Doutoramento em Ciências da Comunicação
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Percorrer Doutoramento em Ciências da Comunicação por autor "Guedes, Carla Alexandra Marques Bento"
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Item Exploring cultural competence for non-indigenous journalists who work with and for indigenous peoples(2024) Guedes, Carla Alexandra Marques Bento; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoNesta investigação averigua-se de que forma os conhecimentos e os valores Indígenas podem transformar as práticas e as estratégias dos jornalistas não-Indígenas para que estes possam representar melhor todos os povos, especialmente os povos das Primeiras Nações, através de uma abordagem culturalmente mais competente, inclusiva e responsável no âmbito do jornalismo de massas tradicional. Trata-se de uma investigação que proporcionou um ‘diálogo’ transformador e empoderador que une perspetivas, sentimentos, restrições e oportunidades de ‘dois mundos’ no jornalismo dominante ocidental que reporta sobre os Povos das Primeiras Nações. Fê-lo convidando jornalistas não-Indígenas e Indígenas (todos com experiência em reportagem sobre, com e para os Povos das Primeiras Nações na Austrália, no Brasil e no Canadá) a ouvirem profundamente, a refletirem sobre e a compreenderem as suas próprias culturas, opiniões, necessidades e formas de trabalhar bem como as dos outros. É um caso de Investigação-ação Participativa teoricamente informada pela Construção Social da Realidade com uma intenção construtiva e descolonizadora. Baseia-se nos protocolos Indígenas e no conceito cultural e espiritual Aborígene de Dadirri e é enquadrado pela Pedagogia do Desconforto. Metodologias de investigação não-Indígenas e Indígenas foram exploradas e combinadas, incluindo a tradicional entrevista ativa semiestruturada ocidental redefinida aqui como sessões individuais de Dadirri Yarning para coleta de dados. Esta metodologia combinada serve de motor a uma investigação sobre o desconforto dentro de uma narrativa emancipatória. Além disso, optou-se pelo método de Análise Narrativa Temática para organizar e apresentar os resultados de investigação. Este é o primeiro estudo a basear-se na Pedagogia do Desconforto aplicando-a aos Estudos do Jornalismo e aos Estudos Indígenas, envolvendo jornalistas Indígenas e não-Indígenas e combinando paradigmas culturais/teóricos/conceituais e metodologias de pesquisa Indígenas e não-Indígenas, navegando nessas complexidades interculturais em direção à descolonização e enriquecimento da competência cultural. Para além disso, acrescentando a minha própria experiência como investigadora e jornalista não-Indígena a algum material já existente na literatura, desenhei duas novas 'ferramentas' para apoiar os jornalistas não-Indígenas na tarefa árdua de aumentar a sua competência cultural Indígena: o Continuum de Competência Cultural no Jornalismo e a Lista de Estratégias e Práticas para Jornalismo Culturalmente Competente que Envolve Povos Indígenas. As conclusões desta investigação confirmam a hipótese central desta investigação: os jornalistas não-Indígenas precisam de desenvolver um quadro de competências culturais para trabalhar e reportar sobre os Povos Indígenas. Os resultados deste estudo indicam que a maioria dos jornalistas não-Indígenas são, de facto, culturalmente incompetentes, assim como os meios de comunicação social para os quais trabalham. Por isso mesmo, defendo que a formação em competência cultural deve ser incluída nos planos de estudos de jornalismo do Ensino Superior, desde o grau de licenciatura, assim como nos programas e cursos de formação profissional nesta área. PALAVRAS-CHAVE: Estudos do Jornalismo, Estudos Indígenas, Competência Cultural, Jornalistas Indígenas e não-Indígenas, Pedagogia do Desconforto, Dadirri, Metodologias de investigação Indígenas