Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor
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Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor por autor "Amaral, Maria de Fátima Fernandes"
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Item Qual o atendimento de um aluno com síndrome de Asperger no ensino regular(2015) Amaral, Maria de Fátima Fernandes; Cavaco, Nora, orient.O presente estudo versa sobre o atendimento de um jovem com Síndrome de Asperger no contexto escolar, propondo-se o mesmo perceber as suas dificuldades, não só na capacidade de aprender, como na sua relação com os seus pares. O principal objetivo deste trabalho é conhecer o atendimento deste jovem na escola regular; quais as estratégias aplicadas a este jovem de forma a ultrapassar as suas dificuldades, quer ao nível das aprendizagens como, também na relação interpessoal. Uma outra questão prende-se com o seu futuro sobretudo numa opinião dos profissionais como perspetiva face a este jovem. Este estudo é qualitativo numa necessária abordagem teórica das palavras chave e uma parte empírica do trabalho. O estudo abrange a sua mãe e sua Encarregada de Educação, a Professora de português, a Diretora de Turma e também sua Professora de físico-química e a Psicóloga que o acompanha a dois anos. A recolha de dados foi feita através de três instrumentos de investigação: pesquisa documental, entrevistas e algumas conversas telefónicas com a mãe que favoreceram todo o decorrer da investigação. A observação em sala de aula não foi possível devido à oposição da própria escola; isso envolveria o conhecimento dos encarregados de educação da minha presença na sala de aula e a escola considerou ser pouco apropriado. Os resultados do estudo revelaram que a inclusão por parte de todos os professores resultou num bom funcionamento da turma e isso refletiu-se nos bons resultados do aluno em estudo. Os funcionários intervieram de forma eficaz junto do aluno desenvolvendo medidas para o bom funcionamento nos intervalos, estabelecendo um bom relacionamento com os outros alunos, nomeadamente com este aluno com síndrome de Asperger que permanecia, por sistema sempre sozinho. Em determinados momentos conseguiu estabelecer relação com alguns colegas, situação observada pela diretora de turma e também pela professora de português.Foi possível perceber a existência de uma boa relação do aluno com os professores, que melhorou gradualmente com os seus pares. Foram extremamente importantes as estratégias utilizadas pelos professores para aumentar o bem-estar, tão fragilizado deste aluno nas suas competências sociais e no deficiente no domínio de alguns conteúdos das disciplinas. Sendo estes os objetivos principais do presente trabalho, pode considerar-se que o mesmo alcançou com sucesso o que se propôs.