Revista Lusófona de Educação n.º 38 (2018)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 38 (2018) por autor "Dominguez, Caroline"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Critical thinking education in the portuguese higher education institutions : a systematic review of educational practices(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Cruz, Gonçalo; Payan Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA educação do Pensamento Crítico (PC) tem sido uma preocupação crescente no contexto do Ensino Superior (ES) português, tanto para satisfazer as necessidades do mercado de trabalho, como para responder aos desafios societais cada vez mais complexos. No entanto, há ainda uma carência de estudos sistemáticos de revisão da literatura que caracterizem as diferentes práticas educativas de PC adotadas pelos docentes universitários. Assim, a presente revisão pretende compreender em que sentido os docentes portugueses do ES têm desenvolvido competências e disposições de PC nos seus alunos, de forma contínua, explícita e eficaz. Seguindo as etapas de métodos de revisão da literatura, foram analisados 27 estudos empíricos. Os resultados mostram que, embora as práticas educativas de PC tenham aumentado gradualmente ao longo dos anos, as mesmas tendem a ser adotadas de forma implícita, não-intencional e em curtos períodos de tempo, desvalorizando o desenvolvimento de disposições de PC em sala de aula. Verifica-se a necessidade da existência de estudos complementares (experimentais, longitudinais), a fim de avaliar a permanência ou generalização do PC nos estudantes. Trabalhos futuros deverão estimular uma discussão mais aprofundada sobre como superar as dificuldades encontradas, orientando docentes e instituições de ES no desenvolvimento, suporte e avaliação de práticas educativas de PC.