Mestrado em Comunicação nas Organizações

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    Comunicação nas organizações religiosas : estudo de caso da Mesquita Central de Lisboa
    (2023) Graça, Ana Catarina Rodrigues; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    Nos últimos anos, assistiu-se a um crescente uso da Internet para fins religiosos por parte das organizações confessionais e dos respetivos crentes, intensificado pelas mudanças decorrentes da pandemia COVID-19. Os poucos estudos existentes sobre os usos da Internet na comunicação das organizações confessionais em Portugal têm olhado sobretudo para organizações católicas, e pouco se sabe sobre as suas audiências. Pretendendo contribuir para colmatar este gap, esta dissertação analisa o uso da Internet na comunicação de uma organização muçulmana, e as suas audiências. A Mesquita Central de Lisboa (MCL), a maior organização religiosa muçulmana em Portugal, foi o estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com responsáveis da comunicação da MCL, incluindo o seu líder religioso, e a jovens muçulmanos portugueses frequentadores da Mesquita; complementando com a análise de conteúdo da sua página de Facebook no ano pandémico. A pandemia intensificou a comunicação digital da MCL que, ao criar conteúdos fidedignos quer religiosos, quer não religiosas, consolidou a sua identidade islâmica lusófona e ecuménica, e a sua identidade como espaço de saúde pública, procurando contrariar estereótipos religiosos. Esta identidade corresponde, em larga medida, à imagem da MCL entre as audiências entrevistadas, que se identificam com a organização, no seu papel como agentes ativos contra o preconceito religioso. No entanto, os jovens sentem que a comunicação digital da organização religiosa é para um público mais velho, e deveria ser mais diversa. Estes entrevistados consomem também muita informação religiosa por outras organizações muçulmanas e, também, noutras plataformas digitais, continuando, no entanto, a preferir a prática de fé presencial. Palavras-chave: Mesquita Central de Lisboa; COVID-19; Audiências; Comunicação nas Organizações
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    A transformação digital: a banca, as telecomunicações e a economia digital em Angola
    (2022) Cunha, Marlene Pinto da Silva Amaro de Sousa e; Martins, Carla Isabel Agostinho, orient.
    Este trabalho teve como objetivo estudar a Transformação Digital e fenómenos associados com um especial levantamento sobre a realidade angolana, da qual foram analisados os sectores económicos Bancário e das Telecomunicações face às suas adaptações ao universo digital e os impactos das suas atuações sobre a Economia Digital nacional, se aproveitando desse modo perceber também qual é o seu estado atual. Para o efeito, recorreu-se a fontes documentais, entre as quais uma revisão literária e a coleta de informações em revistas e jornais, e a fontes não documentais, com destaque para entrevistas. Foi ainda realizado um teste exploratório não estatístico em uma amostra de 526 trabalhadores de diversas áreas da Economia angolana, com destaque para os dois sectores económicos em estudo, com o objetivo de se avaliar o seu perfil em literacia de dados e os resultados indicaram existir um nível intermédio de compreensão e uso de dados que precisa de ser aprimorado. A partir das pesquisas desenvolvidas sobre os principais indicadores do comportamento digital em Angola e das entrevistas realizadas foi possível apurar que o ritmo de desenvolvimento da transformação digital e do incremento da economia digital tem ocorrido em duas velocidades distintas. Muito embora se tenha os dois sectores económico-empresariais destacados nesse estudo com disponibilidade de serviços a partir de canais digitais, tal oferta se destina a um grupo populacional restrito que já consegue ter uma conta bancária, acesso à internet e disponibilidade financeira para a aquisição de dispositivos tecnológicos (smartphones, tablets e computadores). Para a maior parte da população, principalmente a que reside nas áreas rurais do país, o acesso a todas essas possibilidades ainda é uma realidade distante. A concentração destes serviços sobretudo nas zonas urbanas criou desequilíbrios notórios no seio da população e isso principalmente devido aos preços altos praticados pelas prestadoras de serviços de internet e pelas telefonias móveis que não se adequam ao nível de pobreza da população e à baixa empregabilidade dos jovens que representam o maior grupo populacional. Angola é um país em que normativas legais direcionadas para o fomento da transformação digital são previstas, mas muitas das politicas públicas idealizadas pelo governo precisam de uma efetiva concretização. Também passa por se precisar investir muito mais num E-GOV e nos incentivos para o crescimento do investimento privado que poderá atuar como parceiro do governo na projeção do incremento da Economia Digital Nacional. Palavras chave: Transformação Digital, Angola, Banca, Telecomunicações
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    A identidade corporativa no Instagram: o caso da Holistix
    (2022) Leone, Marcela Vasconcelos; Figueiras, Ana Raquel de Ponte, orient.
    Apesar de serem invenções consideravelmente recentes, as redes sociais já são parte essencial da composição da sociedade pós-moderna. Através delas as pessoas se relacionam não apenas entre si, mas também com as organizações. Sendo a identidade corporativa a forma como uma organização se relaciona com seus stakeholders, as redes sociais têm um papel essencial nesta construção: funcionam como montra social virtual. A imagem, forma mais antiga da comunicação humana, ganha destaque com uma das invenções mais relevantes quando o assunto é social media, principalmente no Instagram. É a partir da produção da imagem que as empresas se apresentam e se conectam na rede. A partir daí, torna-se razoável a necessidade de verificarmos de que modo as empresas passaram a pensar e expressar suas próprias identidades corporativas no Instagram. Este trabalho parte desta premissa para realizar um estudo de caso da Holistix, uma empresa brasileira que vende além de produtos: trabalha com uma proposta de estilo de vida mais saudável e que tem no conteúdo digital um de seus pilares. Assim sendo, este estudo é fundamental na exploração da questão: é o Instagram uma ferramenta em potencial na formação da identidade corporativa de uma organização? - e ir além, seria o âmbito digital um dos ativos mais valiosos da nova constituição da identidade corporativa? Desta forma, a análise do perfil da Holistix durante o período de janeiro de 2018 a julho de 2022 possibilitou a identificação e o estudo da relação de sua presença online (no caso, no Instagram) e a conceção de sua identidade corporativa. Palavras-chave: identidade corporativa, instagram, mídias sociais, branding, marketing digital, holistix
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    O mito da liderança sem género
    (2022) Guerreiro, Laura Ventura; Santos, Carla Maria Araújo Fernandes dos, orient.
    A presente dissertação pretende realçar o mito presente na sociedade e nas organizações acerca da liderança sem género, onde através de pesquisa e revisão bibliográfica, existente até à data, percebe-se que a evolução deste tema é lenta e de fácil regressão devido aos preconceitos e estereótipos existentes há séculos na cultura e educação de todos nós. O objetivo deste estudo exploratório é perceber de que forma os papéis de género são percecionados e interpretados perante uma cultura e sociedade que continua a enfatizar a diferença entre homem e mulher, colocando na vanguarda o poder e capacidade masculina como o ‘standard’ característico da liderança. Tendo por base a bibliografia, da menos atual à mais atual, foi construído um questionário, aplicado a uma amostra composta por 46 inquiridos de género feminino e 15 inquiridos de género masculino, perfazendo um total de 61 pessoas, com idades compreendidas entre 18 e mais de 75 anos, nas mais variadas áreas e funções. Conclui-se que a desigualdade entre géneros perdura na sociedade, onde igualmente ao que nos conta a história da evolução deste tema, a mulher é a mais prejudicada no que toca a exercer cargos de liderança ou até mesmo em vingar na carreira, devido às dificuldades inerentes à conciliação justa e reconhecida da vida pessoal e profissional, bem como dos estereótipos existentes na sociedade acerca do assunto. Palavras-chave: Liderança e género, Desigualdade de género, Tipos de liderança
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    A supremacia do futebol no jornalismo desportivo: estudo de caso jornal A Bola, Record e O Jogo
    (2023) Martins, Patrícia Cipriano; Lamy, Sónia, orient.
    O jornalismo desportivo, que surgiu em meados do século XIX, é uma das especializações do jornalismo que mais tem crescido ao longo dos últimos anos. Este crescimento deve-se não só à aposta por parte das redações no jornalismo desportivo, mas também ao facto do desporto ter ganho peso na sociedade em que estamos inseridos. A primeira página de um jornal é a parte mais importante do mesmo, pois é nela que estão refletidas as notícias mais importantes do dia, primeiramente através da manchete diária e posteriormente nos destaques envolventes. Partido de uma questão inicial e das suas hipóteses, o objetivo deste estudo é perceber se os três grandes jornais desportivos nacionais dão o mesmo tipo de destaque, na sua primeira página, a todas as modalidades. Após uma análise a mais de 240 primeiras páginas dos jornais A Bola, o Record e O Jogo, entre 2005 e 2021, é possível confirmar a supremacia do futebol mesmo quando outros desportos são a notícia do dia. Palavras-chave: Jornalismo Desportivo, Desporto, Primeira Página, Futebol, Modalidades
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    Comunicação de massa e a comunidade imigrante: a construção da realidade social
    (2022) Nazário, Lauro Cecílio de Figueiredo; Sarmento, Eduardo Morais, orient.
    A temática que ocupa o presente trabalho tem como objeto, apresentar uma análise do impacto (ou dos efeitos) dos media, (nomeadamente os telejornais portugueses), sobre o processo de integração de parte da comunidade imigrante de origem brasileira na sociedade hospedeira portuguesa, radicada em Lisboa, como descreveremos a seguir. Com o desenvolvimento desta pesquisa procurámos conhecer: as notícias consideradas mais importantes pelos representantes da comunidade imigrante nos diversos campos: economia, política, desporto, cultura e lazer; e compreender a importância e como as notícias impactuam na comunidade e quais tipos de notícias têm preferência, bem como, o tipo de notícias que os imigrantes referidos gostariam de assistir no telejornal, para colaborar de forma mais eficiente na sua integração social. Julgamos que as respostas vão dar a conhecer o grau de influência que as notícias dos telejornais produzem no quotidiano da comunidade imigrante. Como essas notícias podem colaborar de forma positiva ou negativa no dia-a-dia dessas pessoas? E como essas informações podem colaborar para uma integração social no seu quotidiano? Em conformidade, espera-se ser possível verificar quais são os principais assuntos abordados e até que ponto a comunidade de imigrantes manifesta interesse pelas informações, pelas notícias que são veiculadas na sociedade portuguesa. A pesquisa foi desenvolvida sobre uma amostra representativa de 40 pessoas, através de um questionário, aplicando 14 perguntas de múltipla escolha e uma dissertativa, no período de julho a agosto de 2011, envolvendo temas que compartilham o quotidiano dos imigrantes brasileiros junto às notícias dos telejornais. O extrato acima referido dos integrantes envolveu homens e mulheres que se encontram em posição ativa de trabalho e vivem em Lisboa há mais de um ano. Estes imigrantes, que tipificamos como sendo pessoas de baixo rendimento (vivem com uma renda (vencimento salarial) cujo valor oscila em torno do salário mínimo nacional português, que são 635 euros), e que realizam suas atividades profissionais na capital, especificamente no atendimento ao público, em lojas de três Centros Comerciais da grande Lisboa: Colombo, Amoreiras e Vasco da Gama. Palavras-chave: Mass Media (Telejornal), notícias, teoria de comunicação de massa, imigrantes brasileiros e integração social. Lauro Nazário. Comunicação de Massa e Comunidade Imigrante. A construção da realidade
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    Paradigma empresarial em equidade na comunicação organizacional entre pessoas com perda auditiva e ouvintes
    (2022) Casimiro, Cátia Sofia Fernandes; Guerreiro, Augusto Deodato, orient.
    O estudo aqui apresentado tem como intuito averiguar se há equidade sociocomunicacional entre as pessoas com perda auditiva e ouvintes, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do estudo sobre a presença de pessoas com perda auditiva na força de trabalho em Portugal, visto que não há muitos estudos sobre esta temática. A investigação empírica é qualitativa e é desenvolvida na observação de um dia de trabalho vivido por duas pessoas com perda auditiva que trabalham numa empresa multinacional portuguesa em dois ambientes diferentes, escritório e armazém – e posterior aplicação de questionário –, na visita às diferentes instalações da empresa e na análise de três canais de comunicação da empresa, as newsletters, os vídeos de campanhas internas e os podcasts – este último inserido na análise dos vídeos. Constatámos que a empresa precisa de fazer alterações aos espaços de trabalho comuns, salas de reuniões e de formação, vídeos e de desenvolver ações de consciencialização e formação sobre as pessoas com perda auditiva, a Cultura Surda e a Língua Gestual Portuguesa. Verifica-se ainda que há a necessidade de desenvolver mais estudos sobre a presença e equidade de pessoas com perda auditiva no mercado de trabalho em Portugal. Palavras-Chave: Equidade Sociocomunicacional, Pessoas com Perda Auditiva, Comunicação nas Organizações, Comunicação Interpessoal, Acomodações
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    O impacto da reputação organizacional e da confiança no comércio eletrónico : estudo de caso
    (2022) Pedreiro, Letícia Zibaia; Lopes, Marta Maria Cordeiro, orient.
    Numa época em que cada vez mais o comércio eletrónico e o mercado digital têm vindo a ganhar mais destaque em Portugal, esta investigação pretende compreender o impacto que a reputação organizacional e a confiança podem ter no comércio eletrónico. As organizações têm de estar dispostas a conseguir empreender várias mudanças e a diferenciar-se umas das outras para estarem presentes no mercado digital, dando resposta às diversas tendências e aos novos comportamentos que os consumidores podem adotar no mercado digital. Usando uma metodologia de estudo de caso, realizou-se uma análise qualitativa a três hipermercados de Portugal. Os dados evidenciam que as três marcas contêm vários aspetos em comum e iniciaram o seu percurso no comércio eletrónico mais ou menos na mesma altura, com características semelhantes e com objetivos idênticos. No entanto, com o desenvolvimento da era digital, os hipermercados realizaram adaptações diferentes para conseguir o seu lugar no mercado online. Atualmente, conseguem triunfar no comércio eletrónico existindo, cada vez mais, a necessidade de promover os meios digitais das respetivas marcas. A investigação mostrou ainda que a reputação organizacional e a confiança são aspetos cruciais a nível do comércio eletrónico; que os três hipermercados contam com uma boa reputação organizacional e confiança; tornando estes aspetos essenciais de vendas no online. Palavras-chave: Reputação Organizacional, Confiança, Comércio Eletrónico, Digital, Estudo de caso.
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    A comunicação interna como fator de satisfação com o trabalho nas organizações
    (2022) Santos, Ana Catarina Barreto Alonso dos; Rodrigues, Maria de Fátima Oliveira, orient.
    A presente dissertação de mestrado aborda a relação entre satisfação com a comunicação interna e a satisfação com o trabalho nas organizações, analisando a relevância que a comunicação interna tem na satisfação dos colaboradores, o que de acordo com alguns autores (Robbins, 2005; Mulangue, 2021) tem impacto no desenvolvimento das suas competências e performance profissional. Como instrumento de recolha de dados utilizou-se o questionário, direcionado para indivíduos que exerçam ou que já tenham exercido alguma atividade profissional, tendo sido obtido um total de 98 respostas. Respondendo à pergunta de investigação verificou-se que a comunicação interna promove a satisfação com o trabalho dos colaboradores, sendo importante implementar um plano estratégico comunicacional eficaz e acessível nas organizações que apoie os colaboradores na realização das suas funções e contribua para o conhecimento das mesmas.
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    A comunicação de crise e a proteção da imagem e reputação : boeing case study
    (2021) Fonseca, Flávia Prado Stamato; Lopes, Marta Maria Cordeiro, orient.
    Quando avaliamos quais os ativos de uma companhia, é muito comum que sejam valorizados números que indiquem resultados de venda e lucratividade. Entretanto, um dos maiores valores que uma organização tem é sua imagem e reputação, que devem ser salvaguardadas para garantir a continuidade de suas atividades. A teoria que aborda a manutenção e recuperação da imagem e reputação de uma empresa é abundante, mas quando falamos na referida manutenção em tempos de crise, os estudos que exploram a Comunicação de Crise e seus possíveis efeitos são assertivos. Com uma sociedade cada vez mais imediatista e crises cada vez mais globalizadas, é fundamental que a Comunicação de Crise seja parte intrínseca de um plano de Relações Públicas bem estruturado e coerente com a identidade organizacional, mas é preciso ir mais a fundo para descortinar a correlação entre estes elementos. Qual o papel das Relações Públicas na Comunicação de Crise para a recuperação de uma empresa? Considerando que a ilustração entre o estudo e a prática são necessários para a evolução contínua da Comunicação Corporativa, esta dissertação visa demonstrar a aplicabilidade da teoria a um caso recente que traz elementos claros e ricos para exploração, o que justifica a metodologia utilizada em caso único, mas com uma riqueza de elementos suficiente para ter grande relevância investigativa. A coleta de dados demonstra os laços entre a teoria e os fatos, bem como suas consequências, ilustrando estudos anteriores. O objetivo principal é demonstrar o papel das Relações Públicas na recuperação da imagem e reputação de uma empresa e, para tanto, foi feita a análise da Comunicação de Crise adotada pela organização eleita para o presente estudo. O resultado desta investigação qualitativa utiliza-se de elementos concretos que enaltecem os estudos teóricos, confirmando significativamente o que a teoria orienta a este respeito e consolidando a importância das Relações Públicas na manutenção de uma imagem e reputação corporativa positivas, ainda que em tempos de crise. Assim, foi possível concluir que a relação entre as Relações Públicas e a Comunicação de Crise é intimista, isto é, as Relações Públicas podem, inclusive, orientar a Comunicação de Crise para que os stakeholders da Organização em questão possam ser influenciados de maneira positiva. Desta forma, conclui-se, ainda, que para a recuperação da reputação organizacional, há que se considerar os relacionamentos de maneira plural, resultando em uma estratégia de Relações Públicas permanente, que não só recupera, mas também mantém a prosperidade da reputação organizacional. Entretanto, ao se falar em estratégia, para que possam ser comprovadas as linhas teóricas, é preciso também analisar os planos estratégicos utilizados, e, como tal acesso não foi possível, a comprovação de que um plano estratégico deve permitir o diálogo entre o público-alvo para que a recuperação organizacional seja concretizada restou infundado. Com isso, é possível reafirmar o mérito da Comunicação Corporativa e sua aplicação multidisciplinar para desenvolver sua execução prática e, também, acadêmica.
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    Relação entre liderança, comunicação interna simétrica e comprometimento organizacional : estudo de caso
    (2021) Baptista, Mariana Martins; Rodrigues, Maria de Fátima Oliveira, orient.
    Esta investigação tem como principal foco a relação entre a Liderança, a Comunicação Interna Simétrica e o Comprometimento Organizacional, através de um estudo de caso reali zado a uma empresa de transportes pesado de mercadorias. Optou-se por um estudo correlaci onal quantitativo. Foram elaborados dois questionários online aplicados a uma amostra de 24 participantes (líderes e não líderes), onde a amostra é considerada por conveniência e não re presentativa. Para estudar a Liderança foi usado o Multifactor Leadership Questionnaire – MLQ. Em relação à Comunicação Interna Simétrica foi adotado o questionário Dozier, Gruning e Gruning (1995). Para analisar o Comprometimento Organizacional foi escolhido o instru mento de Allen e Meyer (1984) Organizational Commitment Questionnaire. Foram formuladas cinco hipóteses equivalentes ao problema de investigação, sobre o estilo de liderança domi nante, qual o impacto deste na comunicação e como a comunicação impacta o comprometi mento organizacional, além de perceber se a comunicação pode ser a variável controlo entre estas duas variáveis. Pela análise de resultados, verificaram-se as hipóteses referentes a uma relação positiva entre a comunicação interna e a liderança transformacional, e com a comuni cação interna e o comprometimento organizacional. Isto significa que a comunicação interna influencia positivamente as duas variáveis de forma individual, mas não existe relação entre liderança e comprometimento organizacional. Serão apresentadas implicações práticas destes resultados.
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    O comportamento do consumidor socialmente responsável na tomada de decisão de compra
    (2022) Duarte, Rita Anunciação Reis; Lopes, Marta Maria Cordeiro, orient.
    Ao longo dos anos, a sociedade tem apresentado um papel mais ativo no mundo empresarial, da mesma forma que os consumidores estão mais exigentes, procurando empresas que pratiquem ações socialmente responsáveis. Observou-se um crescente interesse das organizações e dos consumidores por questões relacionadas com a responsabilidade social. A presente investigação trata a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e o Comportamento do Consumidor Socialmente Responsável (CCSR). Iniciando com a análise à RSC e ao CCSR procurou-se analisar até que ponto o Consumidor Socialmente Responsável (CSR) toma decisões de compra considerando a responsabilidade social das empresas. Adotando uma metodologia quantitativa – através de questionários online - aplicada ao contexto português, obtiveram-se dados de 258 consumidores. Após a análise dos dados recolhidos por meio de análise fatorial, de correlação, de teste t e de regressão linear, concluiu-se que o CCSR tem influência significativa na Tomada de Decisão de Compra (TDC). Inclusive, o consumidor com um comportamento socialmente responsável elevado realiza uma melhor e mais positiva avaliação da empresa. Nesta perspetiva, um CCSR leva a maiores níveis de avaliação da empresa, que por sua vez aumentam a tendência para a tomada de decisão de compra socialmente responsável. Constatando-se que, quando o consumidor tem este tipo de comportamento, a fase de comprometimento com a RSC é mais elevada. Em última instância, os motivos atribuídos pelos consumidores da participação das empresas na RSC não contêm um efeito na TDC.
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    Marketing sensorial : caso Parfois
    (2020) Fortio, Carolina dos Santos; Sarmento, Eduardo Morais, orient.
    Vivemos numa época onde os modelos de negócio se estão a transformar, e por conseguinte, as empresas que querem sobreviver às mudanças têm de saber adaptar-se. Para tirar maior partido dos seus produtos/serviços precisam de apostar em novas estratégias. Esta dissertação enfatiza a aposta na parte da comunicação externa; várias são as estratégias que se podem aplicar a nível comunicacional, no entanto não se deve menosprezar uma das mais importantes, o marketing sensorial. É necessária uma aposta para além do produto e da satisfação momentânea da compra do mesmo, a experiência da compra. A utilização dos cinco sentidos numa estratégia de marketing pode gerar efeitos muito positivos para a marca. Atualmente a estratégia está muito virada para a utilização apenas de dois sentidos: audição e visão, verificando-se isso nos anúncios televisivos, rádio e imprensa. Os consumidores têm a necessidade inconsciente de se sentirem envolvidos numa experiência multissensorial, uma vez que os sentidos são o caminho da compra emocional e estimulação da venda. Esta investigação teve como principal estudo a aplicação dos cinco sentidos numa loja, a Parfois. Para a concretização desta averiguação realizou-se um questionário, aplicado a 401 pessoas, com variáveis relativas à perceção da utilização dos cinco sentidos dos consumidores durante a sua permanência em loja. Concluiu-se que a marca não trabalha os cinco sentidos e para tal sugerem-se estratégias de desenvolvimento multissensorial.
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    O discurso de Bolsonaro sobre as mulheres : uma análise comparativa das revistas Veja e Visão
    (2020) Silva, Júlia Mendes da; Martins, Carla Isabel Agostinho, orient.
    Jair Messias Bolsonaro foi eleito 38.º Presidente do Brasil nas presidenciais brasileiras de 2018. Dividiu as opiniões dos brasileiros: uns acreditavam num Brasil melhor fora do comando do PT - Partido dos Trabalhadores e tinham a esperança que Bolsonaro pudesse fazêlo; outros acreditavam que qualquer pessoa com um discurso misógino, sexista, machista e antifeminista não poderia ocupar um cargo tão importante. As controversas declarações de Bolsonaro despertaram a atenção dos media de todo o mundo. Este estudo será diretamente focado na análise de peças jornalísticas em que o Presidente do Brasil profere algum discurso relacionado com as mulheres e/ou o feminino, publicadas em 2019, primeiro ano de mandato de Bolsonaro, nas revistas de informação geral (newsmagazines) com maior circulação no Brasil e em Portugal, a Veja e a Visão. A metodologia utilizada baseia-se na análise crítica do discurso, que se operacionaliza numa grelha de análise elaborada pela autora que assenta em dois pilares: o primeiro centrado nos eixos de mediatização e o segundo nas categorias temáticas.
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    Silêncio organizacional e gênero : analisando a percepção de mulheres e homens sobre a comunicação ascendente (e horizontal) em organizações no Brasil
    (2019) Muniz, Cauê Borges dos Reis; Jesuíno, Jorge Correia, orient.
    Estudos sobre os temas silêncio organizacional e gênero nas organizações são crescentes, dada a importância da qualidade da comunicação e das relações interpessoais dentro do ambiente de trabalho. Entretanto, análises feitas de forma interligada sobre estes temas ainda são escassas, especialmente no Brasil, onde o enfoque neste debate mostra-se recente e pouco explorado. Este cenário provém a oportunidade de dar este novo passo, conciliando estas esferas em uma mesma investigação. Desta forma, este estudo vem examinar e debater os rótulos estabelecidos sobre o gênero como fator de influência na comunicação ascendente e horizontal dentro das organizações, positiva ou negativa, do ponto de vista de seus colaboradores abaixo dos níveis de gerência. Para tanto, apresenta-se um histórico da literatura de gênero e silêncio organizacional, visando estabelecer parâmetros investigativos, além de promover uma pesquisa empírica em duas etapas: quantitativa (prévia), por meio de um questionário com perguntas fechadas, proporcionando dados introdutórios, rápidos e superficiais; qualitativa (principal), recorrendo a entrevistas, buscando relatos aprofundados e possíveis padrões. Desta forma, foi possível identificar diferenças significativas entre homens e mulheres, mas apenas em alguns aspectos avaliativos, além de encontrar padrões de comportamento próprios de cada gênero. Entretanto, o mais notável foi a descoberta de que os participantes pouco creditam o gênero de suas chefias e de seus colegas como influenciadores nas relações interpessoais. Nas exceções em que isto de fato ocorreu, há em comum o fato de estarem inseridas em ambientes com predominância de um único gênero, seja masculino ou feminino. Estes resultados permitem agregar e atualizar conteúdos a ambos os temas, proporcionar novas referências e confrontar estereótipos decretados.
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    Comunicação pública, participação social e paridade participativa - o caso do prós e contras
    (2019) Melo, Rafael Guerra de; Martins, Carla Isabel Agostinho, orient.
    O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre comunicação pública e participação social a partir do conceito de paridade participativa proposto pela filósofa norte-americana Nancy Fraser. O conceito de comunicação pública é amplo, mas para esta dissertação foram utilizadas questões referentes aos sistemas públicos de comunicação, mais especificamente a televisão pública. O referencial teórico aqui proposto aparece como uma sugestão de ampliar os debates sobre comunicação pública, uma vez que a paridade participativa é mais comummente utilizada na área da filosofia e do direito. Como objeto de estudo de confrontação com as reflexões teóricas propostas, neste trabalho analisa-se o programa de televisão Prós e Contras, transmitido há 17 anos pela RTP 1, o canal principal do sistema público de televisão português. Foram analisados os 20 primeiros programas exibidos no ano de 2019.
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    Rainbow youtube: uma análise de canais LGBT brasileiros
    (2019) Souza, Amanda Carolina Chaves de; Martins, Carla Isabel Agostinho, orient.
    Num contexto em que o espaço público é governado, predominantemente, pela heteronormatividade, trabalhar com questões LGBT e a sua crescente amplitude no ambiente online traz, aos tempos atuais, grande relevância e interesse social. Este é o tema e o enfoque da presente dissertação. Com base numa prévia contextualização histórica e conceitual, é estruturada e realizada uma análise empírica que tem como amostra três canais LGBT brasileiros disponíveis através do YouTube. Foram avaliados nove vídeos na tentativa de perceber as estratégias de comunicação e as representações do “universo arco-íris” no ciberespaço.
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    A importância da marca Madeira, enquanto factor distintivo deste destino turístico
    (2018) Caldeira, Sara Raquel Fernandes; Sarmento, Eduardo Morais, orient.
    O turismo representa um dos principais sectores económicos da Região Autónoma da Madeira. As águas cristalinas do Oceano Atlântico e o seu clima agradável durante todo o ano, tornam-na numa região apelativa e num destino turístico de excelência.No entanto, nos dias que correm, um mar limpo e um clima quente não são atributos suficientes para que um destino se diferencie dos demais. Uma actualização dos canais de comunicação utilizados pelos destinos, articulada com uma eficaz estratégia de ‘branding’, permite a captação de novos e potênciais turistas, para além de melhorar a imagem e competividade do mesmo no mercado. Foi feito um estudo sobre a marca Madeira, de forma a aferir a estratégia utilizada pela mesma e se esta é bem percepcionada pelos turistas que escolhem a Madeira enquanto destino. Realizaram-se entrevistas e visionaram-se comentários da internet, permitindo assim compreender toda a envolvente e gestão da marca Madeira em curso, bem como perceber todo o feedback positivo que esta gera. O método de pesquisa utilizado, foi o método qualitativo, destacando o método netnography, um método específico para estudar culturas e comunidades online.
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    Influência da responsabilidade social na reputação organizacional
    (2018) Fortes, Sueli dos Santos; Lopes, Marta Maria Cordeiro, orient.
    No contexto atual do mercado, a responsabilidade social corporativa (RSC) tem ganhado cada vez mais relevância, tornando-se um dos assuntos éticos mais debatido nos meios académico e empresarial. Nesta perspetiva, esta pesquisa aborda a RSC na ótica da reputação organizacional, investigando até que ponto a RSC influencia a reputação organizacional. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo do tipo estudo de caso, aplicada a três empresas portuguesas que investem em ações de RSC. Da investigação resultou a conclusão de que as empresas dão grande importância à sua reputação, já que acreditam que uma boa reputação tem um valor estratégico, servindo como um instrumento de diferenciação e criando barreira às ameaças competitivas. As empresas apostam na promoção de práticas sociais para melhorar a relação com os stakeholders como também para melhorar a perceção da sua imagem institucional, confirmando a existência de uma influência positiva da RSC na reputação organizacional.
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