Mestrado em Museologia
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Percorrer Mestrado em Museologia por autor "Moutinho, Mário Caneva, orient."
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Item Centro Ciência Viva de Constância : génese, evolução e futuro(2020) Ferreira, Máximo de Jesus Afonso; Moutinho, Mário Caneva, orient.O Projeto que se apresenta tem como objetivo principal registar, para memória futura, a génese e evolução do Centro Ciência Viva de Constância, enfatizando estratégias adotadas para que a instituição cumprisse o melhor possível a sua função de – com base em conceitos diversos ligados à Astronomia – sensibilizar cidadãos para as múltiplas facetas em que a evolução científica e tecnológica interfere no dia-a-dia das sociedades e as implicações, positivas e negativas, que daí advêm, para uma consciente vivência democrática. Em paralelo, descrevem-se algumas iniciativas levadas a efeito para associar memórias coletivas e individuais, com base na diversificação de atividades, meios e recursos técnicos tendentes a envolver pessoas numa inter-relação do passado com o presente, conciliando memórias com perspetivas atuais de melhorias em áreas como cultura científica e competências críticas na preparação do futuro. Tendo em conta a região geográfica e o meio cultural em que se localiza a instituição, e não abandonando a convicção de que, para além de uma possível intervenção a nível nacional, há que contribuir para a supressão de limitações locais, tomou-se a iniciativa de complementar a componente de Astronomia com ações ligadas à vida prática da região – no passado e no presente – e nas quais seja possível integrar, gradualmente, o envolvimento prático da população. Iniciou-se o projeto de, em torno do Lago Arquimedes, estabelecer um espaço de convívio e uso de utensílios e práticas (patrimónios nem sempre valorizados) que marcaram a vida local durante alguns séculos, ideia que se propõe – neste trabalho – desenvolver e alargar ao contacto com a natureza, à observação crítica de como as mudanças locais alteraram habitats de espécies e deram origem a paisagens bem diferentes das de um passado recente, e como estabelecer novas relações com realidades que poderão ser potenciadas com visões positivas, quer do ponto de vista do ambiente quer de melhorias de condições de vida. Como proposta mais empenhada deste Projeto, perspetivou-se a implementação de um percurso que levará participantes ao contacto com fauna e flora da região envolvente do Centro Ciência Viva, alcançando o rio Zêzere, navegá-lo até à foz e, aí – em plena zona histórica de Constância − evocar épocas e personagens, observar locais e testemunhos de monumentos e factos que fizeram deste pequeno território a “Notável Vila da Constância”.Item Conceição das Crioulas : história de uma educação feita de histórias, memórias que inspiram lutas(2018) Zidanes, Anna Elisa do Nascimento; Moutinho, Mário Caneva, orient.A presente pesquisa aborda Museologia, Memória e Educação, e tem como objetivo reconhecer como as pessoas se apropriam das suas memórias e como isso contribui para o desenvolvimento de sua consciência crítica do mundo. Em abordagem teórica verifica a influência do pensamento do educador brasileiro, Paulo Freire, enquanto referencial significativo aos dois campos, com ênfase às suas reformulações, nomeadamente a Museologia Social e a Sociopedagogia que, em diálogo, constroem o aporte necessário à discussão sobre memória e identidade, no reconhecimento da função social que compete às ações museológicas e educativas, pela promoção da justiça social e pelo desenvolvimento humano. Apresenta como objeto de estudo a experiência sociopedagógica por uma Educação diferenciada na comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas, localizada no município de Salgueiro, estado de Pernambuco, nordeste do Brasil. Traz ênfase à iniciativa da comunidade em registrar as suas histórias de vida como forma de reconstrução cultural e fortalecimento da identidade de resistência, em favor das suas lutas, primordialmente a reconquista e proteção do seu território. Como metodologia utilizou estudo de caso, orientado pelo método hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa, complementado pela metodologia Histórias de Vida/Narrativas biográficas.Item A guide through sociomuseology : roots and practices(2022) Neu, Maria Margarida; Moutinho, Mário Caneva, orient.A presente dissertação serve como primeiro contacto para todos aqueles que sentem curiosidade em relação à Sociomuseologia e Museologia Social. Como ambos os tópicos estão fortemente ligados à língua portuguesa, este é um esforço para abrir novas ligações e descobrir sincronicidades entre a práticas museais com enfoque social em todo o mundo. Por isso a dissertação é escrita em ingles. Ela tem como foco a emergência dos conceitos de Sociomuseologia e Museologia Social, a sua posição dentro do campo dos museus internacionais e os estudos de casos no Brasil e alguns exemplos internacionais pontuais. A leitura desta tese proporcionar-lhe-á uma compreensão da Sociomuseologia, da Museologia Social e da sua posição em relação à Nova Museologia e Ecomuseologia, bem como das ideias e valores que estas museologias sociais representam e analisam.Item Museologia social, deficiência e educação não formal : habilidades e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual no Museu de Arte do Rio(2020) Cândido, Amanda Campos de Freitas; Sarraf, Viviane Panelli, orient.; Moutinho, Mário Caneva, orient.O objetivo principal da pesquisa é de analisar como a relação do educador, professor e aluno contribuem no processo de ensino e aprendizagem, a partir de uma educação não formal, abordando a função social dos museus na inclusão das Pessoas com Deficiência Intelectual. A metodologia baseou-se na análise da função social do Museu de Arte do Rio – MAR, localizado no Rio de Janeiro, por meio do Projeto Encontro de Saberes, considerando três escolas, sendo uma escola particular, Colégio Eduardo Guimarães, e duas escolas públicas, Escola Municipal Nicolau Antônio Taunay e Escola Especial Municipal Mauricio de Medeiros, localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Para realizar os registros, foram utilizadas anotações em caderno de campo, relatórios dos educadores, professores e alunos sobre o projeto, filmagens, fotografias e registro físico das atividades realizadas. Conclui-se que, houve um interesse maior das escolas em participarem do projeto, após constatarem que o Museu de Arte do Rio – MAR possuía um projeto com uma equipe especializada no atendimento de pessoas com deficiência.Item No Estamos Todas: construyendo una exposición, empatía y memoria para abordar el dolor(2019) Coronado Téllez, Gabriela; Moutinho, Mário Caneva, orient.As mortes violentas de mulheres por razões de gênero, também conhecidas como feminicídios, continuam a aumentar as suas cifras no México, o que tem colocado o país como um dos lugares mais perigosos para ser mulher. Os crimes a ascender e a impunidade que os rodeia tem gerado indignação em diversos setores da sociedade e tem-lhes levado a mobilização, uma destas ações é a de No Estamos Todas, que através da ilustração procuram visibilizar as ditas violências. Nesta dissertação procura-se investigar o conceito de feminicídio, as suas origens e classificações, a analisar também distintos projetos e propostas a nível mundial que tem se dado a tarefa de documentar, informar e sensibilizar acerca da violência de gênero. Em um segundo passo, e a partir da premissa de que os museus tem uma função social e que devem ser ativos na promoção dos direitos humanos e da igualdade de gênero, foi proposta a criação de uma exposição museológica de conteúdos gráficos e multimídia a partir do trabalho de No Estamos Todas, a qual teve lugar na cidade de Lisboa, em novembro de 2019.