Mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação por autor "Silva, Ana Paula Lopes da, orient."
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Municipalização da educação em Portugal. A perceção dos atores envolvidos. O caso do concelho de Sesimbra(2020) Lopes, Nuno Adriano Bolinhas; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Enquanto fenómeno social, a educação tem como objetivo primordial a transmissão de conhecimentos, sejam eles de caracter cultural ou científico, os quais são condicionados pelo meio envolvente onde se desenvolvem. Consciente dessa realidade, vários países da Europa e do Mundo, tem vindo ao longo das últimas décadas a alterar as suas políticas educativas, assumindo uma postura descentralizadora, promovendo a intervenção educativa do local. Em Portugal, embora suportado por um quadro normativo comum a todos os municípios, as respostas dadas pelos municípios têm sido díspares, facto que tem gerado alguma controvérsia. Esta discrepância nas respostas dadas pelos municípios, e a curiosidade em perceber a perceção que os diversos atores educativos do Concelho de Sesimbra, docentes, autarquia, pais e encarregados de educação, no que à transferência de competências, ao nível da educação, do Poder Central para o Poder Local, possuem, serviu como questão de partida para a realização do presente estudo. Optamos pela metodologia do estudo de caso que inscrevemos num paradigma de investigação qualitativa, recorrendo à análise documental e realização de entrevistas. Os resultados obtidos evidenciam uma convergência de opinião dos atores envolvidos, considerando a municipalização da educação, suportada pela proximidade, como uma mais-valia para o desenvolvimento do local e do sistema educativo em geral. A politização da educação, a possível transferência da gerência do pessoal docente e o aspeto financeiro são os aspetos apontados como negativos.Item A relação da liderança - gestão da escola com os resultados dos alunos(2020) Saraiva, Carlos Alexandre Franco Marques; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Com o crescente interesse nos resultados dos alunos e na melhoria das suas aprendizagens, as escolas e os seus Diretores/Gestores têm um papel mais ativo na perseguição dessa mesma melhoria. O objetivo desta pesquisa foi identificar como os Diretores/Gestores escolares estão a conseguir cumprir a missão a que se propuseram, nomeadamente em relação aos resultados escolares dos seus alunos, quais as dificuldades e constrangimentos que enfrentam para o fazerem e que possibilidades têm ao seu dispor para ultrapassarem esses obstáculos. Para alcançar os objetivos da nossa investigação, realizou-se um estudo de casos múltiplos, tendo sido escolhidas três escolas do distrito de Setúbal, pela similaridade da estrutura do agrupamento a que pertencem, sua proximidade geográfica e a possibilidade de acesso do investigador aos dados analisados. A recolha de dados foi realizada através da análise dos documentos estruturantes dos Agrupamentos, entrevistas semiestruturadas aos Diretores/Gestores desses Agrupamentos, assim como através de um questionário aos docentes desses Agrupamentos. Os principais resultados revelam que os diretores esperam que as recentes alterações à legislação aplicada ao Ensino Básico abra um leque maior de possibilidades para criar condições para uma melhoria dos resultados dos alunos, vêm na realização do Relatório de Avaliação Interna uma ajuda para perceber quais os pontos fortes e fracos das Instituições escolares e a interligação interna da organização, assim como a interligação da escola com a comunidade externa. Os principais constrangimentos apontados, para a melhoria dos resultados escolares dos alunos, são envelhecimento da classe docente, falta de tempo para investirem no atendimento de questões pedagógicas e os fracos recursos financeiros e humanos, o que leva a uma dificuldade acrescida na implementação de novas estratégias e novos projetos. Para conseguirem ultrapassar estes constrangimentos, as escolas necessitam de um reforço de verbas e de recursos humanos, além de um maior crédito horário a atribuir aos seus docentes, para conseguirem influenciarem positivamente as aprendizagens significativas dos alunos e, consequentemente, melhorar os seus resultados escolares. Palavras-chave: Liderança escolar, gestão escolar, resultados escolares.