Revista Lusófona de Educação n.º 38 (2017)

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    Desarrollo profesional de los docentes de educación secundaria: estudio sobre el nivel de mejora de las habilidades sociales
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Torrecilla Sánchez, Eva María; Olmos Migueláñez, Susana; Rodríguez Conde, María José; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    A formação ao longo da vida é um critério fundamental no desenvolvimento profissional dos professores do ensino secundário, colectivo que devem adaptar-se à particularidade do contexto e tempo em que estão integrados. No século XXI, o domínio de habilidades sociais para o gestão de interações entre os diversos atores da comunidade escolar é um importante elemento de suporte para a coexistência. Consciente desta realidade social, este estudo foi concebido e implementado num grupo cooperativo no processo de aprendizagem de professores do ensino secundário e focado na resolução de conflitos, com o intuito de melhorar suas habilidades sociais. Para verificar a eficácia do processo que a formação, tem havido uma avaliação quasi-experimental de design pré-pós-teste, e usado como um instrumento de avaliação a Escala de Habilidades Sociais de Gismero (2000). No processo de formação, que envolveu uma amostra de 34 professores ativos na província de Salamanca (Espanha). Os resultados mostram diferenças significativas a um nível de significância de 0,05, para o programa, em duas das seis dimensões. Por sua vez, a variável género aparece como característica diferenciadora ao nível no que concerne às habilidades sociais. Conclui-se, que existe a necessidade de implementar programas específicos de formação para melhorar as competências dos professores a partir de uma abordagem de desenvolvimento profissional.
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    Study of the leisure influence on attitude for leisure and mental health in a sample of portuguese seniors
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Belo, Pedro; Navarro Pardo, Esperanza; Pocinho, Ricardo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O aumento da longevidade humana tem sido atribuído aos avanços tecnológicos e médicos, assim como a uma melhoria das condições de higiene, condições de nutrição, acesso aos cuidados de saúde, mudança nos hábitos alimentares, ou a estratégias de desenvolvimento cognitivo (Osório, 2007). O presente estudo analisou a influência das actividades de lazer no bem-estar psicológico, na atitude para o lazer e no distress dos idosos. A amostra foi composta por 403 participantes (37,2% do sexo masculino e 62,8% do sexo feminino). Quanto à percepção da condição de saúde, 82,6% dos indivíduos são independentes e 17,4% dos participantes foram considerados dependentes. Os instrumentos utilizados foram o MHI (Ribeiro, 2001) e a LAS (Freire & Fonte, 2007). Os principais resultados mostram que os participantes em atividades de lazer apresentaram alto nível de bem-estar e uma boa atitude para o lazer (p <0,05). Os idosos que apresentam grandes níveis de distress indicaram a intenção de participar em atividades de lazer que ajudam a diminuir esse sintoma. Os resultados mostraram que a percepção de saúde dos idosos influenciou a prática de uma atividade de lazer [Hotelling’s Trace = 0,077; F (3; 341) = 8,733; p = 0,00]. Os resultados encontrados apoiam a necessidade e a importância das atividades de lazer na terceira idade.
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    Schools without measurements : towards a pedagogy of recognition
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Beltrán Llavador, José; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Desde que a OCDE pôs em marcha o Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA), em 2000, a medida em educação centrou-se principalmente no registo e na fabricação de resultados em termos de taxas de êxito e de insucesso escolar, a partir de rendimento academic. Esta obsess pelos resultados, a partir de uma espécie de monoculture estatistica, provocou o desvio de atenção de um fato central: a desigualdade educative está diretamente relacionada com a desigualdade social. Para além disso, a aplicação de critérios de accountability no sistema educativo oculta a sua crescent desregulação. Contra toda a aparência, a nossa escolar não tem uma medida clara nem uns fins delimitados. Por isso, com a ajuda dos numerous, mas para além deles, torna-se necessário repensar a educação em termos de justiça social, deslocando o foco de atenção da igualdade de oportunidade para a igualdade de posições. A partir deste marco analítico, sugere-se uma reinterpretação crítica da escolar tendo como centro uma política educativa do reconhecimento para a reconstrução da cidadania.
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    Desafios da educação especial infantil em Angola
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2017-03-03) Patatas, Teresa Almeida; Sanches, Isabel Rodrigues; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Este artigo tem como objetivo descrever, para compreender, a realidade da Educação Especial em Angola, especificando o caso do Namibe. Para o seu cumprimento foi feita uma pesquisa bibliográfica que, devido à escassez de fontes, foi complementada com pesquisa e análise documentais. Foi, ainda, realizada uma entrevista semiestruturada à diretora pedagógica da Escola Especial do Namibe. A informação recolhida nos documentos disponibilizados, bem como na entrevista, foi sujeita a uma análise de conteúdo, tendo sido agregada em unidades temáticas, o que nos permitiu dar uma panorâmica sobre o atendimento às crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE), em Angola e mais especificamente em Namibe. Verifica-se uma vontade de vencer este desafio, por parte dos profissionais e, também, das políticas, embora ainda haja um longo caminho a percorrer. Este artículo tiene como objetivo describir, para comprender, la realidad de la Educación Especial en Angola, especificando el caso de Namibe. Para su cumplimiento se hizo una investigación bibliográfica que, debido a la escasez de fuentes, fue complementada con investigación y análisis documentales. Se realizó una entrevista semiestructurada a la directora pedagógica de la Escuela Especial de Namibe. La información recogida en los documentos disponibles, así como en la entrevista, fue sujeta a un análisis de contenido, habiendo sido agregada en unidades temáticas, lo que nos permitió dar una panorámica sobre la atención a los niños y jóvenes con necesidades educativas especiales (NEE), en Angola y más específicamente en Namibe. Se observa una voluntad de vencer este desafío, por parte de los profesionales y, también, de las políticas, aunque todavía hay un largo camino por recorrer.
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    Análisis de la formación en turismo en españa : perspectiva del sector público y privado desde una aproximación cualitativa
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2017) Martín Duque, Clara; Gómez Bruna, Diana; Plumed Lasarte, Marta; Fernández Muñoz, Juan José; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    A incorporação relativamente recente dos estudos de turismo no âmbito universitário, unida à realidade dinâmica e em constante mudança da realidade do sistema turístico torna necessária uma revisão da estrutura e conteúdos dos referidos estudos. Assim, o presente trabalho propõe uma análise das principais forças e fraquezas do ensino do turismo através da exploração teórica das diversas fases de implantação do título e da realização de uma análise quantitativa com nove grupos de discussão nos quais participaram agentes turísticos do setor público e privado de todo o território espanhol. As principais conclusões extraídas desta fase de investigação foram por um lado a necessidade de uma maior integração vertical nos estudos e, portanto, uma maior coordenação entre os diferentes níveis formativos. Por outro lado, destaca-se a importância de aumentar o envolvimento do setor privado para que os estudos estejam melhor adaptados à realidade do sector e à necessidade de fomentar uma formação mais ligada à inovação tecnológica e em contacto com as novas tendências da oferta e da procura turísticas. No entanto, esta carência contrasta com os dados positivos no que diz respeito ao aumento do número de alunos de turismo das universidades e à progressiva melhoria de formação dos mesmos. Palavras-chave: educação; turismo; estudo qualitativo; grupo de discussão
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    A auto-eficácia na adaptação aos desafios do envelhecimento
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2017) Cruz, Cristina; Navarro Pardo, Esperanza; Pocinho, Ricardo; Anjos, Vítor Nuno; Jacob, Luis; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Este artigo aborda a problemática do envelhecimento com qualidade de vida e bem-estar, estudada no contexto de adultos portugueses que frequentam Universidades Seniores em Portugal. Pretende-se especificamente, numa análise exploratória, conhecer a perceção da auto-eficácia na compreensão do bem-estar e qualidade de vida destas pessoas, através do construto de bem-estar subjetivo (BES). Para o efeito, foi realizado um trabalho empírico de natureza não experimental correlacional, que abrangeu 214 alunos de 7 Universidades Seniores portuguesas, com idades compreendidas entre os 51 e 86 anos, média de 68,26 anos. Os dados foram recolhidos por questionário, através dos seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, Escala de Satisfação com a Vida (SWLS) e Escala de Afeto Positivo e de Afeto Negativo (PANAS) e Escalas PALADIN. Verificou-se nos principais resultados que a maioria das correlações encontradas são significativas, exceto no caso da auto-eficácia na área das finanças com a afetividade negativa. Estes resultados permitem corroborar que seniores mais ativos em termos das 5 áreas centrais da vida, consideradas neste estudo, apresentam níveis superiores de bem-estar.
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    A formação do professor de matemática : metodologia sequência fedathi (sf)
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2017) Santos, Maria José Costa dos; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da metodologia Sequência Fedathi (SF) durante uma formação com professores que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Participaram da formação estudantes de graduação e pós-graduação, professores das redes de ensino municipal e estadual. Para acompanhar os cursistas na plataforma TelEduc e ministrar as oficinas, foram selecionados 5 formadores (mestrandos e doutorandos) do eixo de pesquisa ensino de matemática. Os dados apresentados foram colhidos dos relatos dos cursistas e formadores nos fóruns de discussão, portfólios na plataforma e também a partir das observações durante as oficinas de matemática. Consequentemente almejamos uma formação docente que envolva não só compreensões para o conteúdo, pois discussões sobre currículo e ensino de qualidade são essenciais para o alcance da práxis docente. Com efeito, os professores e formadores consideram que a formação foi importante para o seu crescimento profissional e que a vivência da SF lhes proporcionou pensar a prática a partir de um aprender fazendo. Concluímos que uma formação nos pressupostos da SF conduz a um caminho que leva o pensamento à ação, e, portanto, entendemos que nesse caminhar, a metodologia vivenciada mostrou-se eficiente.
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    Critical thinking education in the portuguese higher education institutions : a systematic review of educational practices
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Cruz, Gonçalo; Payan Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; FCSEA - Faculty of Social Sciences, Education and Administration
    A educação do Pensamento Crítico (PC) tem sido uma preocupação crescente no contexto do Ensino Superior (ES) português, tanto para satisfazer as necessidades do mercado de trabalho, como para responder aos desafios societais cada vez mais complexos. No entanto, há ainda uma carência de estudos sistemáticos de revisão da literatura que caracterizem as diferentes práticas educativas de PC adotadas pelos docentes universitários. Assim, a presente revisão pretende compreender em que sentido os docentes portugueses do ES têm desenvolvido competências e disposições de PC nos seus alunos, de forma contínua, explícita e eficaz. Seguindo as etapas de métodos de revisão da literatura, foram analisados 27 estudos empíricos. Os resultados mostram que, embora as práticas educativas de PC tenham aumentado gradualmente ao longo dos anos, as mesmas tendem a ser adotadas de forma implícita, não-intencional e em curtos períodos de tempo, desvalorizando o desenvolvimento de disposições de PC em sala de aula. Verifica-se a necessidade da existência de estudos complementares (experimentais, longitudinais), a fim de avaliar a permanência ou generalização do PC nos estudantes. Trabalhos futuros deverão estimular uma discussão mais aprofundada sobre como superar as dificuldades encontradas, orientando docentes e instituições de ES no desenvolvimento, suporte e avaliação de práticas educativas de PC.