orient.
    A televisão surgiu há menos de um século e já passou por diversas transformações nesse período. Não só os aparelhos mudaram sua forma, como os programas precisaram se alterar para agradar a todo o tipo de público. Porém, as transformações pelas quais a televisão passou muito se deve à evolução da humanidade e do desenvolvimento de novas tecnologias. O surgimento da internet alterou a forma de se comunicar e obrigou as emissoras de televisão, os programas e os fabricantes de aparelhos de tv a se adaptarem a nova realidade, principalmente após o surgimento dos serviços de streaming, como a Netflix, que se popularizou muito rapidamente em todo o mundo. A Netflix também mudou a forma de consumir programas de entretenimento, principalmente as séries de televisão, incentivando ‘maratonas’ e fazendo com que muitas pessoas abandonassem a televisão convencional. Mas será essa a nova televisão, a televisão da Era Digital?
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    As redes digitais e a influência no comportamento dos adeptos de futebol . Estudo de caso : comunidades virtuais no Facebook de Grêmio e Internacional e interatividade no Youtube durante a transmissão ao vivo de dois Gre-Nais
    (2021) Prade, Leandro Motta; Loureiro, Luís Miguel Nunes da Silva, orient.
    Neste trabalho pretende-se analisar a influência das redes digitais no comportamento dos adeptos de futebol. Para tanto, foi feito o acompanhamento de duas partidas entre os clubes brasileiros Grêmio Foot-Baal Porto Alegrense e Sport Club Internacional na fase de grupos da Libertadores da América 2020. A análise se concentrou na observação dos comentários durante a transmissão dos jogos em três rádios no Youtube, sendo duas vinculadas aos clubes e uma emissora neutra, além da verificação dos posts em três comunidades virtuais do Facebook e respectivas mensagens dos integrantes adeptos das duas agremiações. Também foi feito o acompanhamento dos principais sites de notícias que repercutiram o clássico e a ênfase dada em relação aos confrontos. Como embasamento teórico foram estudadas questões como a identidade, ou a fuga identitária buscada no meio digital, a teoria do contágio, em que uma voz pode induzir muitas outras a seguirem o mesmo caminho e as formas de recepção e transmissão de mensagens por parte dos indivíduos. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, em que se observou, através da recolha e análise dos dados que grande parte dos adeptos tece comentários provocativos e agressivos, na maioria das vezes induzidos por uma postagem, outro comentário ou mesmo pela manchete de um site de notícias. Portanto, no caso específico do futebol, que envolve paixão e um fanatismo quase cego por parte dos adeptos, onde há muitas provocações e ofensas e a possibilidade do usuário utilizar nomes falsos no meio digital, os estudos demonstraram que, sim, as redes digitais influenciam o comportamento dos adeptos de futebol.
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    Olhar sem ver : o impacto social da narrativa de viagens e a indiferença : um estudo sobre o grupo Facebook Amantes de Viagens
    (2019) Ferreira, Miguel Ângelo da Silva; Pereira, Rui Alberto Mateus, orient.
    Numa época em que impera o digital, a questão mais importante é o tema relacional Eu/Outro; Nós/Outros. O individualismo de hoje substitui os laços sociais de outrora, deixando as pessoas presas na sua própria bolha. Numa tentativa de compreender o atual comportamento humano, o estudo sobre o indivíduo tem sido um dos assuntos que mais tem motivado diversos e célebres autores. Verificam-se notórias mudanças ao nível comportamental do ser humano, deixando por vezes a impressão de que o indivíduo deixa de ser o animal racional para passar a ser o animal selvagem, que se movimenta agressivamente num espaço onde reina a indiferença e o distanciamento. Um exemplo desta modificação é o aumento das viagens e dos viajantes chegando e partindo, mais conhecido como Turismo, um fenómeno que se tem traduzido, simultaneamente, numa compressão territorial e numa visão mais consumista do mundo. Esta dissertação tem como propósito contribuir para a investigação sobre a atual indiferença relacional na sociedade e explorar os tópicos de comunicação mediada, em particular digital, com aqueles relacionados, tais sejam a Internet e o indivíduo. O ângulo adotado é o representado pela viagem e pela sua literatura; assim como as questões da cegueira moral e do sofrimento. De modo a mostrar o impacto desta questão foi analisado um grupo de Facebook sobre viagens, com destaque para a análise das suas publicações e do seu conteúdo. Uma investigação de cariz probabilístico, qualitativo e quantitativamente controlada foi conduzida com o propósito de conhecer opiniões, testemunhos e observações dos turistas acerca das suas viagens realizadas ou projetadas. A amostra consiste em n=176 sucedendo-se-lhe uma análise a 11 unidades selecionadas por permitirem uma observação mais pertinente da relação Nós/Outros, concretamente entre viajante e lugar de viagem, bem como entre aquele e a população autóctone/nativa desse mesmo lugar. Esta análise minuciosa confirma a extrema indiferença dos turistas em relação aos nativos e ao novo território. Eles apenas olham, não veem. Os seus relatos relacionais sugerem observações banais, vulgares e mostram conhecimentos mínimos sobre os nativos. O conteúdo das suas observações evidencia a indiferença para com os nativos e a falta de cuidado e interesse por parte dos turistas acerca das pessoas que habitam os destinos para onde viajam. A linguagem usada pelos turistas é normalmente egocêntrica, focada apenas nas suas próprias experiências e sentimentos.
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    O mundo dos YouTube influencers em Portugal: uma perspetiva culturalista
    (2019) Ribeiro, Ana Catarina Maia; Pereira, Rui Alberto Mateus, orient.
    A investigação apresentada estuda o fenómeno dos youtubers, em Portugal, mais precisamente, a forma como as suas produções e as suas próprias figuras configuram a cultura. Para tal, foram selecionados quatro youtubers mediáticos, Wuant, D4rkFrame, SirKazzio e Sea3p0. E, com base no bloco categorial de “uma ontologia do presente” (Focault), desenvolvido pelo filósofo alemão, Peter Sloterdijk, o estudo serve-se da Análise de Discurso, para, à luz das suas categorias ontológicas de desinibição, mimo, desoneração, analisar um vídeo de cada criador de conteúdo, em foco. O estudo propõe-se, ainda, adicionar àquelas, a categoria que designa por infantilização. Com vista a perceber a perspetiva cultural dos youtubers procedeu-se à revisão teórica do conceito de cultura, cibercultura, cultura participativa, entre outros termos relacionados. Numa perspetiva de ordem axiológica, o presente estudo interessa-se por conhecer valores, costumes e práticas dos youtubers, além de pretender estabelecer e propor alguns eventuais efeitos das suas produções sobre o “imaginário social”. E, por isso, é elaborada uma revisão de literatura sobre o relativismo moral e sobre o conceito mencionado, de imaginário social. Contudo, a complexidade do universo do YouTube requer uma descrição do funcionamento da rede e de outras particularidades. E, por esta razão, a investigação qualitativa abarca uma descrição, resultante de uma pesquisa documental, sobre a plataforma e os youtubers. De forma complementar, serão averiguadas as audiências, predominantemente, compostas por adolescentes, de cada youtuber, em estudo. Além disso, a partir das Tendências do YouTube, foi apurada a frequência com que estes surgiam, de forma a comprovar o seu sucesso e impacto, na comunidade portuguesa do YouTube. A partir da reunião dos dados recolhidos e das análises efetuadas, será possível comprovar que os youtubers integram a cultura contemporânea, em regime de convergência e complemento com os media tradicionais. Procura-se, neste trabalho, contribuir para examinar os valores e comportamentos que difundem, propondo-se uma reflexão sobre os modos como podem constituir-se como influências negativas ou, no mínimo, muito discutíveis, sobre os seus públicos, maioritariamente compostos por jovens adolescentes.
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    O perfil do enoturista da Quinta da Gaivosa
    (2019) Coelho, Ana Sofia Vieira; Remondes, Jorge, orient.; Costa, António Pedro, orient.
    O enoturismo adquiriu uma importância crescente para as regiões vitivinícolas de todo o mundo, enquanto setor turístico que promove o crescimento local e regional. Contudo, o enoturismo ainda não está claramente desenvolvido e uma das causas apontadas consiste na falta de investigação sobre o comportamento e características do visitante da quinta vinícola. A presente investigação tem como principais objetivos a determinação do perfil sociodemográfico e psicográfico, bem o levantamento das motivações dos visitantes que se deslocam à Quinta da Gaivosa, uma quinta inserida na Região Demarcada do Douro. Para alcançar os objetivos indicados, construiu-se um instrumento de recolha de dados, tendo em vista a obtenção de dados sociodemográficos sobre enoturista, bem como os seus hábitos, comportamentos, preferências, motivações, satisfação e comportamento futuro. O questionário realizado foi aplicado aos turistas que se deslocavam à Quinta da Gaivosa, tendo sido obtida uma amostra de 75 respondentes, através do procedimento de amostragem não probabilística por conveniência. Deste modo os resultados deste estudo só se aplicam a esta amostra, não sendo possível generalizar este estudo para além da amostra em questão. Os resultados obtidos permitiram concluir que os enoturistas são maioritamente do sexo masculino, residentes em Portugal, com uma faixa de idade intermédia, trabalhadores por conta de outrem, com elevados rendimentos mensais, bem como um nível de habilitações académicas alto. São turistas consumidores regulares de vinho, com um conhecimento intermédio, que normalmente visitam quintas vinícolas duas a três vezes por ano e as suas principais motivações para a prática do enoturismo são: provar vinhos, aprender mais sobre vinhos e processo de produção e visitar caves/adegas. Os enoturistas inquiridos visitaram a Quinta da Gaivosa acompanhados pela família, tendo sido motivados a visitar a quinta em estudo, pela prova de vinhos e para aumentar o conhecimento sobre vinhos.
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    Gestão da imagem de uma empresa no Facebook: estudo de caso New Look
    (2018) Magalhães, Sara Cunha Botelho Correia; Morais, Marina Magalhães de, orient.
    O avanço das tecnologias trouxe mudanças extraordinárias ao nosso dia a dia. Uma dessas mudanças foi a forma como nos relacionamos. Tudo passou a ser muito mais rápido, instantâneo, sem barreiras de tempo ou espaço. Facilmente conseguimos interagir com alguém do outro lado do mundo, criar conteúdo que pode ser visto por qualquer pessoa e até contar a experiência que tivemos com determinado serviço. É neste último ponto que se foca esta investigação. Numa sociedade que vive em rede e que valoriza cada vez mais a opinião de utilizadores comuns é importante perceber o outro lado. Convém investigar o que mudou numa organização com a emergência das redes sociais e como é gerida esta nova realidade. Assim, através da revisão bibliográfica e da netnografia, foi possível entender melhor o fenómeno e observar a forma como a marca britânica de vestuário “New Look” gere a sua página de Facebook, que estratégias utiliza e como fez frente a uma situação de “crise”. Também foram brevemente analisadas outras redes sociais, como o Instagram e o Twitter, que serviram como termo de comparação. Através das análises observamos a comunicação próxima que a marca tem com os seus clientes, a recorrente utilização de influenciadores digitais e o distanciamento adotado pela empresa em situações polémicas.