Revista Lusófona de Educação n.º 52 (2021)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 52 (2021) por autor "Cunha, Célio da"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Que educação para quais futuros? Entrecruzamento de olhares a partir da casa global(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Cunha, Célio da; Dantas, Lucimar AlmeidaEste artigo apresenta uma síntese expandida dos trabalhos que com põem o dossier Os futuros da educação: aprendendo a solidarizar-se, ora publicado pela Revista Lusófona de Educação, por ocasião do lan çamento do terceiro relatório da Unesco. Traça um panorama das re flexões de autores de diferentes partes do mundo sobre os futuros da educação, a partir dos seus locais de fala, áreas de estudo e contextos epistemológicos. As reflexões e propostas para os futuros da educação apresentadas passam por temas como a racionalidade e o papel do Estado, a educação na era do antropoceno, a evolução das ideias pe dagógicas, o lugar do ensino superior e da universidade no século XXI, a análise de contextos sociais, econômicos e políticos na criação de políti cas educativas e a crise de sustentabilidade dos modelos educacionais. Como eixo comum, defende-se a refundação da instituição escolar e dos seus modelos e uma educação para a sustentabilidade humana.