Mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação
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Percorrer Mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação por autor "Freitas, Jacinto Serrão de"
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Item Avaliação dos órgãos de administração e gestão escolar : a função do diretor(2024) Fortunato, Lisete Maria da Silva; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Freitas, Jacinto Serrão deO trabalho que ora se apresenta insere-se no âmbito do Mestrado de Administração Educacional e Regulação da Educação, tendo por tema o "O Papel do Diretor Escolar" e por objeto de estudo a avaliação dos Diretores das Escolas. A temática Avaliação é, por norma, abordada junto da comunidade científica, na vertente escola ou na vertente docentes e são raras as anuências à Avaliação dos Órgãos de Gestão. Partindo de uma abordagem teórica sobre questões-chave na avaliação dos Órgãos de Gestão, centraliza-se no impacto que uma avaliação externa e interna tem na estrutura organizacional das escolas e de que forma é que a avaliação de desempenho, no caso concreto dos Diretores, mas também dos restantes elementos dos Órgãos de Gestão, influencia o papel das escolas na sociedade atual. Assim, na prossecução deste trabalho de investigação foi delineado um problema inicial: de que forma é realmente feita a avaliação dos órgãos de direção das escolas? Estando também preconizados três eixos de análise teórica: a Liderança; a Gestão Escolar e os seus órgãos constituintes e a Avaliação. Procura-se responder a questões específicas na área da investigação e junto da comunidade escolar: De que forma age o Diretor na avaliação dos restantes elementos que compõe os órgãos de administração e gestão escolar? De que forma a avaliação externa, influencia e determina a ação avaliativa dos órgãos de administração e gestão escolar? De que forma a avaliação influencia a melhoria da qualidade nas escolas? Procura-se aferir, de uma forma comparativa, o modus operandi das diferentes escolas e a forma como o mesmo influencia a Avaliação dos Órgãos de Gestão Escolar. Para tal, estabelece-se uma comparação nos critérios da avaliação interna dos diretores das escolas, mas também se analisa os relatórios da avaliação externa das escolas cujas direções são alvo do presente estudo. É assim possível aferir os níveis de eficiência e eficácia e compreender se a avaliação que se realiza é justa e criteriosa na sua aplicação. Os procedimentos metodológicos adotados centraram-se, não só na pesquisa bibliográfica representativa dos temas abordados ao longo da investigação, mas também na recolha de dados com recurso ao paradigma interpretativo, numa metodologia de carater qualitativo utilizando, como técnica de investigação, a entrevista semiestruturada. O estudo permitiu evidenciar os debates atuais na área da avaliação e, especificamente, na avaliação dos órgãos de gestão e administração escolar reconhecendo que a avaliação é um tema sensível na comunidade escolar e que o máximo do corpo escolar é afetado pelas avaliações externas. O estudo também enfatiza a importância do envolvimento da comunidade numa avaliação justa e transparente, promovendo o desenvolvimento de lideranças e identificando líderes com maior potencial. Em conclusão, o estudo pretende identificar boas práticas de liderança que possam ser replicadas noutras escolas, contribuindo para a divulgação de estratégias de sucesso no setor da educação e promovendo a transparência. Palavras-chave: Avaliação; Escola; Liderança; Regulação