Mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação

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    Algoritmos de inteligência artificial para deteção de quedas em dispositivos
    (2024) Bessa, Pedro Maria de Oliveira Martins dos Santos; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    Neste documento serão executadas atividades de análise e implementação de algoritmos de inteligência artificial para a deteção de quedas em idosos com base na medição de aceleração, considerando a sua implementação futura em equipamentos de baixo poder de computação. Considerando o caráter temporal dos sinais, serão analisadas e implementadas redes recursivas com memória de curto prazo ou Long Short-term Memory, as LSTM. Os trabalhos terão em conta: a análise do atual estado da arte e a implementação e análise de performance das topologias de rede consideradas mais promissoras. É estudada uma rede neuronal baseada em LSTM, sobre a qual são aplicadas técnicas no sentido de melhorar o desempenho dos sistemas visados. São testadas múltiplas camadas LSTM considerando janelas temporais mais alargadas, que na sua dimensão conseguem manter uma performance acima dos sistemas de referência. Tendo em conta o modelo de classificação com três dimensões, os resultados apurados nesta abordagem demonstram-se satisfatórios, com métricas aperfeiçoadas relativamente ao modelo clássico de dados Sisfall e com níveis de probabilidade de acerto, sensibilidade e especificidade em linha com os melhores resultados dos sistemas em análise. O modelo atingiu um máximo de probabilidade de acerto no treino de 94,93% e 0,14% de valor de perda, sendo os valores finais de validação de 93,11% e 0,19% respetivamente, tendo-se verificado que o modelo tem evolução em todas as dimensões. Palavras-chave: Artificial Intelligence, Wearables, Fall Detection, Embedded Programming
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    Impacto da transformação digital nas organizações : e o caso dos Bancos em Angola
    (2024) Mutumbua, António João; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    A alteração das tendências dos clientes, em conjunto com o avanço da tecnologia profundamente enraizada nas rotinas dos indivíduos, juntamente com um cenário cada vez mais competitivo acentuado por novos concorrentes, particularmente as empresas de fintech, obrigaram as instituições financeiras a atender prontamente aos seus esforços de digitalização. Este esforço é crucial para manter a importância num sector que está a sofrer uma metamorfose substancial. Num passo mais lento, Angola segue esta tendência global, uma vez que um número crescente de indivíduos procura comodidades e ofertas financeiras digitalizadas, especificamente no domínio da banca. Assim, tendo em conta este contexto, o objetivo do presente trabalho é analisar o impacto das novas tecnologias no contato com a instituição bancária, visto do lado dos clientes e dos funcionários das instituições bancárias angolanas. Para o efeito, foram aplicados dois questionários investigação, a clientes e trabalhadores bancários, empregando uma abordagem de investigação quantitativa. Responderam ao questionário 78 clientes de instituições bancárias e 50 funcionários bancários. O estudo sobre o impacto das novas tecnologias na interação entre clientes e colaboradores das instituições bancárias em Angola revelou que os clientes estão a adotar positivamente ferramentas digitais como o Multicaixa Express e a banca online. No entanto, persistem as preocupações com a cibersegurança. A transformação digital é vista como uma oportunidade para aumentar a eficiência e a produtividade, embora a perceção do impacto varie entre funcionários e clientes. O estudo destacou diferenças demográficas, como o género, a idade e o nível de educação, que afetam as percepções e a adoção das tecnologias. Foram reconhecidas as limitações da amostra, sublinhando a necessidade de uma investigação mais exaustiva. De um modo geral, o estudo fornece informações valiosas para orientar as estratégias de transformação digital no sector bancário em Angola, considerando tanto as oportunidades como os desafios. Palavras-chave: Angola; Setor Bancário; Transformação Digital.
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    Gestão de fake news: uma abordagem utilizando redes colaborativas
    (2023) Pereira, Maykon Mota; Leithardt, Valderi, orient.
    O uso de redes colaborativas para a gestão de Fake News pode ser uma ferramenta importante na luta contra a disseminação de informações falsas e na promoção de fontes de informações confiáveis. Essas redes podem reunir diferentes atores: agências de checagem, empresas de tecnologia, organizações da mídia, governo e a própria sociedade, e assim, propiciar a colaboração mútua propondo um ambiente integrador com a capacidade de se tornar um ponto de referência chave no combate das Fake News. Este trabalho analisou os conjuntos de critérios que devem ser levados em consideração para a elaboração de um framework que auxilie na criação de uma rede colaborativa voltada para a mitigação, controle e gestão das Fake News, estas que geram um impacto danoso e sem precedentes na sociedade, desde pequenos transtornos até guerras. Por meio do modelo ARCON, utilizado na concepção de frameworks para criação de redes colaborativas, e na investigação do tema, um modelo referencial genérico para a criação e implementação de redes colaborativas com foco nas Fake News foi idealizado nesta tese, e a partir desse modelo, foi também desenvolvido um protótipo para uma plataforma digital que facilite a operação da rede. Palavras-Chave: Agências de Checagem, Colaboração 4.0, Fake News, Plataforma Web, Redes Colaborativas
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    Geração de código não destrutivo em aplicações
    (2023) Valadares, Ivan Jorge Camacho; Alves, Pedro, orient.
    De forma a acelerar o processo de desenvolvimento e o aumento da qualidade do código, ferramentas de geração de código são amplamente usadas por empresas de desenvolvi mento de software. Foram testadas algumas das ferramentas de geração de código mais utilizadas para o desenvolvimento de aplicações Web (Spring MVC, MVC.net, PHP, Python), tendo sido identificado um problema estrutural: quando é necessário alterar uma entidade que leva a uma segunda geração de código, esta torna-se destrutiva. Acontece que todo o código é reescrito e as alterações feitas a este são apagadas. No presente momento, nenhuma destas ferramentas disponibiliza uma solução para resolver esta questão. Esta dissertação apresenta três abordagens onde, após novas gerações de código, o novo código gerado possa conviver com o código já desenvolvido pelo programador. É apresentada a implementação dos algoritmos das abordagens onde primeiramente é demonstrada uma fase de comparação textual, ou de comparação através de Abstract Syntax Tree (AST). Após a fase de comparação é demonstrada uma fase de junção inte ligente em que, com base na comparação, é gerado código final que inclui as alterações efetuadas, tanto pelo utilizador como pelo código gerado. São apresentados os resultados onde estes algoritmos são submetidos a um conjunto de testes, envolvendo diferentes cenários de geração, alteração e regeração de código, de modo a aferir a sua eficácia. Por último é apresentado um caso real onde foi desenvolvido um gerador de código na empresa Agap2IT que implementa os algoritmos das abordagens estudadas. Palavras-chave: Geração de código; Programação Web; Ferramentas de Desenvolvimento
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    Variantes da utilização do governo eletrónico em Angola : o caso do SEPE
    (2021) Freitas, Félix António de; Ribeiro, Rui Pedro Nobre, orient.
    A transformação digital existe, e esta é uma realidade que já não se consegue evitar, por este motivo, governos estão a adotar medidas de transformação digital para melhoria na prestação dosseus serviços. Deste modo, propusemo-nos em estudar as variantes da utilização do governo eletrónico em Angola, ou seja, identificar o nível de interação do cidadão com o portal de serviços públicos, bem como identificar as principais barreiras associadas ao uso do governo eletrónico. Apresentamos uma análise metodológica qualitativa e quantitativa, recorrendo a recolha de dados através da realização de um questionário a população angolana, onde obtivemos um total de 336 amostras que foram analisadas neste estudo, e com base nesta análise conseguimos verificar a existência da transformação digital em Angola, e com ela a utilização do portal SEPE que tem trazido benefícios aos cidadãos, mas nem todos conhecem estes benefícios por enfrentarem sérios problemas como a falta, a qualidade e o elevado custo de internet, o analfabetismo, a falta de conhecimentos básicos de informática que por sua vez da lugar a exclusão digital, bem como questões associadas a divulgação do portal, sendo assim necessário o combate destas barreiras.
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    Alocação de horários universitários com programação inteira
    (2022) Almeida, Luciano Rigolin de; Oliveira, Ricardo, orient.
    A alocação de horários universitários é um problema enfrentado pelas instituições de ensino em todo o mundo, no inicio de cada período, mobilizando uma quantidade significativa de pessoas, tempo e esforço. Nao há garantias de que o resultado é um horário de qualidade, atendendo às necessidades dos alunos e professores. Da mesma forma, nao há garantias que os recursos necessarios (prédios, salas, laboratórios, etc) são alocados da melhor forma. Aplicando tecnicas de programação linear, desenvolvemos uma solução genérica para produzir de forma automática, horários escolares considerando as limitações dos professores, necessidades dos alunos e disponibilidade de salas. Fizemos adaptações na solução genérica para dois casos de estudo. O primeiro caso de estudo foi para os cursos de licenciatura do Departamento de Engenharia Informatica e Sistemas de Informação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, situada em Lisboa. O segundo caso de estudo foi para os datasets do ITC 2007, concurso internacional do problema de alocação do horário universitário. Para a Universidade Lusofona a nossa formulação obteve um horário de qualidade significativamente superior do que aquele que elaborado de forma manual pela direção dos cursos. Para o ITC 2007 obtivemos resultados proximos aos trabalhos que ficaram nos primeiros lugares da competição.
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    A contribuição do COBIT 2019 na governança de TI
    (2021) Jubran Junior, Roberto; Guedes, Paulo Jorge Tavares, orient.
    O presente trabalho teve como tema a contribuição do COBIT 2019 na governança de TI. A metodologia que foi adotada na formulação do trabalho foi baseada em pesquisas bibliográficas, através de consultas a livros, revistas, pesquisa de manuais, tratados, artigos publicados na internet. Assim, o objetivo geral busca apresentar a contribuição do COBIT 2019 na governança de TI. Os objetivos específicos buscam apresentar e conceituar o que é a governança corporativa, destacando seu papel em empresas de TI, bem como apresentar toda história do COBIT até a chegada do COBIT 2019, elucidando suas principais categorias e informações e por fim, irá apresentar os passos para a implementação do COBIT 2019. Por fim, o presente trabalho deixa o tema em aberto, propondo que no futuro se realize uma nova pesquisa, com a finalidade de contextualizar os temas aqui abordados. Juntamente com esta nova pesquisa, sugere-se a realização de um estudo de caso, para o qual propõe-se uma análise prática da aplicação do COBIT 2019 em um modelo de governança de TI. Palavras-chave: Tecnologia e informação; Gestão; COBIT; COBIT 2019
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    Análise comparativa de arquiteturas de software para um sistema de gestão de alunos
    (2021) Porto, Rodney Nunes; Rogado, José Luís de Azevedo Quintino, orient.
    Esta dissertação apresenta uma evolução recente na área de desenvolvimento de software, que acompanha uma evolução simultânea nos componentes de hardware, com base na comparação de duas arquiteturas de software, realizada através do estudo de duas implementações de um sistema de gestão de alunos em contexto universitário, tendo como objetivo o de demonstrar como este modelo de negócio pode ser gerido de forma mais eficiente, tanto tecnológica como economicamente, através da otimização das suas características e aspectos arquiteturais. Neste sentido, a melhoria de eficiência aqui referida baseia-se na comparação de duas arquiteturas distintas: uma baseada num modelo monolítico – ou modelo clássico; e outra baseada num modelo de micro-serviços – modelo mais recente, sendo apresentados o enquadramento teórico e a aplicação prática de ambas as arquiteturas, bem como as tecnologias e ferramentas utilizadas no processo de criação e desenvolvimento aplicacional, da realização de testes, e da comparação de desempenho. Com base neste estudo comparativo, será apresentado em conclusão a vantagem que a arquitetura de software baseada em micro-serviços possibilita em termos de eficiência e custo/benefício, sendo igualmente fornecida uma abordagem que permite optar por uma destas arquiteturas, em função de diversos parâmetros e objetivos de negócio.
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    Qi-Dashboard: visualização de informação de debates online
    (2022) Saraiva, Bruno David Ferreira; Pita, Manuel Arturo Marques, orient.
    Ao longo dos últimos anos a grande quantidade de dados presente no nosso quotidiano tem vindo a moldar a forma como trabalhamos e vivemos. Muitas disciplinas científicas tiveram de evoluir rapidamente, e inclusive, novas disciplinas emergiram para responder aos novos problemas do ecossistema da informação, tais como a difusão de noticias falsas, o discurso de ódio, entre outros. O processamento estatístico de linguagem natural dentro da Inteligência Artificial, e a visualização de informações dentro da Ciência dos Dados, são dois exemplos de tais disciplinas, e de facto, as duas disciplinas centrais do presente trabalho. Para esta dissertação foi implementada uma solução inicial para o problema de extrair e interpretar informação que descreve comportamentos de grupo em situação de debate online em contexto educativo. A solução concreta é um dashboard visual que apresenta indicadores baseados em duas dimensões: (1) o fluxo de mudanças de tópico ao longo das conversas, a qual é indicativa da coerência do grupo; (2) a distribuição de interações por interveniente, a qual mostra a media em que os intervenientes participaram de forma equilibrada ou se a conversa foi dominada por um subconjunto, relativamente pequeno, de participantes. O cumprir os objetivos desta dissertação significou, por um lado, um estudo das teorias e fundamentos da visualização de dados, e, por outro, também aprender os métodos e paradigmas do que é conhecido como ‘text as data’. Assim, demonstrou-se que é possível transformar textos não estruturados, provenientes de interações de grupos online, em visualizações, que capturam conhecimento útil no diagnóstico de potenciais problemas relativos à saúde da conversa em redes sociais. Palavras-chave: Dashboards visuais, representação vetorial de texto, modelação de tópicos
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    PT-Parl Insights API
    (2021) Vais, Julio Cesar Oliveira; Pita, Manuel Arturo Marques, orient.
    Portugal passou por diferentes momentos políticos ao decorrer dos anos até chegar na atual democracia. Esse período teve início em 1974 e um dos destaques desse regime é a criação da Assembleia da República, que se tornou a instituição do poder legislativo. A Assembleia disponibiliza os registros dos debates desse período democrático, o que inclui os discursos de políticos e seus partidos. Atualmente, esses registros estão digitalizados, o que possibilita a realização de estudos a nível computacional. Além disso, a computação e a tecnologia evoluíram muito nos últimos anos. Áreas de pesquisa, como a «Natural Language Processing» (NLP) e «machine learning» (ML), também tiveram grandes avanços. O PT-Parl insights API foi desenvolvido com o objetivo de fazer uso dessas tecnologias para possibilitar a realização de estudos dos debates do Parlamento. Essa solução é uma «Application Programming Interface» (API) que possibilita a realização de pesquisas e análises de textos utilizando técnicas avançadas de «Parser» e NLP, com a finalidade de compreender melhor e caracterizar os discursos de políticos e seus partidos.
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    Análise da aderência de práticas ágeis e o Framework Lean IT sua complementariedade no gerenciamento de projectos: caso de estudo no setor bancário
    (2021) Canjungo, Arsénio Rodrigues; Guedes, Paulo Jorge Tavares, orient.
    Os conceitos e ferramentas ágeis estão a ganhar mais espaço nas organizações pela forma mais interativa com que controlam as atividades, ao passo que a aplicação dos conceitos Lean na gestão de projetos de desenvolvimento de software tem vindo a despertar cada vez mais o interesse dos gestores de projetos dadas as evidências apresentadas na literatura de como estes conceitos conseguem aumentar o desempenho dos projetos, reduzindo custos, ao mesmo tempo que geram mais valor para os clientes. Devido a essa realidade, o ambiente de TI moderno passou por várias mudanças nos últimos anos. A tecnologia está sendo continuamente integrada ao ambiente corporativo, por meio de novos dispositivos e sistemas. Esse movimento é impulsionado pelo próprio mercado, que cada vez mais exige serviços ágeis e flexíveis. Neste cenário, novas soluções de TI instigam os gestores a adaptarem se a uma rotina de trabalho mais rápida e com o melhor uso dos seus recursos operacionais. Adotar métodos ágeis é uma forma eficaz de reduzir o ciclo de entrega no desenvolvimento de software de qualidade. Porém, a adoção desta nova abordagem de desenvolvimento de software torna necessário repensar a forma de medir e controlar os projetos. Ter uma gestão ágil de projetos, faz com que os métodos de desenvolvimento sejam adaptáveis e flexíveis de forma a facilitar a capacidade de resposta face às alterações do ambiente aonde estão inseridos. Por sua vez, a Filosofia Lean IT carateriza-se por sistemas estruturados projetados para entregar o produto enquanto agregam valor e minimizam o desperdício. As experiências que reportam a aplicação destes conceitos, comparam a aplicação da Filosofia Lean IT com as metodologias Ágeis de gestão de projetos de software, denominadas como Agile, indicando as suas limitações e como o Lean IT pode contribuir para a eliminação ou redução das mesmas. Neste contexto, esta pesquisa apresenta um estudo de caso dentro do sector Bancário propriamente no Novo Banco, para auxiliar a transformação digital dentro da empresa para reduzir os lead-times e aumentar a eficiência dos processos, através do uso de métodos ágeis especificamente o Kanban Methodology fazendo uma comparação com o Framework Lean IT na gestão de processos para o desenvolvimento de software. Para tal, foram identificados quais os princípios e conceitos atualmente os praticantes de Kanban já aplicam fazendo uma análise comparativa aos princípios aplicados pelos praticantes do Lean IT e quais resultados podemos obter dessa comparação. Com a análise dos resultados obtidos o estudo evidencia que as fronteiras conceituais das abordagens Lean IT e Ágil podem se sobrepor tendo em conta que há conceitos do Kanban Methodology que, quando corretamente aplicados, conseguem contribuir positivamente para evolução da Framework Lean IT.
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    Criação de rating empresarial de sistemas de informação
    (2020) Saraiva, Mikael Luciano Abade; Ribeiro, Rui, orient.
    Este trabalho tem como objetivo principal servir de base ao desenvolvimento de um Rating para integrar o centro de I&D de Informática da Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias, bem como aprofundar os conhecimentos relacionados com gestão empresarial e temas relacionados com os Sistemas de Informação. Este estudo foi iniciado com a análise do que são os Sistemas de Informação e como estes foram evoluindo e qual a influência que tiveram nas organizações. Posteriormente, foram analisados diversos estudos e documentos relacionados com Ratings já existentes nas áreas de segurança de informação e na banca. A análise desta documentação foi fundamental para compreender como os Ratings foram desenvolvidos, o porquê de terem sido desenvolvidos, qual a estrutura final adotada e quais os casos de maior sucesso. Continuando a investigação, foi efetuado um levantamento de variáveis e categorizados para se iniciar a criação do Rating e a criação de um questionário a ser implementado e apresentado a analistas e organizações. Desta forma, futuramente,dando continuação ao estudo efetuado, será possível conhecer a opinião de gestores e lideres que atuam na área do estudo. Com os resultados da investigação, será possível iniciar a criação do Rating de Sistemas de Informação.
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    Diálogo saudável : desenvolvimento da aplicação Debaqi
    (2020) Perdigão, Pedro de Almeida; Pita, Manuel Arturo Marques, orient.
    Ao longo dos tempos a introdução de novas tecnologias no nosso quotidiano tem vindo a moldar gerações e a revolucionar o modo como trabalhamos e vivemos em sociedade. A tecnologia, para além de ter tornado as nossas vidas bastante mais fáceis e simultaneamente mais eficientes, abalou profundamente os alicerces da necessidade humana de socialização presencial. Há algumas décadas, seria necessário esperar vários dias e até, nalguns casos, meses por uma mensagem, privilegiando-se a comunicação direta. Agora, através de uns meros cliques num smartphone podemos enviar instantaneamente um e-mail ou uma mensagem a qualquer pessoa no Mundo, desde que tenha em sua posse um dispositivo habilitado a receber este tipo de conteúdo. A crescente disponibilização de chats e redes sociais como meios de comunicação indireta entre pessoas através da Internet tem vindo a mudar profundamente a maneira como os Seres Humanos tendem a comunicar, afetando negativamente a aptidão de comunicação frontal. Destacam-se neste âmbito os jovens - os «heavy users» - enquanto população alvo deste estudo, por serem aqueles que tendem a ter maior fragilidade na «saúde» de um diálogo online. Atentos a esta temática, a Rede de Bibliotecas Escolares e o COPELABS desafiou-nos a desenvolver uma aplicação Web, que recorrendo às mais atuais tecnologias «open-source» e Cloud, permitisse realizar debates online em formato de chat, onde os utilizadores pudessem partilhar livremente e anonimamente as suas opiniões sobre qualquer tema passível de ser parametrizado no sistema: uma espécie de «prós e contras» digital. Por isso, «batizámos» esta aplicação com o nome de Debaqi, um diminutivo de «debate aqui». Esta plataforma, para além de ser um meio de comunicação digital, destaca-se das restantes por incluir algoritmos de inteligência artificial que permitem extrair métricas referentes à «saúde» de um diálogo. No âmbito desta investigação, convidámos diversos Professores de várias Escolas Nacionais para criarem grupos de 15 a 20 de estudantes. Mediante autorização prévia dos respetivos encarregados de educação, os alunos puderam expressar as suas ideias acerca de temas da atualidade através da aplicação Debaqi. Os estudantes tiveram oportunidade de debater assuntos como a alteração climática, a privacidade no namoro e a violência de género. A análise dos dados gerados nas atividades visa apoiar a evolução do papel do Professor Bibliotecário numa sociedade constantemente online, facultando ferramentas que permitam identificar tendências, áreas problemáticas e oportunidades de intervenção em tempo real.
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    Plano de continuidade de negócio
    (2019) Santos, Paulino Joaquim Ferreira dos; Ribeiro, Rui Pedro Nobre, orient.
    Com grande regularidade somos confrontados com notícias de tempestades, terramotos, incêndios, falências, crises, com impacto nas pessoas e nas organizações. Catástrofes como a plataforma petrolífera no Golfo do México, ou impacto do vulcão Islandês Eyjafjallajökull na circulação aérea pelas suas consequências diretas e indiretas alerta-nos para a necessidade de desenvolvimento de uma política de gestão de continuidade de negócio que auxilie as organizações e minimize os seus impactos, para evitar a ocorrência de catástrofes. A gestão de continuidade de negócio tem como objetivo principal evitar, ou reduzir sensivelmente, as perdas das organizações, em caso de incidentes, que afetam as suas operações, além de restaurar as suas atividades num espaço de tempo cada vez mais reduzido. A política de gestão continuidade de negócio é seguida com grande cuidado no mundo anglo-saxónico, mas não é seguida na generalidade das organizações portuguesas, com a exceção das empresas de grande dimensão dos sectores financeiros, de seguros e de telecomunicações. No já referido contexto é claramente a resiliência e administração a mudanças imprevisíveis, dentro das TI e ecossistemas de negócio, são elementos fundamentais para garantir a segurança de uma empresa. Os objetivos chave precisam de estar alinhados com a continuidade dos seus processos-chave no caso de um incidente perturbador. Claramente que um plano de continuidade de negócios bem estruturado (Business Continuity Plan BCP), em conformidade com uma visão ampla da empresa, ou seja, um plano de cobertura de todas as áreas da empresa, a fim de atingir o objetivo de manter e restruturar as operações críticas. Estratégias de recuperação de desastres devem ser bem tratadas e apoiar todas as atividades de continuidade de negócios. Identificar e enfrentar esses desafios e a meta da continuidade de negócios (Business Continuity Plan BCP). O objetivo deste estudo é analisar os principais vetores apresentar os requisitos organizacionais e bases conceptuais, mais especificamente sobre a continuidade dos negócios e conceitos de recuperação de desastres. Aspetos fundamentais com as melhores práticas reais de gestão de planos contínuos de negócio.
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    Mobility management optimization via inference of roaming behavior
    (2019) Querales, Omar Eduardo Aponte; Sofia, Helena Rute Esteves Carvalho, orient.
    As técnicas de estimativa de movimento têm vindo a ser aplicadas em redes sem fios e redes celulares, com o objetivo de fornecer melhor suporte nos aspectos operacionais das redes, como gerenciamento de recursos enquanto os dispositivos estão em movimento. Por exemplo, técnicas para “fast handover” com base na antecipação de movimento tem são um tópico relevante em gestão de mobilidade. Por exemplo, na Internet Engineering Task Force (IETF) [1, 2] tais técnicas têm sido frequentemente exploradas estatisticamente, com base em dados coletados de clientes de redes celulares. Assim, a estimativa de mobilidade tem sido aplicada principalmente a partir de uma perspectiva do operador. Nos anos mais recentes, técnicas como virtualização e análise preditiva trazem a possibilidade de explorar a mobilidade a partir de uma perspectiva do usuário final. A estimativa de mobilidade aplicada da perspectiva do usuário final é relevante, pois permite um detalhe mais refinado do comportamento de “roaming” e, assim, possibilita a detecção de padrões de movimento do usuário, tanto de uma perspectiva individual quanto de uma perspectiva coletiva. A possibilidade de se prever movimento de uma perspectiva de rede é relevante quer de uma perspectiva de gestão de mobilidade (por exemplo, optimização do processo de "handover"), quer de uma perspectiva de gestão de recursos (por exemplo, realizando um equilíbrio de carga mais inteligente), ou a partir de uma perspectiva de encaminhamento ( por exemplo, tornando o encaminhamento mais robusto). Antecipar movimento permite seleccionar caminhos que tenham maior probabilidade de fornecer robustez em topologias voláteis. Esta dissertação contribui para o tema da estimação da aplicabilidade da mobilidade no contexto da gestão da mobilidade, através de: i) análise e proposta de funções de estimação da mobilidade; ii) integração das funções de utilidade desenvolvidas em uma aplicação de software existente (NSense); iii) validação das diferentes funções em bancada de testes.
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    From reporting to advanced analytics : a case study on energy production
    (2019) Abdeen, Salam Ayman; Costigliola, Francesco, orient.
    No mundo atual, a energia está ligada a todos os aspetos e profissões da vida. O seu consumo está a aumentar exponencialmente, o que faz com que um sistema de gestão de energia, em qualquer país, seja um fator crucial para uma economia estável, um ambiente e um futuro seguros. Manter todos os sistemas em funcionamento de forma eficiente exige que um grande esforço na recolha e na análise de grandes quantidades de dados. Estas análises permitem extrair informações que auxiliam todos os processos como, por exemplo: avaliações de risco, tomada de decisões e definição de estratégias. Em suma, a análise avançada de dados precisa de ser parte integrante dos sistemas de gestão de energia. Este trabalho analisa os processos e o nível de maturidade analítico de uma equipa (SKIPPER) na empresa de produção de energia em Portugal (EDP, Energias De Portugal). O trabalho estuda as plataformas de Business Intelligence (BI) existentes, a arquitetura de dados na plataforma SKIPPER e os requisitos dos clientes para aprimorar o processo de BI e integrar o conceito de advanced analytics implementando diversos modelos de previsão de longo prazo, comparando as suas diferenças e recomendando as ações necessárias. Com foco na produção de energia térmica, este trabalho apresenta o SAS como uma nova plataforma de Analytics e BI comparando as suas funcionalidades com a plataforma de BI existente. Utilizando 27 meses de dados históricos, o SAS também foi apresentado como uma plataforma de previsão de séries temporais, oferecendo dois níveis de análise diferentes: análise de cenário e busca de metas. O R Studio é testado como uma segunda opção de advanced analytics, onde diversos modelos de previsão de produção de energia são implementados. Uma das vantagens está na possibilidade de estruturar os dados como uma série temporal hierárquica. Das diversas técnicas de reconciliação, a Optimal Reconciliation revelou ser a abordagem mais precisa. Adicionalmente, foi implementando um modelo de regressão onde foi possível extrair alguns dos fatores relevantes no que diz respeito à afetação dos níveis de produção de energia (como por exemplo, CO2 fine e horas de trabalho). Os resultados do trabalho de tese mostram que utilizar o SAS como a principal plataforma de relatórios do SKIPPER e integrar o R Studio na arquitetura estatística pode melhorar as práticas de relatório do SKIPPER e elevar o nível de maturidade de análise de dados.
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    Blockchain and smart contracts for the internet of things
    (2018) Cardoso, José Carlos Severino; Rogado, José Quintino, orient.
    O Blockchain é uma tecnologia emergente recentemente generalizada para muitas áreas de atividade. O seu modo de operação descentralizado enquadra-se perfeitamente em vários cenários onde o principal desafio reside na melhoria da comunicação máquina-máquina e na possibilidade de realizar transferências seguras com serviços de valor acrescentado. As redes IoT são uma das áreas possíveis de aplicação da tecnologia Blockchain, uma vez que, para poder satisfazer os requisitos da indústria, a arquitetura atual das redes IoT tem limitações, que podem ser superadas através da melhoria das comunicações entre dispositivos e do acesso a formas evoluídas de agregação e consumo dos dados recolhidos. Este trabalho procura avaliar a combinação desses dois paradigmas - IoT e Blockchain -, procurando entender como o IoT pode beneficiar das funcionalidades que o Blockchain oferece: um sistema de armazenamento mais económico, descentralização e verdadeira redundância, confiança sem autoridade central - privacidade - e segurança reforçada. Por outro lado, o Blockchain como infraestrutura financeira para o IoT é também um aspeto fundamental desse trabalho. Na prova de conceito construída, este cenário é implementado, pois os dados de um sensor podem ser transacionados com uma entidade que os solicite. São igualmente realizadas análises estatísticas e de desempenho relativamente à arquitetura implementada, sendo também apontados alguns pontos de melhoria para alavancar o uso do sistema em situações reais.
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    Requirements engineering practices : improving requirements engineering practices at Planad’s IT Department
    (2018) Zamambo, Armele; Ribeiro, Rui Pedro Nobre, orient.
    On this thesis I report on my investigation on requirements engineering (RE) practices at the IT department of a specific company (Planad). I have conducted a literature study, interviews, and case projects analysis to reach my goals. I have analyzed several topics based on the literature study, focusing on two areas: the process or all the requirements engineering activities, and the product; input and output delivered by people involved in RE activities. The main goal of this research is to come up with better requirements engineering practices to help Planad improve their current practices. However, I have mapped a framework from the literature by pointing out the indexes or indicators for possible problems in RE practices. And after several interviews and project cases analysis, I have came to the overall conclusion that Planad should focus on a set of subjects or areas in order to improve its RE practices including: requirements management and Tool support, project methods, techniques or tools used in the functional design, requirements changing, non-functional requirements, requirements understanding, and employee’s competency.
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    Sensing middleware: collect and share
    (2012) Barbosa, Ricardo Filipe Almeida Cerqueira De Campos; Mendes, Paulo, orient.
    Os avanços dos últimos anos nas áreas da micro-electrónica e telecomunicações ajudaram a materializar a visão de um modelo computacional ubíquo, onde através da incorporação de sensores e interfaces de comunicação em objectos do nosso quotidiano é possível em tempo real a troca de informação colaborativa e dinâmica entre os mesmos. A acompanhar este fenómeno temos assistido ao aparecimento de sistemas que servem de interface a esta rede globalizada de sensores, permitindo não só a disponibilização imediata dos dados sensoriais recolhidos, bem como a interconectividade entre os diferentes dispositivos na rede. Esta tese faz uma análise comparativa destas plataformas e sistemas, desde a forma como se organizam, suas características, arquitectura de sistemas, utilidade, forças e fraquezas e neste contexto especifica e implementa o projecto Maestroo, um sistema embebido concebido para ambientes sensoriais imersivos baseado na virtualização e partilha de sensores. O Maestroo permite que dispositivos móveis ou fixos com diferentes sistemas operativos armazenem, disponibilizem e partilhem de uma mesma forma dados sensoriais, bem como o acoplamento de forma virtualizada de sensores que existem fisicamente noutros dispositivos. O projecto cria uma rede privada de três nós e permite a partilha de informação sensorial entre os mesmos. Esta rede foi criada para demonstrar as funcionalidades e capacidades deste software, não estando de qualquer forma restringida a esse número de nós. Toda a arquitectura, concepção e implementação do Maestroo são descritos pormenorizadamente, bem como as suas aplicações práticas e trabalho futuro.
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    Gestão de identidade pessoal com opendid connect e cartão de cidadão
    (2018) Farias, Élio Carvalho; Rogado, José, orient.
    Atualmente é um fato admitido que os sistemas informáticos estão cada vez mais presentes no dia-a-dia dos cidadãos, tendo assumido um papel fundamental nas suas vidas. O seu constante e rápido crescimento tem-se generalizado através do desenvolvimento de múltiplas aplicações disponíveis na Web ou destinadas a dipositivos móveis, que facilitam as suas tarefas diárias e estabelecem inclusivamente novos meios de interação social. De forma a garantir a identidade e a privacidade dos seus utilizadores, a maioria destas aplicações requerem autenticação, sejam elas aplicações nativas dos sistemas operativos, aplicações móveis ou aplicações orientadas para a Web. Como tem sido amplamente divulgado [1], os métodos tradicionais de autenticação apresentam inúmeras fragilidades, quer nos requisitos de segurança com que são concebidos, quer pelo facto de obrigarem os utilizadores a memorizar inúmeras credenciais, distintas para cada aplicação. No sentido de mitigar este problema, atualmente existem várias soluções que permitem aos utilizadores usar um único conjunto de credenciais, armazenadas num único Provedor de Identidade, que podem ser utilizadas para aceder a múltiplas plataformas, sem necessidade de autenticação adicional. Embora constitua uma comodidade indiscutível, esta abordagem tornam os utilizadores extremamente dependentes dos grandes ‘players’ da Internet, que geralmente fornecem os seus serviços em troca da exploração dos dados dos utilizadores, para fins comerciais. Este trabalho tem por objetivo demonstrar, com base no conhecimento adquirido e numa prova de conceito original desenvolvida especificamente, que ainda existe evolução possível nesta área, integrando duas tecnologias atuais, o protocolo OPenID Connect e o Cartão de Cidadão Nacional que, conjugadas, permitem criar um método de autenticação pessoal forte e seguro, que pode ser completamente gerido pelo utilizador.