PURE
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer PURE por autor "Alfaro, Carlos"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Expansão do Ensino Superior : realidades e significados em alguns países de língua portuguesa e espanhola(University of Lusophone Humanities and Technology, 2024-07-23) Almeida, Leandro S.; Canal, Cláudia Patrocinio Pedroza; Sainz-Gómez, Marta; Carvalho, Isabel Maria Romero Fernandez de; Campira, Farissai P.; Ordóñez, Graciela; Costa, Alexandra R.; Fior, Camila; Ruiz-Melero, María José; Tumbula, Samuel; Bulaque, Paulo Z.; Alfaro, Carlos; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoNas últimas décadas ocorre uma expansão do ensino superior (ES) na generalidade dos países, traduzida no aumento de número de instituições, de cursos e de estudantes, traduzida numa maior diversificação dos ingressantes. Neste artigo, pretendemos descrever a organização e o processo de acesso ao ES em alguns países de língua portuguesa ou espanhola (Angola, Brasil, Costa Rica, Espanha, Moçambique e Portugal), apontando a legislação e práticas que suportam a sua expansão. Em particular destacamos as políticas que aumentaram a heterogeneidade da população estudantil, favorecendo a igualdade de oportunidades de acesso por estudantes provenientes de grupos socioculturais mais desfavorecidos. As conclusões apontam para a existência de estruturas de ES bastante diferentes nos vários países, contudo em todos eles implementam políticas favoráveis ao ingresso dos novos públicos. Paralelamente as instituições de ensino são incentivadas a implementar medidas que favoreçam a adaptação e sucesso de estudantes que ingressam com perfis diferenciados face aos seus estudantes tradicionais. Palavras-chave ensino superior; expansão do ensino superior; acesso ao ensino superior; democratização do ensino superior