Mestrado em Gestão de Empresas
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Percorrer Mestrado em Gestão de Empresas por autor "Araújo, Lúcia Maria Alves de"
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Item A gestão do atendimento aos pacientes em tratamento de tuberculose pulmonar : a situação em duas unidades hospitalares de Maceió/AL(2017) Araújo, Lúcia Maria Alves de; Costa, António Augusto Teixeira da, orient.A gestão em geral é entendida como um fator primordial, de uma empresa, a instituição só funciona bem se tiver um gestou atuante, que veja a lógica da racionalidade, a capacidade analítica e o domínio da técnica, incorporando dimensões de criação, e a equipe multidisciplinar deve ser empreendedora e, sobretudo trabalhar com ética, voltada para os objetivos da empresa. Esta pesquisa tem como foco a gestão em atendimento, o qual requer uma abordagem total da parte do gestor, onde se faz necessário uma gestão bem elaborada, para então atender aos pacientes portadores com tuberculose pulmonar, com eficiência e humanização. Trata-se de um estudo que buscou descrever e analisar a percepção dos profissionais da equipe multiprofissional e gestores no atendimento aos pacientes portadores de tuberculose pulmonar. Na abordagem de investigação foi utilizado o método da pesquisa qualitativa e quantitativa. O instrumento utilizado foi questionário e entrevista. Sendo um voltado aos pacientes, o qual contém 8 questões e um outro aos profissionais de saúde da área estudada, contendo 14 questões. Os questionários foram aplicados em duas unidades hospitalares de Maceió, unidades essa que têm grande fluxo de atendimento a pacientes com essa patologia. Percebeu-se que a quantidade de unidades de isolamento é precária, há deficiência nos exames, uma vez que há um grande período de espera pelo diagnóstico, impactando na tomada de decisão de forma imediata. Por fim, entende-se que essa morosidade faz com que muitos pacientes abandonem o tratamento, aumentando ainda mais a quantidade de indivíduos portadores da doença. Ademais, as instituições estudadas devem ter como ponto de partida, a busca das técnicas de gestão em atendimento, agindo como facilitadora da busca de resultados dos seus clientes, e os mesmos alcançarem respostas satisfatória, para que isso seja possível, deve-se ter um trabalho em equipe e todos com vista a um trabalho mais articulado, integrado e qualificado. Foram aplicados questionários (avaliação qualitativa) em 1 gestor, 2 médicos, 1 psicólogo,1 assistente social, 3 enfermeiros, 1 nutricionista, 1 fisioterapeuta, cujas respostas às perguntas realizadas estão na seção 4 (análise e discussão dos resultados). Além destes profissionais, 34 técnicos de enfermagem que trabalham no tratamento da tuberculose nos 2 hospitais em estudo, Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) e o Hospital Sanatório, também responderam aos questionários. Em relação à estrutura física, 16 técnicos (47,06%) a consideram suficiente. No atendimento médico, 15 (44,12%) entendem que é insuficiente, enquanto 10 (29,41%) responderam que a atendimento médico regular. Para o atendimento diagnóstico, 22 (64, 71%) responderam que é regular. Quando questionados sobre os métodos utilizados no atendimento, 21 (63,64%) entendem que são insuficientes para atender as necessidades da demanda atual. Também foram entrevistados 12 pacientes do HUPAA e 9 pacientes do Hospital Sanatório. Como resultados, em relação à estrutura física no HUPAA, 6 (50%) pacientes respondem que é regular, ao passo que 4 (33,33%) responderam suficiente, sendo que no Hospital Sanatório, os 9 pacientes (100%) responderam que a estrutura física é suficiente. Para o atendimento, 9 pacientes (75%) o consideram regular no HUPAA, e 6 (66,67%) suficiente no Hospital Sanatório. Na avaliação do atendimento diagnóstico, 75% dos pacientes consideram regular no HUPAA, ao passo que no Hospital Sanatório houve uma divisão, com 33,33 % suficiente, 33,33% insuficiente, e 33,33% regular. Por fim, nos métodos utilizados no atendimento, 66,67% responderam regular no HUPAA, e no Hospital Sanatório, 66,67% dos pacientes responderam que os métodos são suficientes.