Mestrado em Comunicação, Redes e Tecnologias
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Percorrer Mestrado em Comunicação, Redes e Tecnologias por autor "Fernandes, Manuel Luís Bogalheiro da Rocha, orient."
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Item O Spotify como ferramenta de popularização do consumo e da produção da música sertaneja latinizada no Brasil no ano de 2018(2021) Boechat, Breno Bastos; Fernandes, Manuel Luís Bogalheiro da Rocha, orient.Este é um trabalho de investigação produzido como conclusão do Mestrado em Comunicação, Redes e Tecnologia da Universidade Lusófona do Porto, em Portugal. A pesquisa publicada neste estudo pretende entender as relações entre o streaming – como tecnologia de reprodução e armazenamento de músicas – e o sucesso de canções da chamada “música sertaneja brasileira”. A reflexão proposta por esse estudo toma a música sertaneja como objeto de análise para compreensão de como as transformações dos média influenciam no conteúdo musical produzido e consumido pelas massas. Em outras palavras, a pesquisa propõe uma verificação de como as sucessivas mudanças dos suportes para a reprodução de música afetaram a produção e o consumo desse estilo musical no Brasil, até a última grande transformação, a tecnologia do streaming. O consumo de música via streaming no Brasil e na América Latina cresceu muito desde a criação de plataformas como o Spotify. Artistas populares brasileiros aproveitaram o sucesso e criaram uma relação de intercâmbio cultural que resultou em a) versões brasileiras de hits latinos, b) parcerias, em português e espanhol, entre artistas brasileiros e do resto da América Latina e c) inclusão de elementos musicais de sucesso da “música latina” na composição de novas canções brasileiras. Este estudo pretende mostrar, por meio de uma análise sobre o cenário do streaming de música no Brasil – em específico na plataforma de streaming Spotify – ao longo do ano de 2018, a relevância desse “sertanejo latinizado” no atual panorama da música brasileira, e como a popularização de uma nova tecnologia de reprodução e armazenamento de música ajudou na consolidação dessa música sertaneja “latinizada” como uma das mais escutadas do Brasil, além de eliminar “fronteiras musicais” que antes existiam entre os brasileiros e os companheiros de continente que falam espanhol.