Mestrado em Comunicação nas Organizações
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Percorrer Mestrado em Comunicação nas Organizações por autor "Duarte, Rita Anunciação Reis"
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Item O comportamento do consumidor socialmente responsável na tomada de decisão de compra(2022) Duarte, Rita Anunciação Reis; Lopes, Marta Maria Cordeiro, orient.Ao longo dos anos, a sociedade tem apresentado um papel mais ativo no mundo empresarial, da mesma forma que os consumidores estão mais exigentes, procurando empresas que pratiquem ações socialmente responsáveis. Observou-se um crescente interesse das organizações e dos consumidores por questões relacionadas com a responsabilidade social. A presente investigação trata a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e o Comportamento do Consumidor Socialmente Responsável (CCSR). Iniciando com a análise à RSC e ao CCSR procurou-se analisar até que ponto o Consumidor Socialmente Responsável (CSR) toma decisões de compra considerando a responsabilidade social das empresas. Adotando uma metodologia quantitativa – através de questionários online - aplicada ao contexto português, obtiveram-se dados de 258 consumidores. Após a análise dos dados recolhidos por meio de análise fatorial, de correlação, de teste t e de regressão linear, concluiu-se que o CCSR tem influência significativa na Tomada de Decisão de Compra (TDC). Inclusive, o consumidor com um comportamento socialmente responsável elevado realiza uma melhor e mais positiva avaliação da empresa. Nesta perspetiva, um CCSR leva a maiores níveis de avaliação da empresa, que por sua vez aumentam a tendência para a tomada de decisão de compra socialmente responsável. Constatando-se que, quando o consumidor tem este tipo de comportamento, a fase de comprometimento com a RSC é mais elevada. Em última instância, os motivos atribuídos pelos consumidores da participação das empresas na RSC não contêm um efeito na TDC.