Revista Lusófona de Educação n.º 41 (2018)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 41 (2018) por título
A mostrar 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de ordenação
Item An analysis of the use of badges in the SAPO Campus platform: the perspective of communities’ administrators(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Araújo, Inês; Santos, Carlos; Pedro, Luís; Batista, João; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO SAPO Campus é uma plataforma de natureza social para contextos educacionais baseada nos princípios básicos da Web 2.0 e redes sociais. A plataforma possui uma funcionalidade de crachás que permite que os membros da comunidade participem em dinâmicas de gamificação criando, apoiando e atribuindo crachás. Uma análise dos dados de interação da plataforma mostra que, apesar de alguns casos de sucesso no uso de crachás, a grande maioria dos utilizadores nunca utilizou esse recurso, principalmente os professores. Com o objetivo de compreender as razões subjacentes a essa falta de uso, um questionário foi aplicado a 61 administradores de comunidades no SAPO Campus. Os resultados gerais mostraram que esta funcionalidade não era usada porque os administradores achavam que era difícil implementar com os seus alunos, especialmente no que diz respeito ao seu planeamento e uso de maneira pedagogicamente sustentada. Neste artigo analisamos as preferências gerais indicadas no questionário sobre esta funcionalidade, com o objetivo de compreender que mudanças devem ser implementadas para melhorar os seus padrões de utilização.Item Desenvolvimento e Validação da Escala de Literacia Mediática e Informacional para Alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico em Portugal(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Costa, Conceição; Tyner, Kathleen; Rosa, Pedro Joel; Sousa, Carla Patrícia Gonçalves e; Henriques, Sara; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA comunicação e a partilha de significados num mundo altamente mediatizado requer múltiplas literacias. Independentemente das definições e abordagens, estas literacias têm vindo a abrir debates críticos sobre quais as competências que os cidadãos devem ter e desde quando elas devem ser adquiridas. No presente estudo damos conta do processo de desenvolvimento e validação de uma Escala de Literacia Mediática e Informacional (ELMI) para alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico em Portugal. A validade de construto foi examinada via Análise Fatorial Exploratória (AFE) para uma amostra de 1151 participantes. A AFE revelou uma estrutura trifatorial constituída por 22 itens que explicam 53.23% da variância total. A escala apresenta uma consistência interna global excelente (ωt = .92), com adequada consistência interna para todas as subescalas (α de Cronbach e α Ordinal > .70). Os resultados evidenciam boas qualidades psicométricas da ELMI que poderá ser um instrumento vantajoso para o prognóstico e avaliação de intervenções relacionadas com a literacia mediática.Item Educação na América Latina: pressupostos e alcance de estudos comparativos(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Cunha, Célio da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente trabalho é parte de um estudo comparativo mais amplo de políticas educacionais dos países-membros da União de Nações Sul- -Americanas (Unasul), um bloco de colaboração e atividades comuns. Iniciando pelo contexto histórico, social, econômico e político dos países- membros, verifica-se a importância de estudar o passado histórico, que influencia fortemente o presente e o futuro. Com isso, se desenha no continente um mosaico de similaridades e diferenças nas sociedades e na educação. Todavia, apesar das diversidades dos países, desde o período colonial aos tempos atuais, como diferenças da estrutura dos Estados, a exemplo dos unitários e federativos, constatam-se problemas educacionais comuns. Um deles é o contínuo ajustamento às cambiantes situações do mundo hoje e das suas estruturas políticas à democracia. Recomenda-se o avanço dos estudos comparados sobre a América Latina, para melhor compreender os seus problemas da sua educação e as suas perspectivas de soluções.Item Educación para la Ciudadanía Global (ECG): comprendiendo lo internacional a través de lo local(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Bugallo Rodríguez, Ánxela; Naya Riveiro, María Cristina; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAtualmente, falamos da Educação para a Cidadania Global como um tema transversal básico para responder aos principais problemas mundiais da humanidade. Sua natureza transformadora obriga a pesquisar formas de aprendizagem que gerem consciência crítica, tornando-nos responsáveis e ativos na procura de um mundo mais equitativo e igualitário. A realização de um objectivo tão ambicioso exige novas fórmulas, que assegurem uma implementação além das acções específicas que estão sendo realizadas, através de processos interativos e participativos na vontade de uma formação integral. Para obtê-lo, o presente trabalho propõe focar esse assunto de uma colaboração ampla, desde o corpo docente da educação infantil até a universidade. O resultado é um projeto abrangente de Centro, que trata o ECG em contexto, a partir de um tema local para alcançar objetivos globais. O procedimento é proposto para uma projeção posterior em qualquer centro educacional, tomando como referência um tema de interesse no desenvolvimento socioeconômico da área. Isso nos permite educar, conscientizar e pesquisar sobre questões locais e globais, para que possamos decidir. Palavras-chave: educação para a cidadania global; inovação educacional; programa colaborativoItem Los estudios de posgrado en contextos de evaluación : aproximaciones comparadas entre Argentina, Brasil y Paraguay(Edições Universitárias Lusófonas, 2018-11-18) Lamfri, Nora Zoila; Araujo, Sonia Marcela; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNo âmbito de um vigoroso mercado internacional, a oferta de pós-graduação na América Latina teve um crescimento sustentado nas últimas três décadas. Esta expansão foi acompanhada pelo projeto de políticas e por marcos legais guiados pelos discursos da qualidade do Ensino Superior que deram à avaliação uma força reguladora estratégica, redefinindo a relação entre o Estado e as universidades. Particularmente na Argentina, no Brasil e no Paraguai, a crescente importância e complexidade dos processos e impactos produzidos por esta expansão merecem uma profunda análise comparativa que combina elementos estruturais e contextuais de cada país com tendências globais de internacionalização e privatização. Este artigo apresenta os resultados alcançados por uma Rede de pesquisadores de quatro universidades públicas, duas na Argentina, uma no Brasil e outra no Paraguai, cujo principal objetivo foi mapear e comparar a situação atual da pós-graduação nos três países. O trabalho colaborativo realizado pela Rede foi traduzido em uma matriz comparativa cujas dimensões foram definidas coletivamente durante o desenvolvimento da pesquisa: gênese e desenvolvimento, quadro regulatório, oferta, avaliação e credenciamento, financiamento e internacionalização de programas de pós-graduação. O estudo comparativo permitiu notar tendências comuns e algumas desigualdades que resultam das diferenças nas origens, culturas e tradições universitárias em cada país e as formas como o regulamento foi processado pelos atores locais.Item Eu e o outro: a Unesco e a educação comparada(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Gomes, Candido Alberto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA educação comparada se defronta com o desafio da relação eu-outro, por buscar conhecer outras realidades. A relação tornou-se mais urgente à medida que o mundo se torna interdependente. Após a Grande Guerra o multilateralismo se fortaleceu com a Liga das Nações e organizações educacionais. Ainda durante a Segunda Guerra Mundial, os governos britânico e no exílio hauriram das experiências anteriores princípios para fundar a Unesco, tendo como núcleo o direito humano à educação. Tomando o caminho da atuação global, inclusive no campo do desenvolvimento, a Organização contribuiu grandemente para tecer redes globais e estimular a educação comparada e internacional, por meio sobretudo do Bureau Internacional de Educação. Nesta trajetória, a disciplina enfrenta novos problemas e tendências teóricas e metodológicas, como o quantitativismo e a pressão da competitividade interpaíses. Em meio às contradições e incertezas, a Unesco, há mais de 70 anos, vem situando a diversidade na centralidade dos desafios e organizando espaços para o diálogo entre os diferentes.Item The Gamification Octalysis Framework within the primary English teaching process : the quest for a transformative classroom(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Oliveira, Suzette; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoThe “Kwesukasukela” project, which focuses on African oral tradition storytelling intermingled with the Ubuntu philosophy (Varty, 2013), has as its main aim to stimulate collaboration, communication, critical thinking and creativity, within primary school settings. In fact, through an experiential communicative approach (Fernández-Corbacho, 2014), South African storytelling can become a gamified experience and integrated into English classroom practices as a means of transformation and stimulation of social cohesion and sustainable development (Battiste, 2005).The aim of this study is to reflect upon Chou’s (2016) Octalysis framework and how it can effectively be applied in Primary English Teaching contexts. The implementation of gamification designs and practices within this type of framework allowed us to understand how we can implement effective approaches towards a transformative classroom. An ethnographic methodological approach, with triangulation of data collection tools (questionnaires, self-assessment worksheets and project work), was resorted. Gamified practices, which deal with South African cultural and linguistic varieties (Nomlomo & Zilungile, 2016) and 21st Century Learning skills, were analized (Cruz & Orange, 2016).The project’s main results show that the gamification approach can foster the development of transformative skills. O projeto “Kwesukasukela”, que se centra na narrativa africana de tradição oral, ligada à filosofia do Ubuntu (Varty, 2013), tem como principal objetivo estimular a colaboração, comunicação, pensamento crítico e criatividade, dentro das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico. De facto, através de uma abordagem comunicativa experiencial (Fernández-Corbacho, 2014), a narrativa sul-africana pode tornar-se uma experiência gamificada e integrada nas práticas de sala de aula como meio de transformação e promoção da coesão social e o desenvolvimento sustentável (Battiste, 2005). O objetivo deste estudo é refletir sobre o modelo da Octalysis de Chou (2016) e como este pode ser efetivamente implementado em contextos de ensino de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico. A implementação de projetos e práticas de gamificação no âmbito deste modelo permitiu-nos compreender como podemos implementar abordagens eficazes no que concerne a criação de uma sala de aula transformadora. Utilizámos uma abordagem metodológica etnográfica, com triangulação de instrumentos de recolha de dados (questionários, fichas de auto-avaliação e trabalhos de projeto). Analisámos práticas gamificadas que lidam com as variedades culturais e linguísticas sul-africanas (Nomlomo & Zilungile, 2016) e com as competências de aprendizagem do século XXI (Cruz & Orange, 2016). Os principais resultados do projeto mostram que a abordagem de gamificação pode fomentar o desenvolvimento de competências transformadoras.Item How to analyze the potential of digital games for human rights education(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Gabriel, Sonja; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoOs jogos sérios que abordam tópicos relacionados com a educação em direitos humanos têm-se tornado cada vez mais disponíveis desde o lançamento do Escape from Woomera em 2003, um jogo que conscientiza a situação dos refugiados. A maioria dos jogos sérios no campo dos direitos humanos concentra-se em tópicos relacionados com refugiados e pobreza, a fim de aumentar a conscientização e evocar empatia pelos grupos representados. O estudo apresenta a Estrutura do Serious Games Design Assessment (SGDA) como uma ferramenta para avaliar se um determinado jogo pode ser usado para atingir o objetivo que o designer pretendia ao criar o jogo. Usando o jogo Bury Me, My Love, que mostra a jornada de uma mulher síria que deseja fugir para a Europa, a abordagem é explicada em detalhes. A conclusão da análise do jogo mostra que Bury Me, My Love pode ser considerado como um exemplo bem sucedido de um jogo sério que introduz e envolve o jogador no que significa deixar o seu país de origem, pois todos os elementos de design do jogo apoiam o objetivo.Item Researching international schools: challenges for comparative educational research(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Schippling, Anne; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNa área da investigação educacional comparativa, a análise das escolas internacionais a partir de uma perspetiva global é um desafio. Nas últimas décadas, o número de escolas internacionais tem vindo a aumentar a nível mundial, sobretudo nas regiões com uma economia forte. Apesar disso, o estado da investigação continua a ser modesto, de modo geral, especialmente no que diz respeito a estudos empiricamente consistentes, área onde se pode observar um défice de pesquisa. Para além disso, pode-se identificar uma escassez de instrumentos analíticos para pesquisar sobre as escolas internacionais, uma vez que esta área da educação, determinada por fenómenos transnacionais, transpõe as fronteiras dos estados-nação, que são o ponto de referência tradicional da investigação educacional comparativa. Nesta contribuição, serão apresentadas, em primeiro lugar, as tendências de desenvolvimento, tais como o surgimento da área das escolas internacionais, influenciada por organizações internacionais como a Unesco, assim como o seu crescimento e processos de diversificação. Em segundo lugar, centrar-nos-emos no estado, e respetivos défices, da investigação internacional sobre escolas internacionais. Na terceira parte, haverá uma reflexão sobre os desafios da investigação sobre escolas internacionais para a investigação educacional comparativa.Item The state of the art in comparative education and WCCES at a crossroads in the 21st Century(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Torres, Carlos Alberto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO foco deste trabalho situa-se nas potenciais contribuições e desafios emergentes da educação comparada. A globalização trouxe uma globalização heterogênea do mundo, tendo como maior expressão o capitalismo mundial, deixando espaço aberto para as divergências. Teoria e pesquisa de campo limitadas constituem obstáculo ao propósito da educação comparada como campo intelectual para a análise da globalização e da antiglobalização. O autor, baseado em sua carreira de teórico crítico e sua experiência como presidente do referido Conselho, desenha uma breve perspectiva histórica da educação comparada e internacional. Considerando esta última não como disciplina e, sim, uma área interdisciplinar, afirma que, neste período, aprendemos a trabalhar com três amplas orientações: científica, pragmática e uma dimensão internacional da educação, eminentemente global. Todavia, as melhores contribuições da educação comparada e internacional não floresceram no Conselho. Assim, o trabalho conclui com proposições para a continuidade da sua trajetória. As mais importantes são a adoção das posições da Conferência de Incheon, bem como assumir que nosso firme compromisso se mantém com projetos de igualdade e transformações.Item University rankings: between market regulation and the diffusion of organizational models : The Brazilian case(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Teodoro, António; Santos, Eduardo; Costa Junior, Reinaldo da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNeste artigo, apresentam-se dois dos mais conhecidos rankings de universidades produzidos a nível internacional, o Academic Ranking World Universities (ARWU) e o Times Higher Education World Universities Rankings (THE), e um de natureza nacional, o Ranking Universitário Folha (RUF), que tem como foco as universidades brasileiras. A hipótese defendida é a de que os rankings desempenham um duplo papel, o de regulação do mercado e o de difusão de modelos organizacionais. O artigo mostra a existência de diferenças entre as preocupações (e implicações) dos rankings internacionais (ARWU e THE) e do ranking nacional brasileiro (RUF), que apresenta, como principal foco, por um lado, orientar a procura de formação superior por parte das elites em direção aos cursos com maior empregabilidade, e, por outro, fornecer indicações que possam ser consideradas úteis para o mercado de trabalho no recrutamento dos profissionais melhor qualificados.