Revista Lusófona de Educação n.º 52 (2021)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 52 (2021) por autor "Tardif, Maurice"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O futuro da educação: um futuro já repleto de histórias(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Tardif, MauriceEste artigo é uma reflexão sobre o futuro da educação, um futuro que já se mostra repleto de histórias. A partir da indagação sobre para onde caminha a educação, busca-se trazer os pontos fortes da educação, a partir de linhas de força no passado que delineiam o presente. Uma dessas linhas de força é o racionalismo, que moldou a ciência moderna, trazendo a racionalização para a educação ao subordiná-la à economia. Aprofunda-se sobre o caminho da educação enquanto ciência, o papel da escola e da formação de professores, como outras linhas de força. Reflete-se sobre o papel da criança, do professor e das tecnologias de informação e comunicação presentes na escola. Considera-se que a ecologia e as preocupações ambientais em larga escala propiciam uma maior conscientização contra a mercantilização da educação, tendo em vista que a mercantilização da educação é uma ameaça à escola do futuro, ao impedir que a educação seja compreendida como formação integral do ser humano, atividade cultural e aprendizado para viver juntos. Palavras chave: futuro da educação; escola do futuro; formação integral; formação de professores; TIC