Revista Lusófona de Educação n.º 06 (2005)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 06 (2005) por autor "Scocuglia, Afonso Celso"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item As reflexões curriculares de Paulo Freire(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Scocuglia, Afonso Celso; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo pretende apreender as relações entre o conhecimento, a aprendizagem e o currículo no interior do pensamento político-pedagógico de Paulo Freire. Para isso, trabalhamos questões norteadoras do seu discurso especialmente desveladoras das reflexões curriculares em torno dos processos do conhecimento, da educação problematizadora, da passagem da ingenuidade à criticidade que marca a conscientização, da formação do educador, dos direitos das camadas populares ao conhecimento, da gestão e da autonomia escolares. Essas reflexões demonstram a vivacidade e a atualidade das contribuições pedagógicas do legado de Freire enquanto contraponto de uma educação cada vez mais estandartizada “de-cima-para-baixo” e hegemônica.