Revista Lusófona de Educação n.º 40 (2018)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 40 (2018) por autor "Costa, António Pedro"
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Item Fundamentos teóricos das técnicas de investigação qualitativa(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Minayo, Maria Cecília de Souza; Costa, António PedroEste texto é um ensaio. Nele se discute a necessidade de fundamentos teóricos que sustentem a cientificidade das técnicas qualitativas utilizadas em pesquisas de educação, saúde e outras áreas sociais. A hipótese é de que elas constituem o delineamento das estratégias de campo e são determinantes como parte operacional da pesquisa e como práticas teóricas. O texto se inicia com apresentação das principais fontes de informação da abordagem (palavra, imagem e observação); discute-as frente às tradições sociológicas e antropológicas de base compreensiva; e distingue a lógica que embasa as investigações quantitativas e qualitativas. A tese é que essa diferenciação é de natureza e não de validade epistemológica. Em seguida, são tratados três pontos bastante controversos dos estudos qualitativos: o senso comum como sua matéria-prima, a representação e a representatividade nos estudos empíricos e a dialética entre objetividade e subjetividade. Os autores concluem que os critérios de validade fazem parte da correta aplicação do método qualitativo e como lembra Popper (1993), da avaliação interpares.