Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor
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Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor por autor "Almeida, Ana Carolina Ferreira de"
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Item Inclusão educativa de alunos com multideficiência : importância das unidades especializadas em multideficiência(2011) Almeida, Ana Carolina Ferreira de; Gonçalves, Maria Cristina Saraiva, orient.A Multidefíciência caracteriza-se pela associação de pelo menos dois tipos de deficiências, sendo que uma delas afecta as componentes intelectuais. As crianças portadoras de Multideficiência evidenciam dificuldades diversas, pelo que necessitam de uma avaliação e intervenção conjunta de diferentes profissionais para a obtenção de progressos. A inclusão educativa de alunos com esta problemática nas escolas de ensino regular é ainda uma realidade recente, que tem constituído um grande desafio aos profissionais de educação. Neste contexto, surgem as Unidades de Apoio Especializado para a Educação de alunos com Multideficiência (UAM) como uma resposta educativa para crianças com este tipo de perturbação nas escolas de ensino regular. Para compreender a problemática da Multideficiência e inclusão educativa destes alunos, importa saber quais as atitudes evidenciadas pelos diversos intervenientes no seu processo de ensino-aprendizagem. Procurámos analisar as atitudes de 93 sujeitos que integram a comunidade educativa a que pertencem as 5 UAM em estudo. Verificámos que variáveis como as funções desempenhadas, o grau académico e a região influenciam as atitudes dos sujeitos. Por outro lado, importa também verificar se existe relação entre a qualidade da resposta educativa prestada e as atitudes dos demais intervenientes. Procedemos à observação das UAM para a recolha de informações relativas ao espaço, recursos humanos, recursos materiais e seu funcionamento. Através de uma análise comparativa, verificámos que a qualidade do funcionamento das UAM influencia as atitudes dos sujeitos em relação à inclusão educativa de alunos com Multideficiência nas escolas de ensino regular.