Revista Lusófona de Educação n.º 52 (2021)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 52 (2021) por autor "Hernández Díaz, José María"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item ¿Qué Universidad para el siglo XXI?(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021) Hernández Díaz, José María; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoQue universidade para o século 21? É um pequeno ensaio que indaga sobre o significado da universidade no presente e no futuro próximo do século XXI. Para isso, primeiro analisa a viabilidade dos modelos clássicos da universidade e das missões que lhe costumam ser atribuídas na fase contemporânea (transmissão de conhecimento, produção de conhecimento e disseminação de alta cultura), que costumam ser sintetizadas em ensino, pesquisa e disseminaçao do conhecimento e sua transferência. Em seguida, faz-se uma revisão dos novos e antigos atores de uma universidade que está, acima de tudo, em mudança e adaptação (professores, alunos e técnicos de serviço universitário). Terceiro, é abordada a complexa questão do desafio de pensar e governar a universidade nas próximas décadas. Por fim, assume-se um firme compromisso com uma universidade humanista, com paideia, atenta aos novos paradigmas emergentes, em confronto forçado com os modelos funcionalistas que o neo-capitalismo anglo-saxónico pretende atribuir à universidade do século XXI.