Revista Lusófona de Educação n.º 64 (2024)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 64 (2024) por autor "Batista, Susana"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O uso de portefólios como instrumento de ensino e aprendizagem em métodos de investigação em educação(University of Lusophone Humanities and Technology, 2024) Batista, Susana; Urbano, Cláudia; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA adoção de um paradigma de aprendizagem ativa, associado a uma conceção crítico-reflexiva e a um envolvimento direto do estudante em tarefas de investigação, tem sido consensualmente avançado para o ensino de métodos de investigação no ensino superior (Matos et al., 2023a; São José, 2020). Neste artigo, refletimos sobre a experiência pedagógica num curso de mestrado em Educação, que envolveu a realização de portefólios com diferentes atividades de investigação. Através da análise dos trabalhos e das respostas dos estudantes a um questionário de perguntas abertas, discute-se o potencial deste instrumento no ensino e aprendizagem de métodos de investigação. Destaca-se o seu papel no enriquecimento e flexibilização do percurso, motivando a reflexão sobre as aprendizagens e competências desenvolvidas e a responsabilidade na construção do conhecimento. Surge ainda como particularmente relevante o mecanismo de feedback faseado para melhoria das aprendizagens e para assegurar a motivação e resiliência dos estudantes.