Mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação por autor "Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Algoritmos de inteligência artificial para deteção de quedas em dispositivos(2024) Bessa, Pedro Maria de Oliveira Martins dos Santos; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoNeste documento serão executadas atividades de análise e implementação de algoritmos de inteligência artificial para a deteção de quedas em idosos com base na medição de aceleração, considerando a sua implementação futura em equipamentos de baixo poder de computação. Considerando o caráter temporal dos sinais, serão analisadas e implementadas redes recursivas com memória de curto prazo ou Long Short-term Memory, as LSTM. Os trabalhos terão em conta: a análise do atual estado da arte e a implementação e análise de performance das topologias de rede consideradas mais promissoras. É estudada uma rede neuronal baseada em LSTM, sobre a qual são aplicadas técnicas no sentido de melhorar o desempenho dos sistemas visados. São testadas múltiplas camadas LSTM considerando janelas temporais mais alargadas, que na sua dimensão conseguem manter uma performance acima dos sistemas de referência. Tendo em conta o modelo de classificação com três dimensões, os resultados apurados nesta abordagem demonstram-se satisfatórios, com métricas aperfeiçoadas relativamente ao modelo clássico de dados Sisfall e com níveis de probabilidade de acerto, sensibilidade e especificidade em linha com os melhores resultados dos sistemas em análise. O modelo atingiu um máximo de probabilidade de acerto no treino de 94,93% e 0,14% de valor de perda, sendo os valores finais de validação de 93,11% e 0,19% respetivamente, tendo-se verificado que o modelo tem evolução em todas as dimensões. Palavras-chave: Artificial Intelligence, Wearables, Fall Detection, Embedded ProgrammingItem Ganhos de produtividade e de sucesso de metodologias ágeis Vs metodologias em cascata no desenvolvimento de projectos de software(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Semedo, Maria João Moreno; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoHoje em dia muitas empresas procuram cada vez mais inovar os seus sistemas informáticos. É hoje uma realidade que as novas tecnologias, os novos sistemas devem disponibilizar a informação correcta, no formato certo, à pessoa certa e em tempo exacto. “Ontem” tínhamos sistemas inflexíveis, hoje, têm que ser transversais, partilhados e em rede. Inerentes a esta inovação, as Empresas também pretendem que os seus sistemas sejam práticos, funcionais e rentáveis. Assim, tendo como base estas premissas, as mesmas procuram no mercado “parceiros” que possuam estas características e que lhes possam garantir/oferecer o que necessitam para desenvolverem as suas áreas de negócios, de uma forma sustentada, acrescentando valor aos seus próprios Clientes. Neste contexto, as Empresas prestadoras deste tipo de serviço para se poderem diferenciarem de uma forma positiva no mercado, quer nacional quer estrangeiro, devem adoptar sistemas que possam ir ao encontro das necessidades dos seus actuais Clientes e dos seus Clientes futuros. Várias empresas já tiveram um histórico de problemas relativos a elevados investimentos em que estes não conseguiram atingir os objectivos a que se propuseram atingir, visto que, muitas vezes não efectuam uma escolha adequada dos métodos, do âmbito e dos critérios que necessitam para desenvolverem esses mesmos projectos, originando perda de qualidade e diminuição da sua produtividade. Como reflexo destas escolhas, não conseguem alcançar os objectivos de negócio previamente definidos e propostos. Neste âmbito, é fundamental perceber a importância da utilização de uma metodologia, a qual se pode definir como: um conjunto de técnicas, procedimentos, ferramentas e documentação que sustentam e auxiliam os gestores/responsáveis no desenvolvimento e implementação de um sistema de informação. Dentro de uma metodologia, existe ainda várias fases que orientam os gestores/responsáveis do projecto para a correcta definição e escolha de técnicas apropriadas de acordo com as etapas que ocorrem durante o desenvolvimento e implementação de um sistema de informação. O que muitos desconhecem, é que muitas vezes o sucesso de um projecto de software depende de vários factores, tais como o planeamento, a definição dos objectivos a atingir e principalmente na escolha da metodologia mais adequada e compatível com o projecto em curso. Hoje em dia muitas empresas adoptaram a fundo as metodologias ágeis como sendo as mais eficazes e acessíveis à mudança proporcionando melhorias em diversos aspectos durante o processo de desenvolvimento de software, tais como: o tempo de entrega, qualidade do produto final e a redução de custos operacionais. Por outro lado temos a modelo em cascata/tradicional que foi e é a metodologia mais conhecida e a mais antiga. Para desenvolver um projecto nesta metodologia é preciso seguir cada etapa sequencialmente, ela implica que, um grande esforço seja feito em duas das fazes consideradas cruciais no desenvolvimento do projecto: levantamento de requisitos/necessidades e o design. O presente trabalho tem como objectivo principal o estudo dos ganhos de produtividade e de sucesso de metodologias ágeis vs. metodologias em cascata no desenvolvimento de projectos de software.Item Impacto da transformação digital nas organizações : e o caso dos Bancos em Angola(2024) Mutumbua, António João; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoA alteração das tendências dos clientes, em conjunto com o avanço da tecnologia profundamente enraizada nas rotinas dos indivíduos, juntamente com um cenário cada vez mais competitivo acentuado por novos concorrentes, particularmente as empresas de fintech, obrigaram as instituições financeiras a atender prontamente aos seus esforços de digitalização. Este esforço é crucial para manter a importância num sector que está a sofrer uma metamorfose substancial. Num passo mais lento, Angola segue esta tendência global, uma vez que um número crescente de indivíduos procura comodidades e ofertas financeiras digitalizadas, especificamente no domínio da banca. Assim, tendo em conta este contexto, o objetivo do presente trabalho é analisar o impacto das novas tecnologias no contato com a instituição bancária, visto do lado dos clientes e dos funcionários das instituições bancárias angolanas. Para o efeito, foram aplicados dois questionários investigação, a clientes e trabalhadores bancários, empregando uma abordagem de investigação quantitativa. Responderam ao questionário 78 clientes de instituições bancárias e 50 funcionários bancários. O estudo sobre o impacto das novas tecnologias na interação entre clientes e colaboradores das instituições bancárias em Angola revelou que os clientes estão a adotar positivamente ferramentas digitais como o Multicaixa Express e a banca online. No entanto, persistem as preocupações com a cibersegurança. A transformação digital é vista como uma oportunidade para aumentar a eficiência e a produtividade, embora a perceção do impacto varie entre funcionários e clientes. O estudo destacou diferenças demográficas, como o género, a idade e o nível de educação, que afetam as percepções e a adoção das tecnologias. Foram reconhecidas as limitações da amostra, sublinhando a necessidade de uma investigação mais exaustiva. De um modo geral, o estudo fornece informações valiosas para orientar as estratégias de transformação digital no sector bancário em Angola, considerando tanto as oportunidades como os desafios. Palavras-chave: Angola; Setor Bancário; Transformação Digital.