ISS - Dissertações de Mestrado
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer ISS - Dissertações de Mestrado por autor "Almeida, Bárbara Chaves de Almeida"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A intervenção do serviço social nas escolas TEIP: mais perto para chegar mais longe(2011) Almeida, Bárbara Chaves de Almeida; Amaro, Maria Inês, orient.A presente dissertação examina, de forma retrospectiva e prospectiva, e com um vector crítico construtivo, o actual estado da intervenção do Serviço Social no âmbito das escolas. É feita uma análise global dos múltiplos factores que condicionam esta questão: a evolução histórica quer dos estabelecimentos de ensino quer do próprio Serviço Social e a relação mútua entre estes; as mudanças de paradigmas doutrinários no respectivo sector, de acordo com as transições sociais e as políticas institucionais; os eventuais hiatos entre a teoria e a prática e os protagonistas que povoam o tema: sejam os Assistentes Sociais, os alunos, os professores, as direcções escolares ou as famílias. Com o intuito de fundamentar solidamente o panorama descrito, efectua-se uma pesquisa bibliográfica aprofundada acerca das temáticas mais relevantes e, por outro lado, uma pesquisa empírica o mais exaustiva possível. A recolha de dados é realizada através de quinze entrevistas a profissionais de Serviço Social a trabalhar em escolas TEIP e ainda, num outro momento, mediante o estudo de casos que incluem entrevistas tanto aos Assistente Sociais como aos próprios alunos e encarregados de educação. Este estudo lança pistas para a construção de um modelo de intervenção social escolar, define um perfil de profissional tendo em conta o contexto em que este se insere – os estabelecimentos de ensino -, aponta as principais potencialidades e constrangimentos do Serviço Social escolar e analisa o seu impacto no âmbito do programa Território Educativo de Intervenção Prioritária. Por fim, verifica que o objectivo do Assistente Social nem sempre está de acordo com os objectivos institucionais, ou que, por vezes o sucesso da intervenção não corresponde a sucesso escolar, analisando os constrangimentos que daí advêm. Desta forma, conclui que para um sucesso efectivo é fundamental que todos partam do mesmo objectivo e assumam activamente o seu papel no processo educativo, nomeadamente: alunos, professores, famílias, Assistentes Sociais e outros técnicos sociais que intervêm no interior das escolas e na comunidade envolvente.