Revista Lusófona de Educação n.º 53 (2021)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 53 (2021) por autor "Franco, Sílvia"
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Item Conversas à deriva: expressões da Educação Comunitária Ambiental para uma sociedade sustentável integral(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Franco, Sílvia; Raposo, Maria Albertina; Santos, Mário Pedro; Morais, Teresa; Vasconcelos, Lia Maldonado Teles de; Mesquita, Mônica; Gonçalves, Rita Ferreira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA diversidade de saberes e olhares, que as diferentes formações académicas e experiências profissionais fazem convergir, promovem o diálogo, a reflexão e discussão complexa e integrada das temáticas, e enriquecem o conhecimento e a investigação à escala individual, de grupos de trabalho e de organizações. Assim, um grupo de cinco representantes de diferentes organizações e formas de conhecimento, integra o projeto Educação Comunitária Ambiental: ações colaborativas para um desenvolvimento costeiro sustentável integral. O grupo reúne, num formato que promove o colocar “à deriva” ideias resultantes do diálogo sobre colaboração e sustentabilidade, buscando a implementação dessas ideias nas práticas individuais e do coletivo. A metodologia dos encontros, com recurso a dinâmicas participativas promotoras do desenvolvimento holístico, visa a participação de todos, o confronto de ideias, a reflexão, a partilha de conhecimento e a aprendizagem, potenciando a educação que cada um carrega em si. Este artigo pretende dar a conhecer o papel da Educação Comunitária Ambiental para um pensar coletivo, crítico e gerador de ações concretas, bem como a metodologia processual dos encontros. O processo evidencia a relevância do elevado sentido de pertença dos membros do grupo que se traduz em aprendizagens individuais e partilha de diferentes saberes. Palavras chave: educação comunitária ambiental; desenvolvimento holístico; ações colaborativas; sustentabilidade costeira; ideias “à deriva”.