Revista Lusófona de Educação n.º 52 (2021)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 52 (2021) por autor "Miranda, Estela M."
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Item Aportes para pensar los futuros de la educación en contextos complejos : una aproximación desde América Latina y el Caribe(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021) Miranda, Estela M.; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoAmérica Latina e o Caribe apresentam desigualdades estruturais desde sua origem, tanto pela distribuição injusta da riqueza quanto pelas desigualdades de gênero, étnicas, raciais e territoriais. Os sistemas educacionais foram formados a partir da segunda metade do século XIX sob o papel principal do Estado na provisão e financiamento da educação pública. Atualmente, a maioria dos países tornou o ensino médio legalmente obrigatório e expandiu os direitos ao ensino superior. No entanto, existem dívidas pendentes com os setores mais desprotegidos socialmente. Este artigo tem como objetivo identificar algumas características da situação atual da educação na região e contribuir para uma reflexão prospectiva sobre uma educação inclusiva e emancipatória, a partir de uma perspectiva latino-americana e caribenha. Em um momento particularmente delicado devido à incerteza e crise provocada pela pandemia COVID-19, um debate global sobre a educação constitui um desafio e uma oportunidade de tornar visíveis as vozes e realidades múltiplas e diversas.