Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor por autor "Barros, Zita Raquel Loureiro de"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O envolvimento da comunidade educativa na escola inclusiva(2011) Barros, Zita Raquel Loureiro de; Sousa, Luís de, orient.Este estudo enquadra-se numa abordagem descritiva da problemática do envolvimento da Comunidade Educativa na escola inclusiva, tendo em conta a influência do Projecto Educativo e da Organização da Escola. Trata-se de uma reflexão contextualizada numa escola de 1º ciclo. Este estudo perspectiva-se equacionando a influência das linhas orientadoras do Projecto Educativo, na gestão da Organização da Escola, no processo de participação/envolvimento da Comunidade Educativa. Aponta no sentido de orientar o processo de participação, em função da autonomia conferida pelo Projecto Educativo e em função da liderança, dando assim visibilidade aos diversos aspectos da Organização da Escola. Conferindo à escola uma visão inclusiva, aponta-se ainda no sentido de mudança, pela via da implementação da qualidade para todos os alunos e em particular para os que têm Necessidades Educativas Especiais. A mudança só será possível se houver investimento da Comunidade Educativa na formação. A escola enquanto organização deve preparar-se para proporcionar informação e formação aos professores e demais intervenientes da Comunidade educativa, de forma a saberem gerir aspectos como a liderança e a comunicação. A metodologia utilizada foi a do inquérito por questionário e estudo de documentos. A análise dos dados levou-nos à confirmação das nossas hipóteses.