Mestrado em Marketing e Publicidade
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Percorrer Mestrado em Marketing e Publicidade por autor "Ferreira, Maria José Moutinho, orient."
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Item A identidade do vinho do Porto e sua relação com o turismo(2014) Silva, Joana Filipa Sousa; Ferreira, Maria José Moutinho, orient.O Vinho do Porto é mais do que um produto comercial e de consumo, este assumiu um carácter identitário de uma nação. Desde o século XIX, que o Vinho do Porto utiliza o suporte iconográfico com o objetivo de vender e posicionar o Vinho do Porto nos mercados internacionais. A mensagem transmitida é sobretudo de confiança, prestígio, luxo e de qualidade: se no início do século tal imagem era dada pela quantidade de medalhas que um vinho recebia, hoje essa garantia é dada ao consumidor pela assinatura do enólogo ou pelas características do vinho. O objetivo desta dissertação centra-se na análise dos meios comunicacionais da marca Vinho do Porto, nomeadamente dos rótulos e cartazes. Pretendo assim, ao longo deste estudo dar resposta as seguintes perguntas: O que é a marca Vinho do Porto? Qual a relação entre a marca e o turismo? Essa relação tem resultado num aumento do turismo no Porto? Para Ricardo Magalhães, chefe da estrutura de Missão do Douro, deve-se apostar na promoção mundial e que não há nada melhor que a promoção no exterior feita à boleia do Vinho do Porto, que é conhecido em todos os cantos do mundo (Soares, 2010).Item Sustentabilidade à portuguesa : hábitos de consumo(2014) Silva, Cláudia Isabel Rebelo da; Ferreira, Maria José Moutinho, orient.As famílias da atualidade, associadas ao consumismo e ao materialismo, têm hoje uma pesada herança ambiental fruto dos excessos económicos e sociais. Segundo a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente (1987) torna-se necessário “lançar a pedra fundamental dos debates internacionais sobre diversas questões ambientais até então irrefletidas, ensejando a vinculação necessária sobre a proteção conjunta de direitos interdependentes e relacionados, como a vida humana e o seu desenvolvimento, a poluição e o esgotamento dos recursos não renováveis”. Em vários países, incluindo Portugal, existem fatores que contribuem para tal esgotamento, tais como a mudança climática, a poluição do ar e a produção de resíduos, colocando assim as famílias no centro do problema, pelo efeito multiplicador das suas atitudes e comportamentos. Esta àrea do consumo sustentável das famílias tem vindo a receber um aumento de pesquisas resultando numa série de critérios que pretendem medir o consumo sustentável das famílias, sendo que das mais mediáticas está a pegada ecologica. Este aumento reflete um reconhecimento das preocupações ambientais que, no entanto, ainda não tem sido objeto de pesquisa no que respeita a Portugal e às famílias portuguesas. Procura-se contribuir para o estudo dos atuais conhecimentos relativos aos comportamentos das famílias em termos de hábitos de consumo, e até que ponto são esses hábitos sustentáveis. Para medir o comportamento sustentável das famílias, o estudo foca um conjunto de critérios estabelecidos, e conclui que o consumo sustentável das famílias estudadas não é de todo sustentável. O que implicitamente leva ao reconhecimento de uma incongruência na relação entre o marketing verde e o atual consumo das famílias, que deveria ser preocupante para as empresas e governos. Este estudo tem como principal objetivo investigar de que forma as famílias agem e se comportam nos seus hábitos de consumo e nas suas opções domésticas, levando à percepção das áreas onde há mais trabalho para que se possa perceber quais os comportamentos em que as famílias revelam haver uma preocupação sustentável. Pretende-se ainda identificar as fontes de informação que fomentam as decisões das familias relativamente a questões de sustentabilidade ambiental.