Mestrado em Gestão de Empresas
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Gestão de Empresas por autor "Araújo, Luiz Fernando Gonçalves da Silva"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Estudo estilo de liderança predominante nos cursos de graduação em administração, ciências contábeis e ciências econômicas em uma instituição pública(2017) Araújo, Luiz Fernando Gonçalves da Silva; Costa, António Augusto Teixeira da, orient.A liderança influencia as atividades de um indivíduo ou grupo para o alcance de objetivo em uma dada situação. Procura estimular a motivação e o fortalecimento de competências com foco na excelência do desempenho e coesão da equipe. O presente estudo aborda o estilo de liderança predominante nos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas e a relação desses estilos com as habilidades e competências estabelecidas nos projetos pedagógicos de curso (PPC’s) para os discentes de uma instituição pública. A pesquisa segue na metodologia quantitativa, tendo como participantes 635 discentes entre os três cursos, de um total com 1.225 matriculados no segundo semestre do ano letivo de 2017. No estudo foram realizadas análises descritivas e análises de variância com a utilização do SPSS 1.8, apropriando-se dos processos estatísticos para descrever e analisar os dados. A escala aplicada foi o Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ-Form 5X) de Avolio e Bass (1995) que medem os estilos de liderança transformacional, transacional e laissez-faire, com grau de confiabilidade que varia de 0,74 a 0,91 em relação aos fatores de liderança, contendo 45 questões organizadas no modelo likert. Além das questões do MLQ o questionário contempla variáveis sociodemográficas. A liderança transformacional apresenta um modelo de líder que inspira e apoia. A transacional conduz e motiva seus seguidores com recompensas mediante o alcance dos resultados. E a laissez-faire é um estilo mais passivo e ausente. Os resultados expressam que existem diferenças estatísticas significativas entre as médias dos cursos de Administração (M=59,22), Ciências Contábeis (M=55,32) e Ciências Econômicas (M=50,86) na liderança transformacional. Na liderança transacional, não há diferenças significativas entre os cursos de Administração (M=26,91) e Ciências Contábeis (M=26,68) mas há diferença comparando o curso de Ciências Econômicas, sendo (M=28,72). Ao analisar a liderança laissez-faire, constatou-se que há diferenças significativas entre os cursos, em que Administração apresenta (M=3,98), Ciências Contábeis (M=4,79) e Ciências Econômicas (M=6,71). Os discentes do curso de Administração apresentam percepções predominantes para a liderança transformacional. Já os discentes de Ciências Contábeis direcionam para a transacional, e por fim os discentes de Ciências Econômicas têm percepções predominantes na liderança transacional e na liderança laissez-faire.