Revista Lusófona de Educação n.º 41 (2018)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 41 (2018) por autor "Batista, João"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item An analysis of the use of badges in the SAPO Campus platform: the perspective of communities’ administrators(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Araújo, Inês; Santos, Carlos; Pedro, Luís; Batista, João; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO SAPO Campus é uma plataforma de natureza social para contextos educacionais baseada nos princípios básicos da Web 2.0 e redes sociais. A plataforma possui uma funcionalidade de crachás que permite que os membros da comunidade participem em dinâmicas de gamificação criando, apoiando e atribuindo crachás. Uma análise dos dados de interação da plataforma mostra que, apesar de alguns casos de sucesso no uso de crachás, a grande maioria dos utilizadores nunca utilizou esse recurso, principalmente os professores. Com o objetivo de compreender as razões subjacentes a essa falta de uso, um questionário foi aplicado a 61 administradores de comunidades no SAPO Campus. Os resultados gerais mostraram que esta funcionalidade não era usada porque os administradores achavam que era difícil implementar com os seus alunos, especialmente no que diz respeito ao seu planeamento e uso de maneira pedagogicamente sustentada. Neste artigo analisamos as preferências gerais indicadas no questionário sobre esta funcionalidade, com o objetivo de compreender que mudanças devem ser implementadas para melhorar os seus padrões de utilização.