Mestrado em Comunicação nas Organizações
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Comunicação nas Organizações por autor "Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Comunicação nas organizações religiosas : estudo de caso da Mesquita Central de Lisboa(2023) Graça, Ana Catarina Rodrigues; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoNos últimos anos, assistiu-se a um crescente uso da Internet para fins religiosos por parte das organizações confessionais e dos respetivos crentes, intensificado pelas mudanças decorrentes da pandemia COVID-19. Os poucos estudos existentes sobre os usos da Internet na comunicação das organizações confessionais em Portugal têm olhado sobretudo para organizações católicas, e pouco se sabe sobre as suas audiências. Pretendendo contribuir para colmatar este gap, esta dissertação analisa o uso da Internet na comunicação de uma organização muçulmana, e as suas audiências. A Mesquita Central de Lisboa (MCL), a maior organização religiosa muçulmana em Portugal, foi o estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com responsáveis da comunicação da MCL, incluindo o seu líder religioso, e a jovens muçulmanos portugueses frequentadores da Mesquita; complementando com a análise de conteúdo da sua página de Facebook no ano pandémico. A pandemia intensificou a comunicação digital da MCL que, ao criar conteúdos fidedignos quer religiosos, quer não religiosas, consolidou a sua identidade islâmica lusófona e ecuménica, e a sua identidade como espaço de saúde pública, procurando contrariar estereótipos religiosos. Esta identidade corresponde, em larga medida, à imagem da MCL entre as audiências entrevistadas, que se identificam com a organização, no seu papel como agentes ativos contra o preconceito religioso. No entanto, os jovens sentem que a comunicação digital da organização religiosa é para um público mais velho, e deveria ser mais diversa. Estes entrevistados consomem também muita informação religiosa por outras organizações muçulmanas e, também, noutras plataformas digitais, continuando, no entanto, a preferir a prática de fé presencial. Palavras-chave: Mesquita Central de Lisboa; COVID-19; Audiências; Comunicação nas Organizações