FCESE - Dissertações de Mestrado
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer FCESE - Dissertações de Mestrado por autor "Dias, Maria Manuela Baptista Carneiro"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Turismo e comunidade local - as duas faces de uma mesma moeda : um estudo de caso na zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia(2019) Dias, Maria Manuela Baptista Carneiro; Andrés Marques, Maria Isabel, orient.De acordo com a Organização Mundial do Turismo (2016), durante décadas o turismo teve um crescimento contínuo e uma diversificação profunda até se tornar num dos setores económicos que cresce com maior rapidez em todo o mundo. Atualmente o volume de negócios do turismo é igual ou superior ao das exportações de petróleo, produtos alimentares e automóveis, o que torna o turismo um motor chave do progresso socioeconómico e uma das principais fontes de receita de diversos países em desenvolvimento (OMT, 2017). Sendo um importante agente de mudança, causa impactos de diversos tipos: económicos, ambientais e socioculturais. O desenvolvimento do turismo em Portugal acompanha a tendência mundial e as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia são um bom exemplo disso. De acordo com dados do Pordata de 2018, Vila Nova de Gaia viu nascer em 2017 mais 5 estabelecimentos hoteleiros face ao ano anterior, registando cerca de mais 40 mil hóspedes. Este aumento na atividade turística provocou impactos na cidade: impactos económicos, pela entrada de turistas na cidade e receitas geradas, entre outros; impactos socioculturais pela interação entre turistas e residentes, pela revitalização dos costumes locais, como por exemplo, o artesanato; e ambientais ao nível de congestionamento, lixo, consumo de água, entre outros. Assim, devido ao aumento de turistas na cidade e consequentemente na zona ribeirinha onde se situam as caves do vinho do Porto, surge o objetivo da presente dissertação: perceber qual a perceção dos residentes e comerciantes da zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia sobre a atividade turística e os seus impactos, após o encerramento da via ao trânsito automóvel. A metodologia utilizada é de natureza quantitativa, assente na aplicação de um inquérito por questionário e na sua análise. Sustentada numa lógica dedutiva, pretende-se analisar qual a perceção dos residentes e comerciantes dos impactos que o encerramento da via pode ter aos níveis - económico, ambiental e sociocultural.