Revista Lusófona de Educação n.º 06 (2005)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 06 (2005) por autor "Conde, Maria Teresa Barros"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O modo de Ensino mútuo na formação dos mestres de primeiras letras : uma experiência pedagógica no Portugal Oitocentista(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Conde, Maria Teresa Barros; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNo presente artigo, procede-se à análise sumária da problemática relativa à habilitação dos professores de ler, escrever e contar, em Portugal, na primeira metade do século XIX. Esta formação destinava-se a adestrar os mestres do ensino oficial na aplicação do modo de ensino mútuo. A primeira Escola Normal, localizada em Lisboa, abre em 1824 mas, só após 1836, entram em funcionamento escolas congéneres um pouco por todo o país. Para facilitar a compreensão desta temática, começa-se por fazer uma breve referência introdutória ao aparecimento deste “novo” ensino na cultura escolar europeia e aos seus princípios orientadores.