Doutoramento em Ciências da Comunicação
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Percorrer Doutoramento em Ciências da Comunicação por autor "Damásio, Manuel José, orient."
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Item Empoderamento, bem-estar e acessibilidade em jogos digitais(2022) Mira, Carla Patrícia Gonçalves e Sousa; Damásio, Manuel José, orient.Devido às suas características únicas, os jogos têm sido cada vez mais estudados como relevantes para a aprendizagem, representação, empoderamento, bem-estar e, em última análise, inclusão social. No entanto, no campo da deficiência em geral e da Deficiência Intelectual (DI) em particular, estas vantagens estão ainda imersas num conjunto de barreiras e obstáculos decorrentes da falta de acessibilidade deste medium e da falta de representação nos processos de investigação e criação. A presente coletânea de artigos científicos propõe uma abordagem conceptual e empírica a estas questões, com o objetivo principal de explorar o papel dos jogos digitais no empoderamento e bem-estar das pessoas com DI. Na abordagem empírica implementámos um processo de Investigação de Ação Participativa, envolvendo adultos com DI (N = 14) e estudantes do ensino superior (N = 17), visando três objetivos principais: (a) explorar a eficácia desta abordagem no empoderamento e bem-estar de adultos com DI institucionalizados; (b) verificar a viabilidade das abordagens participativas para a promoção da acessibilidade em jogos; e (c) explorar o valor pedagógico desta atividade no desenvolvimento profissional de futuros game designers e game developers. Nesta medida, a metodologia adotada incluiu uma abordagem etnográfica ao processo de criação colaborativa de jogos, envolvendo ambas as amostras, alinhada com avaliações pré e pós-processo. Entre Março de 2020 e Fevereiro de 2021 foram realizados: um focus group sobre interesses e hábitos mediáticos, nove sessões de criação participativa com feedback do público alvo, três rondas de playtesting e 162 sessões de jogo com adultos com DI. Deste processo resultaram 10 jogos acessíveis para pessoas com DI — criados considerando os seus interesses, necessidades, características cognitivas e motoras —, e 10 interfaces tangíveis (controlador) concebidos à medida de cada jogo. Os resultados obtidos sublinham a eficácia da abordagem apresentada na promoção do empoderamento e do bem-estar em adultos com DI, registando-se níveis estatísticos significativamente superiores após o processo (p < .05) que foram corroborados pelos dados da observação participante. Quanto aos estudantes, observaram-se níveis estatisticamente mais baixos (p < .05) de atitudes de preconceito em relação a pessoas com DI e um maior conhecimento da implementação de características de acessibilidade em jogos. O referido empoderamento, parece ter sido promovido pela aplicação de um processo criativo participativo de desenvolvimento, do qual resultaram um conjunto de jogos ajustados às narrativas e experiências das pessoas com DI. Embora este trabalho seja um estudo de caso com uma amostra limitada e desenvolvido num contexto específico, é possível identificar as suas potenciais contribuições para uma maior inclusão de pessoas com DI na indústria de jogos e nos estudos dos media. Sendo esta uma questão de direitos, também é estratégia exequível para abordar questões de acessibilidade e representação. Os resultados deste estudo podem ajudar a enquadrar uma discussão mais ampla sobre a inclusão das vozes dos grupos sub-representados por via dos jogos e como estas estratégias podem ser parte da formação dos futuros profissionais daquela área.Item Fotografia e construção da experiência cinemática : qual a influência da direção de fotografia na perceção da narrativa cinematográfica? Contributos para o estudo da relação entre a prática da fotografia e a construção da experiência cinemática(2022) Costa, António Afonso; Damásio, Manuel José, orient.Compreender a influência da fotografia cinematográfica na construção da experiência cinemática com enfoque nos aspetos narrativos e estéticos é o principal objetivo deste estudo. O percurso investigativo envolve a análise das variáveis do processo de construção fotográfica que influenciam a narrativa e a estética cinematográfica do ponto de vista da receção da obra. A construção de um filme pressupõe a participação e a colaboração de vários elementos especializados de diferentes departamentos que ocupam posições chave no domínio criativo. O realizador, como responsável principal pela obra artística, conta com a colaboração de outros criadores, como o diretor de fotografia, que concebe a imagem, e com outras participações, nomeadamente do responsável pelo desenho de produção, do criador da música, possivelmente do responsável pelos efeitos especiais, entre outros que, de uma maneira ou de outra, têm um maior ou menor grau de influência na conceção visual da obra. Este estudo concentra-se essencialmente no desempenho do diretor de fotografia na construção da narrativa cinematográfica. Interessa saber qual o grau de influência que a direção de fotografia tem na obra final. Importa explorar se, através de uma interpretação singular em termos da opção estética na utilização da iluminação, de movimentos de câmara, da composição de imagem por parte do diretor de fotografia, independentemente das orientações estabelecidas pelo realizador, a imagem obtida tem ou não um papel relevante no curso da perceção cognitiva do espetador. Este estudo procura obter respostas através de um ensaio empírico que consiste na filmagem de uma mesma cena com três diretores de fotografia diferentes. O mesmo guião é filmado pelo mesmo realizador, com os mesmos atores, a mesma equipa e o mesmo cenário; a única variação entre os filmes reside no diretor de fotografia. Os resultados são apresentados a uma audiência que constitui os grupos de foco, os quais de seguida, por sua vez, respondem a um questionário. O resultados são obtidos através da análise das respostas.Item The interplay of communication and health: the potential of communication technologies to promote health in school-based nutrition interventions with children(2023) Vaquinhas, Sara Henriques Fonseca Azevedo; Damásio, Manuel José, orient.Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito da comunicação em saúde, focando-se no potencial da comunicação e das suas tecnologias para promover a mudança de comportamentos de saúde em intervenções escolares na área da nutrição. A comunicação em saúde é um campo científico relevante que resulta da interseção entre o campo da saúde e da comunicação, destacando o papel fundamental da comunicação nas intervenções em saúde. Esta dissertação progrediu em três fases, incluindo cinco estudos no total, que evoluíram de uma abordagem teórica e exploratória para uma abordagem pragmática e empírica. A primeira fase é teórica e inclui dois estudos – 1) uma perspectiva integrativa dos modelos de mudança de comportamento em saúde e 2) uma revisão sistemática da literatura de intervenções de comunicação em saúde no contexto escolar. A segunda fase do projeto aplica uma abordagem exploratória incluindo dois estudos – 3) um inquérito online a pais sobre hábitos alimentares e intervenções de saúde que fazem uso de tecnologias de comunicação e 4) a análise da cobertura noticiosa nacional sobre alimentação nas escolas. A terceira fase centrou-se numa metodologia empírica e incluiu uma intervenção em saúde em contexto escolar sobre nutrição, com crianças dos 9 aos 12 anos. Os estudos desenvolvios nesta dissertação são complementares e contribuem para a compreensão teórica e empírica aprofundada do papel da comunicação e do potencial das suas technologias em intervenções de promoção da saúde. Palavras-chave: comunicação em saúde, intervenção em saúde, tecnologias da comunicação, mudança de comportamento em saúde, nutrição.Item O papel da literacia em saúde : compreensão e produção de mensagens de e-saúde para a autogestão da pessoa com diabetes(2019) Nogueira, Adinan Carlos; Damásio, Manuel José, orient.Este trabalho teve como ponto de partida o desenho, desenvolvimento e implementação de um conjunto de intervenções no domínio da literacia em e-saúde vocacionadas para a informação e prevenção em torno da diabetes. Estas intervenções foram desenhadas a partir de conteúdos digitais orientados para a promoção adoção de um estilo de vida mais ativo que melhore a capacidade de autogestão e, consequentemente, os padrões de saúde de pacientes diabéticos. O objetivo deste trabalho foi aferir o potencial dessas intervenções para melhorar as condições gerais do paciente e definir uma metodologia de intervenção que, recorrendo aos princípios da comunicação estratégica, nomeadamente no que concerne ao uso da persuasão, melhore o processo de construção e a eficácia de mensagens em e-saúde. O trabalho pressupõe que a qualidade e o conteúdo da comunicação veiculada através de mensagens tecnologicamente mediadas é essencial para a modificação do comportamento dos indivíduos a longo prazo. A pesquisa realizada envolveu avaliação da eficiência - considerando o nível de compreensão e literacia dos receptores – de mensagens com informações em saúde disponibilizadas através de dispositivos móveis a pacientes de diabetes no Brasil. Os testes foram aplicados em uma amostra composta por adultos a partir de 18 anos, com diabetes e de diversos níveis socioeconômicos na cidade de Poços de Caldas (Minas Gerais). Considerando os objetivos do estudo, foi desenvolvido um desenho misto com componentes qualitativas e quantitativas, destinado a aferir em simultâneo do grau de eficácia das mensagens junto dos pacientes e do grau de envolvimento dos prestadores nas intervenções desenhadas com recurso a essas mesmas mensagens. A pesquisa foi do tipo exploratória e descritiva quanto aos objetivos, com pesquisa qualitativa e quantitativa em grupos de pacientes e qualitativa junto a profissionais de saúde. A fase de análise de resultados recorreu a um desenho quaseexperimental de natureza causal em ordem ao teste das hipóteses. Compreendeu-se de que forma o uso dos recursos audiovisuais suportados por meios de comunicação tão presentes hoje na vida dos cidadãos - como é o caso de TVs digitais e meios móveis como smartphones e tablets - quando associado à veiculação de mensagens em torno de tópicos de saúde desenhadas com base nos princípios de comunicação e persuasão característicos da comunicação publicitária e estratégica, melhora a eficácia de intervenções em e-saúde e pode aumentar os níveis de literacia em saúde.Item Social capital for action: “Let’s put the Sequeira in its rightful place”(2023) Torres, Nuno Cintra; Damásio, Manuel José, orient.A tese Social Capital for Action: “Let’s Put the Sequeira in Its Rightful Place” [Capital Social para a Ação: “Vamos Pôr o Sequeira no Lugar Certo”] documenta, analisa e interpreta a comunicação para construção estruturada de capital social para financiamento colaborativo online nas artes (2015-2016). A campanha resultou de decisão estratégica da Direção do MNAA com três objetivos -- museológico, branding e político-administrativo: a compra oportuna de recôndita pintura do século XIX A Adoração dos Magos do inconspícuo Domingos Sequeira; reposicionamento da subvalorizada marca MNAA como o “primeiro museu”; apoio à autonomia financeira e administrativa legislativa no setor de museus. O primeiro objetivo teve sucesso. É analisada a criatividade e a mecânica da comunicação desenvolvida para a campanha, centrada no apelo à ação social coletiva veiculado por um slogan que consubstancia os principais elementos da ação mediada onde Sequeira funciona como o avatar do foco do discurso: o artefacto pintado do mito dos Magos, o mais jovial de todos os mitos cristãos. O efeito de atração de uma pluralidade de construções sociais profundas, significados culturais, práticas discursivas é discutido. São identificadas histórias milenares, atores mitológicos ou expressivos emanados de mitos religiosos que exalam atributos naturalizados, simbólicos. É identificada a aplicação sincrética por Sequeira de processos de comunicação visual estabelecidos na Renascença e de elementos que antecipam o romantismo. Examina-se o poder diagramático mnemónico da imagem, os elementos visuais subjacentes que exerceram poder persuasivo silencioso não expresso. Analisa-se o discurso para persuadir confiança necessária para a construção de capital social e os seus elementos constituintes – transparência e prestação de contas. Liderança e empreendedorismo são destacados. Regras e flexibilidade, instituições estabelecidas e o contexto são identificados. A função de sinalização de atores institucionais, individuais, simbólicos ou de status imbuídos de poder significante acionável e conferentes de prestígio e a transformação da prática social em doar para a cultura é explorada. Elementos de construção de confiança no processo de doação e a garantia da qualidade artística do artefacto são identificados. O design da plataforma online, a proximidade de objetivos e recompensa emocional de doar são investigados. Palavras-chave: financiamento colaborativo; museu; Sequeira; Magos; MNAAItem As tecnologias sociais e a comunicação de crise no setor aéreo(2017) Piedade, Lúcia de Fátima Viveiros Carvalho Silva Amaral da; Damásio, Manuel José, orient.O presente trabalho lida com a compreensão do papel das tecnologias sociais em rede na gestão da comunicação de crise em organizações do sector aéreo. A crise, entendida como uma situação adversa que afeta o normal funcionamento da organização, acarreta ameaças à segurança e integridade da empresa e das suas partes interessadas, das quais podem resultar perdas humanas, financeiras e reputacionais. Com a aplicação das novas tecnologias em rede em contexto organizacional, surgem novos e complexos problemas mas também oportunidades, que afetam todo o processo de gestão da comunicação em situações de crise. Sendo o setor aéreo uma área de estudo muito específica, composto por várias organizações dependentes umas das outras que coabitam mutuamente, as novas tecnologias sociais podem funcionar como potenciais difusores de crises, mas também como instrumentos de gestão e dissuasão dos efeitos das mesmas. Torna-se por isso necessário compreender como as tecnologias sociais são utilizadas numa situação de crise e perceber se são entendidas como uma ameaça ou como uma oportunidade. No que concerne à gestão da comunicação num contexto de crise, pretende-se perceber se existe nas empresas do setor aéreo uma estratégia de comunicação orientada para a gestão de crises; se as tecnologias sociais estão integradas na comunicação de crises e se existe uma política de controlo e monitorização das tecnologias sociais orientada para minimizar os efeitos e as repercussões da crise na reputação e na imagem da organização. Este trabalho situa-se no domínio dos estudos da comunicação em organizações e em particular da comunicação de crise, e recorre no domínio metodológico às abordagens características dos estudos de análise de conteúdo e de estudo de caso. Assim, o trabalho integra um estudo descritivo com recurso a metodologias qualitativas e quantitativas, cujo objeto de estudo são as organizações do sector aéreo, nomeadamente companhias de aviação, operador de aeródromos, empresas de navegação aérea, “handler” e a autoridade reguladora do setor em Portugal. O principal objetivo deste trabalho é o de produzir um modelo explicativo do papel e funções das tecnologias sociais em rede no contexto do processo de gestão de crises. Em particular pretende-se que este modelo tenha aplicabilidade para a comunidade aeronáutica, em contextos organizacionais concretos.Item A transformação da telenovela portuguesa na transição do século XX para o século XXI(2022) Costa, Jorge Paixão da; Damásio, Manuel José, orient.A telenovela é o objeto de estudo desta dissertação. Genericamente, explora-se a génese deste formato em Portugal e, em particular, dá-se relevo ao período produtivo que se sucedeu no fim do milénio. O autor deste trabalho esteve ligado à produção de telenovelas, em Portugal, enquanto guionista e realizador - embora não se reduza a isso a sua área de interesse e prática no audiovisual. Esta circunstância influenciou indelevelmente a investigação académica do autor, e esta, por sua vez, está também ligada à actividade enquanto docente universitário, em particular na área da ficção para televisão. Prossegue-se, assim, a investigação lançada anteriormente, no mesmo domínio. Apresenta-se aqui a mudança no modo de produção da telenovela portuguesa, no advento da era digital - o período a considerar vai de 1999 a 2017. Os conceitos decisivos são os de “localização do formato”, “cultura de produção” e “capital social” de ligação. A especificidade do modo de produção português de formatos de ficção serializados de longa duração resultou de uma conjuntura específica de organização da estrutura de produção em que os recursos organizacionais e humanos associados foram decisivos. Entre outros factores, a tese dá destaque à ligação original (portuguesa) entre capital social e modo de produção.